Como comprar em leilão: Estratégias para fazer negócios inteligentes

Compartilhar

Participar de leilões pode ser uma oportunidade ideal para comprar um bem com preços baixos em comparação ao mercado. No entanto, é preciso entender como comprar em leilões para fazer um negócio seguro e sem prejuízos ao arrematante. 

A Sodré Santoro preparou este guia com as melhores dicas para ajudar você a ter experiência de compra em leilões e encontrar um bem conforme as suas expectativas. Saiba mais agora e tire as suas dúvidas!

O que é preciso para comprar em leilões?

Os leilões se tornaram atividades bastante procuradas no país, já que oferecem diversos produtos com preços atrativos. No entanto, participar de um leilão pede atenção, cuidados e planejamentos para o cliente não ter problemas com os arremates.

Um dos principais pontos para quem quer saber como comprar em leilão é ter capacidade financeira para assumir o compromisso da compra. No entanto, existem outros fatores que devem ser considerados, como: 

  • leia atentamente o edital;
  • confira as informações descritas sobre os lances;
  • em caso de dúvidas, entre em contato com o leiloeiro;
  • faça uma pesquisa de mercado para comparar os bens oferecidos no leilão;
  • tenha em mãos os seus documentos pessoais atualizados.

Principais passos para o processo de compra em um leilão

O processo de compra tem etapas para o cliente entender como não errar na escolha do bem e evitar problemas no futuro com a sua aquisição. 

A seguir, listamos as melhores informações para você saber como funciona um leilão e descobrir algumas estratégias de compra em leilões. 

Pesquisa e preparação

A pesquisa não deve ser desconsiderada, já que existem informações que permitem comparar alguns produtos no mercado. O cliente pode analisar as opções e escolher a melhor alternativa para comprar o seu bem. 

No entanto, existem algumas diferenças sobre alguns bens, como:

  • Imóveis: observe se o imóvel está em boas condições, a sua localização e o valor de mercado. Se possível, solicite uma avaliação;
  • Automóveis: compare os preços na tabela FIPE, valor do IPVA e do seguro.

Feitas as comparações, verifique se valerá a pena participar do leilão, conforme as condições previstas no edital. 

Registro e inscrição

Existem muitos leiloeiros no Brasil que são referência comercial nesse tipo de negócio. A Sodré Santoro atua há muitos anos no mercado de venda pública e se tornou uma das empresas mais conceituadas na sua proposta comercial. 

No entanto, existem muitas situações que causaram prejuízos incontáveis às vítimas que caíram no golpe dos falsos leiloeiros. Verifique se a empresa é registrada na junta comercial e pesquise a reputação do negócio. 

Faça a sua inscrição no leilão somente após verificar o nível de confiança do leiloeiro no mercado, e não deixe de ler as informações descritas no edital público. 

Participação no leilão

Após checar a reputação comercial do leiloeiro no mercado, faça a sua inscrição para participar dos leilões. O cadastro pode ser feito pela internet.

Antes de fazer a sua inscrição, você deverá atender a alguns requisitos, como:

  • ser maior de 18 anos;
  • apresentar os seguintes documentos: RG ou CNH, e comprovante de residência;
  • empresas: informar CNPJ e contrato social atualizado;
  • não ter restrições cadastrais;
  • possuir capacidade financeira para realizar os pagamentos;

Acompanhamento e lances

Durante o leilão, você acompanhará os lances oferecidos pelos clientes e poderá fazer a sua proposta conforme as suas condições financeiras. Os valores serão disputados a partir do lance mínimo, o que não garante que o bem será vendido por esse preço. 

No entanto, mantenha os seus lances até atingir o limite máximo do que você pode pagar. Uma vez que você der o lance final, lembre-se que não será possível desistir do arremate. 

Arremate e finalização da compra

O leilão será finalizado após o último lance oferecido. Feito isso, o leiloeiro encerrá o pregão, concluirá a venda do bem e o vencedor iniciará as seguintes etapas:

  • pagar o arremate em até dois dias após o leilão, conforme as regras de pagamento dos leilões;
  • apresentar a nota fiscal de venda para fazer a transferência de titularidade do bem, para o caso de imóveis ou veículos;
  • fazer o pagamento de taxas referentes à nova titularidade sobre o item.

Descubra o que saber antes de comprar em leilão.

Participe do leilão da Sodré Santoro

Agora que você entendeu como comprar em leilão, já sabe que pode contar com a Sodré Santoro para arrematar o seu bem de forma segura, transparente e sem complicações. 

Temos uma equipe altamente qualificada em nosso atendimento para você não ter dúvidas sobre os lotes oferecidos e na hora de dar os seus lances. Entre em contato com a Sodré Santoro, converse com os nossos especialistas e fique por dentro dos diversos tipos de leilões que realizamos. Adquira o seu bem com preços mais baixos e com as melhores oportunidades do mercado!

Créditos imagem de capa: iStock.com/Natali_Mis

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.