O que é CRV? Onde fica? Como é? Tire todas as suas dúvidas

Até mesmo entre motoristas de longa experiência, é comum encontrar algumas dúvidas a respeito das partes mais burocráticas de ter um carro. Muitas pessoas não sabem o que é CRV ou onde encontrar essa informação no documento do veículo, por exemplo.

Para esclarecer o que é CRV, é importante destrinchar a sigla: “Certificado de Registro de Veículo”. A partir deste nome, fica mais simples entender qual é a sua função e a importância deste documento.

O CRV é emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e é essencial para comprovar a propriedade de um veículo. Ou seja, ao tentar provar que determinado carro pertence a você, é importante ter o Certificado de Registro de Veículo.

Esse registro pode servir, tanto a pessoas físicas, quanto jurídicas, contendo diversos aspectos do carro em suas cédulas, como a marca e o modelo. Nele, também constam informações como o local de registro, a placa, o código do Renavam (saiba aqui o que é Renavam), o número do chassi, entre muitos outros dados importantes.

O que é CRV: entenda a importância

É no Certificado de Registro de Veículo que estão informações do proprietário do automóvel, como nome, endereço e assinatura. No CRV, também está a identificação do último proprietário, o que pode ser essencial para quem deseja comprar esse veículo, por exemplo.

Com isso, o Certificado de Registro de Veículo é considerado o “documento de identidade” do carro, trazendo todo o seu histórico e indicando suas condições atuais. Esse documento é feito em papel especial, tendo validade em todo o país e evitando fraudes, ao mesmo tempo em que protege os futuros novos proprietários do veículo.

Certificado de Registro de Veículo: o que é importante para adquirir um veículo

No momento de comprar um novo veículo, é necessária a solicitação de documentos para a transferência de veículo. Com a atualização dos dados, o nome do novo proprietário passará a constar no CRV do carro, sendo uma importante garantia para os envolvidos no negócio de compra e venda. Principalmente, para o caso de infrações de trânsito, o novo registro é uma proteção essencial, tanto para o novo proprietário, como para o antigo dono do veículo.

Onde fica o número do CRV

É muito fácil encontrar o número do Certificado de Registro de Veículo no documento do seu automóvel. Essa numeração está localizada no canto superior direito do documento, devendo ser utilizada para as questões burocráticas do veículo.

O número de Renavam também pode ser encontrado neste documento, ficando logo abaixo do CRV, bem ao centro do documento.

O que é o Certificado de Registro de Veículo e muito mais

É muito importante que você busque as informações corretas para solicitar a documentação de um novo veículo ou para regularizar a situação de um automóvel. Ao adquirir um carro em leilão, por exemplo, será necessário atualizar o CRV, para que o veículo possa ser identificado como uma posse do novo dono.

Entender o que é CRV e qual é a sua importância para a aquisição de um carro usado, seminovo ou novo é essencial para trazer mais segurança ao proprietário.

Função do Certificado de Registro de Veículo

O Certificado de Registro de Veículo tem como principal função exercer o papel de uma nota fiscal, para que a venda do veículo possa ser devidamente emitida pelo fabricante ou por um revendedor. A regra vale para qualquer tipo de automóvel, sejam motos ou caminhões.

É por meio do CRV que podemos promover a regulamentação completa de um veículo, sem precisar nos preocupar com qualquer empecilho no percurso. Na parte traseira do documento, será preciso preencher os dados devidamente atualizados, tanto do vendedor, quanto do comprador.

O registro das assinaturas no cartório também é essencial para que a venda ou compra seja efetuada de forma legal. Além disso, o proprietário do novo veículo tem, no máximo, 30 dias para emitir um novo Certificado de Registro de Veículo em seu próprio nome. Caso isso não ocorra, ele ficará com um bloqueio ativo.

Por que guardar o CRV?

Assim como já foi mencionado anteriormente, o CRV é extremamente importante para que a compra ou venda de um veículo seja efetuada. Sendo assim, para que não haja nenhum imprevisto ao longo dos procedimentos, o ideal é guardar a documentação de forma adequada e segura.

Alguns dos principais cuidados que você deve ter com o Certificado de Registro de Veículo são os seguintes.

  • Evitar rasgar ou danificar o papel.
  • Ter uma cópia digitalizada, o que pode facilitar em caso de necessidade de segunda via.
  • Evitar levá-lo consigo para não acabar perdendo.
  • Deixar guardado em casa, em um local que você saiba ser seguro e que não possa ser esquecido em uma ocasião de necessidade.

É importante lembrar que o condutor não precisa carregar o Certificado de Registro de Veículo consigo o tempo todo, pois seu porte não é obrigatório. É necessário ter em mente que a única documentação necessária a todo o momento envolve a sua CNH e também o CRLV, que corresponde ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

Como emitir a segunda via do Certificado de Registro de Veículo?

É comum que algumas pessoas, mesmo com todos os cuidados, acabem perdendo ou danificando o seu documento CRV. Por ele ser extremamente importante na hora da venda ou troca do automóvel, é possível fazer a emissão da segunda via, possibilitando as ações de maneira fácil e rápida.

Caso você precise solicitar a segunda via do seu Certificado de Registro de Veículo, siga as orientações abaixo.

  • Leve consigo o documento de identificação pessoal.
  • Não se esqueça de levar o CPF original e uma cópia simples.
  • Leve comprovante de endereço e uma cópia simples, caso tenha mudado o endereço anteriormente cadastrado, por meio do Detran SP.
  • Leve o laudo de vistoria de identificação veicular original.
  • Não se esqueça de apresentar o comprovante de pagamento de débitos original e uma cópia simples.

Com todos os documentos em mãos, você poderá realizar o pagamento da segunda via do Certificado de Registro de Veículo antes de se encaminhar ao Detran.