CRLV digital: como baixar e imprimir?

Com o avanço da tecnologia e a constante utilização da internet para obter recursos essenciais, o CRLV digital (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) já está disponível. Todos os proprietários de veículos poderão baixar e imprimir o seu certificado apenas acessando o site e garantindo uma cópia do seu documento, que permite dirigir pelas ruas.

Então, se você já sabe o que é CRLV, confira os passos necessários para obter a sua documentação sem estresse e de maneira extremamente rápida. É preciso ter um dispositivo conectado à internet, uma impressora e as informações passadas abaixo.

Como funciona o CRLV digital?

Antes de saber a maneira correta de baixar e imprimir o seu CRLV digital, é necessário ter em mente como ele funciona. Esta versão nada mais é do que a opção digital do seu documento de licenciamento veicular. Após o início da pandemia de Covid-19, o documento passou a ser aceito, haja vista que muitas pessoas não conseguiram realizar atendimento presencial.

É válido lembrar que nem todos os estados estão aptos a utilizar o documento. Sendo assim, antes de mais nada, consulte o seu para ter a certeza de que poderá imprimir o documento e fazer com que ele valha.

Como baixar o CRLV digital?

Antes de baixar no celular uma versão mais atualizada do CRLV digital, é necessário que a regularização da situação já tenha sido feita por meio do Detran. Para que isso seja possível, pague a taxa de emissão do documento, bem como os débitos do veículo que ainda não foram quitados adequadamente.

Depois de todo esse processo, basta acessar o site do Detran referente ao seu estado para saber qual veículo foi registrado e seguir todas as orientações. Em cada região, a forma de realizar esse serviço, o pagamento de taxas e os documentos solicitados podem acabar variando. Sendo assim, esteja sempre atento.

Baixar documento no celular

Para ter o CRLV digital no seu celular, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e siga os passos abaixo.

  • Clique em “entrar” e faça o seu cadastro.
  • Clique em “veículos”.
  • Selecione “toque aqui” para adicionar um CRLV.
  • Acrescente o número do Renavam e o código de segurança da sua carteira.

Para quem teve dificuldades em encontrar o código, basta procurar pelo número com 11 dígitos, no canto superior direito do documento.

Como imprimir o CRLV?

Para que o seu CRLV digital possa ser impresso, é necessário acessar o portal do Detran do seu estado, o aplicativo CDT, já mencionado anteriormente, ou o Portal de Serviços do Denatran – fica à sua escolha. Depois disso, siga o passo a passo indicado para a realização da impressão do documento.

É válido ressaltar que pessoas jurídicas não têm autorização para baixar ou imprimir o CRLV-e, por meio do aplicativo CDT. Em casos assim, é necessário utilizar o portal do Denatran como principal forma de impressão da documentação.

Lembre-se de que o CRLV é um documento de porte obrigatório; então, sempre que for dirigir, ele precisa estar ao seu lado. O CRLV digital é uma maneira de facilitar a vida dos motoristas que estão enfrentando a crise do coronavírus.