O que é um leilão?

O leilão é uma prática considerada antiga. No entanto, é uma modalidade de compra e venda de objetos que possui milhares de adeptos e proporciona diversas vantagens, quando comparada às outras modalidade de negócio no mercado.

Mas, antes, é importante entender o que é um leilão e como se dar bem nos lances. 

Em primeiro lugar, o leilão é uma venda pública, aberta para qualquer pessoa que tiver interesse em participar da negociação. É possível leiloar coisas diversas — desde carros e imóveis até móveis de decoração e eletrodomésticos. 

Normalmente, os produtos são encaminhados pelo vendedor para que o leiloeiro realize a venda de maneira apropriada. Podem ser leiloados tanto bens únicos, como um carro, quanto lotes com diversos itens, como um conjunto de móveis de escritório, por exemplo. Em resumo, o leilão é uma maneira de realizar uma venda pública que permite a participação de um grande número de interessados no negócio.

Como é realizado um leilão?

Antes de tudo, o leilão funciona da seguinte maneira: é estipulado um valor mínimo para o item ou o conjunto de itens que está sendo submetido a leilão. Vence o leilão o comprador que der o lance mais alto acima do valor previamente estipulado.

Existem duas formas de participar de um leilão: presencialmente ou online. Se você optar pelo leilão online, por exemplo, a dinâmica é simples. O sistema em questão mostrará os lotes que estão sendo leiloados junto com os lances de outros interessados. É essencial ficar atento às mudanças nas negociações, visto que há sempre uma contagem regressiva para o fim do leilão. No caso de negociações online, também é necessário realizar um cadastro no site do leiloeiro com antecedência. Assim, você poderá participar do auditório virtual na hora de dar os lances.

Tanto em leilões presenciais, quanto online, é possível acompanhar o andamento dos lances dos seus oponentes, e, caso o seu seja o maior, você terá conseguido arrematar o item desejado!

Vantagens do leilão

Uma vez que o seu lance é o vencedor, será necessário passar por alguns processos, antes que o negócio seja concretizado. Por exemplo, o lance realizado deve ser igual ou superior ao lance mínimo desejado pelo vendedor. Nem sempre o lance mínimo é conhecido antes da abertura da audiência de leilão, por isso, é sempre bom avaliar os seus parâmetros de negócio para ter firmeza quanto à decisão do seu lance mínimo. 

Os itens que estão sendo leiloados podem ter diversas origens: empresas, concessionárias de carros, seguradoras, bancos e muitos outros. 

Logo, é possível encontrar uma variedade infinita de possibilidades. No caso de móveis, por exemplo, existem escritórios que estão se desfazendo de todos os itens e disponibilizam para leilão, podendo ser a chance perfeita para adquirir um lote inteiro de itens para iniciar uma empresa. 

Em caso de veículos, eles podem ser provenientes das seguradoras que detêm a propriedade de bens e, para não ficar em prejuízo, optam vender os veículos em leilão. Neste segmento, é possível encontrar uma grande variedade de veículos em muitas condições diferentes.

As vantagens do leilão estão diretamente atreladas às características e condições do item em que você está interessado. 

Ou seja, antes de fechar o negócio, é importante verificar com antecedência como estão os móveis, imóveis ou o veículo de seu interesse. Além disso, checar o edital e as condições de pagamento também é essencial antes de fechar um negócio.

Agora que você já sabe como funciona um leilão, conte com a expertise da Sodré Santoro para dar bons lances!