Lâmpada LED para motos: dicas para iluminação na direção

Muito embora já esteja bem presente em motos de maior luxo, o sistema de iluminação por meio de LED, também conhecido como “diodos emissores de luz”, acaba por chegar em modelos mais acessíveis, trazendo maior conforto para a visão do piloto. Além de uma lanterna de LED para motos, alguns modelos passaram a introduzi-lo no farol dianteiro.

Este tipo de sistema dura bem mais, principalmente porque a tecnologia utiliza chips com materiais semicondutores sólidos. Sendo assim, é quase impossível que sofra com rupturas, que geralmente são causadas pelas trepidações ocasionadas pelas estradas de baixa nivelação.

LED para motos de qualidade

São muitos os modelos conhecidos de lâmpadas LED que podem ter preços acessíveis. O ideal é que marcas reconhecidas, como a Philips, por exemplo, sejam escolhidas. Mesmo que estejam um pouco acima da média de preço do mercado, entregam uma alta tecnologia, que evita o superaquecimento e, consequentemente, a perda de componentes importantes da moto.

Outro fator de extrema importância em lâmpadas de maior sofisticação é a sua tecnologia de projeção de luzes em pontos estratégicos. Isso facilita muito para quem gosta de pegar a estrada com frequência. Uma melhor visualização da pista, principalmente em áreas como a linha de corte, será o suficiente para uma boa condução.

É sempre importante verificar se o item possui maior resistência à água ou poeira, além de ficar atento aos pontos de vibração, para não acabar quebrando o item. Além disso, o respeito à linha de corte está determinada por normas internacionais e pela Resolução 227 do Contran, devendo ser respeitada na instalação do LED.

Vantagens de LED para motos

Por ser uma tecnologia bem mais moderna, é válido ressaltar que a lâmpada de LED irá apresentar vantagens um pouco maiores do que os modelos tradicionais. 

Dentre as vantagens de instalar o LED estão:

 

  • economia: as lâmpadas de LED não demandam tanta energia. De um modo geral, os modelos análogos, com bulbo e filamento, entregam um consumo ainda maior se colocados lado a lado com esse tipo de iluminação mais moderna;
  • manutenção: quando você escolhe instalar uma lâmpada de LED na sua moto, não precisará se preocupar tanto com a manutenção. Por não possuir partes móveis, ela se torna ainda mais durável, oferecendo um diferencial bastante positivo para quem costuma colocar o pé na estrada com frequência;
  • instalação: a instalação é extremamente simples, principalmente se for deixada nas mãos de profissionais que realmente entendem dessa troca de peças. O LED irá ajudar a aumentar a agilidade dos serviços, principalmente quando você precisar fazer uma boa revisão no veículo;
  • segurança: mesmo que tenha sido apresentado como último item, é válido lembrar que a segurança consegue ser reforçada graças às lâmpadas de LED. Sendo assim, o condutor da motocicleta terá maior visibilidade nas pistas.

 

Instalação da lâmpada

O ideal é que você consulte um profissional especializado no assunto. Assim, aos poucos, será possível ter uma moto do jeito que você sempre sonhou. Além disso, também é válido respeitar totalmente o manual do seu veículo, para que nenhuma funcionalidade seja atingida.

Gostou do conteúdo? A Sodré Santoro é a maior organização de leilões da América Latina. Apesar de ser mais popular e conhecido, o leilão de carros não é o único que pode te ajudar na hora de adquirir bens com valores abaixo dos de mercado. Confira, também, o leilão de leilão de moto. No leilão online você pode participar de vendas públicas, seguras e realizadas por quem entende do assunto há mais de 40 anos. Conte com a Sodré Santoro na hora de comprar em leilão.