Saiba agora como consultar o IPVA do seu veículo!

Compartilhar

Uma grande dúvida que deve passar pela sua cabeça neste momento é: como consultar o IPVA do meu veículo? Ainda que estejamos na era da informação, é comum não saber como ter acesso a determinadas informações e, por isso, estamos aqui para ajudá-lo da melhor maneira.

O IPVA é um imposto obrigatório, pago anualmente. Após a sua quitação, você terá o direito de circular com o veículo por todo o território nacional. Ele é aplicado sobre os proprietários de motocicletas, carros, ônibus e caminhões em todo o Brasil. O valor varia, dependendo do estado, mas basicamente é calculado de acordo com o preço de mercado do veículo em questão.

Como consultar e pagar IPVA online?

Para quem está se perguntando como consultar o IPVA online, a solução é muito simples. Há como realizar a consulta utilizando o seu aparelho celular, desde que você esteja com dois documentos importantes em mãos: a identificação da sua placa e o número do Renavam.

Para saber qual o valor específico do pagamento, bem como de todas as alíquotas e descontos apresentados em pagamentos à vista, é possível usar duas plataformas diferentes: o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Mesmo que cada estado tenha a sua plataforma própria, o procedimento é o mesmo em todas elas. Basta seguir para uma tela específica onde o imposto é declarado e digitar os dados para que os valores sejam recebidos juntamente com as guias de pagamento. Assim, é preciso fazer o download.

É válido lembrar que cada estado  – e o Distrito Federal – possui um calendário específico para o pagamento do imposto, sendo necessário ficar atento para não acabar com o IPVA atrasado. O prazo é definido de acordo com o número final da placa do seu veículo, o que gera a necessidade do dobro de atenção na hora da consulta.

Como consultar IPVA pela placa

Para saber como ver o IPVA do carro pela placa é muito simples. Independentemente de usar um computador ou celular, você poderá acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento e, assim que a página carregar, poderá utilizar o número do Renavam, bem como a placa do veículo para realizar a consulta.

Cada estado disponibiliza um desconto diferente para os veículos, permitindo que os condutores usufruam de vantagens ao quitar o imposto de uma única vez. Além disso, também é necessário ficar de olho nas datas de pagamento de acordo com os últimos números da placa para não se atrasar.

Em algumas regiões do país, os proprietários de carros zero quilômetro também podem usufruir de descontos exclusivos no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal. Além disso, também há como fazer um parcelamento de até cinco vezes sem qualquer tipo de desconto.

Ainda assim, é de extrema importância conferir todas as condições do seu estado para que não haja qualquer complicação em relação à data original do pagamento. Afinal, um IPVA atrasado pode gerar muitas dores de cabeça e, consequentemente, o acúmulo de dívidas.

Licenciamento do veículo

Se você está pensando “como consultar o IPVA do meu veículo”, mas também se preocupa com o licenciamento, saiba que alguns estados do país oferecem ao contribuinte a opção de pagamento antecipado. Essa quitação da taxa não tem qualquer relação com o número final da sua placa.

Para que isso seja possível, você vai precisar quitar todos os débitos que ainda estão pendentes no seu veículo, principalmente o IPVA. Multas de trânsito também poderão te impedir de realizar um pagamento antecipado do licenciamento.

Como ver o valor do IPVA

Assim como é possível consultar IPVA atrasado pelo Renavam, você também poderá descobrir qual o valor do imposto por meio da internet. Atualmente, os proprietários dos veículos registrados poderão encontrar essa informação em toda a rede bancária, seja por autoatendimento, internet banking ou, até mesmo, aplicativos.

No entanto, para quem ainda não teve essa opção, também há como realizar a consulta do imposto diretamente no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Para conseguir a informação, basta inserir o número do Renavam, bem como da placa do veículo. Se necessário, imprima a guia com os valores.

O IPVA de 2022 vai contar com um pacote diferente de descontos dependendo do estado brasileiro. Essa diminuição no valor está diretamente relacionada às constantes altas no valor do imposto ao longo do ano de 2021 graças às alterações de preços dos veículos novos e, também, dos usados.

Para quem está buscando “como consultar o IPVA do meu veículo”, é preciso ficar de olho no calendário do vencimento de acordo com o final da placa dele. O pagamento do imposto deve ser realizado por meio de uma rede bancária autorizada ou por casas lotéricas, com o cartão de crédito ou em dinheiro.

Passo a passo para consultar o IPVA

O passo a passo para realizar a consulta do IPVA é muito simples e, por isso, vamos dividi-lo em duas etapas. A primeira delas é o local onde será possível conferir as informações, e a segunda será sobre os dados necessários. Confira, logo abaixo, o que fazer.

Onde realizar a consulta

O IPVA pode ser consultado, com muita facilidade, por meio do site do Detran do seu estado ou, se preferir, pelo portal da Secretaria da Fazenda. Na aba de serviços, basta clicar em “IPVA” ou “débitos vinculados ao IPVA”. Depois disso, inclua suas informações de placa de veículo e Renavam.

Por esses caminhos digitais, você poderá conferir qual é o valor atribuído para o seu imposto e, consequentemente, imprimir a guia de pagamento para a quitação do mesmo.

Dados necessários

Após aprender um pouco mais neste artigo sobre “como consultar o IPVA do meu veículo”, é válido, também, saber quais são os dados necessários para a consulta. De uma maneira geral, o número da placa do veículo e o seu respectivo Renavam já são o suficiente. Esse segundo número está registrado em seu CRLV.

Gostou deste conteúdo? Então continue no blog da Sodré para obter mais informações!

Créditos imagem de capa: iStock.com/Rmcarvalho

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.