O que é CRV? Onde fica? Como é? Tire todas as suas dúvidas

Até mesmo entre motoristas de longa experiência, é comum encontrar algumas dúvidas a respeito das partes mais burocráticas de ter um carro. Muitas pessoas não sabem o que é CRV ou onde encontrar essa informação no documento do veículo, por exemplo.

Para esclarecer o que é CRV, é importante destrinchar a sigla: “Certificado de Registro de Veículo”. A partir deste nome, fica mais simples entender qual é a sua função e a importância deste documento.

O CRV é emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e é essencial para comprovar a propriedade de um veículo. Ou seja, ao tentar provar que determinado carro pertence a você, é importante ter o Certificado de Registro de Veículo.

Esse registro pode servir, tanto a pessoas físicas, quanto jurídicas, contendo diversos aspectos do carro em suas cédulas, como a marca e o modelo. Nele, também constam informações como o local de registro, a placa, o código do Renavam (saiba aqui o que é Renavam), o número do chassi, entre muitos outros dados importantes.

O que é CRV: entenda a importância

É no certificado de registro de veículo que estão informações do proprietário do automóvel, como nome, endereço e assinatura. No CRV, também está a identificação do último proprietário, o que pode ser essencial para quem deseja comprar esse veículo, por exemplo.

Com isso, o CRV é considerado o “documento de identidade” do carro, trazendo todo o seu histórico e indicando suas condições atuais. Esse documento é feito em papel especial, tendo validade em todo o país e evitando fraudes, ao mesmo tempo em que protege os futuros novos proprietários do veículo.

CRV: o que é importante para adquirir um veículo

No momento de comprar um novo veículo, é necessária a solicitação de documentos para a transferência de veículo. Com a atualização dos dados, o nome do novo proprietário passará a constar no CRV do carro, sendo uma importante garantia para os envolvidos no negócio de compra e venda. Principalmente, para o caso de infrações de trânsito, o novo registro é uma proteção essencial, tanto para o novo proprietário como para o antigo dono do veículo.

Onde fica o número do CRV

É muito fácil encontrar o número do CRV no documento do seu veículo. Essa numeração está localizada no canto superior direito do documento, devendo ser utilizada para as questões burocráticas do veículo.

O número de Renavam também pode ser encontrado neste documento, ficando logo abaixo do CRV, bem ao centro do documento.

O que é o CRV do veículo e muito mais

É muito importante que você busque as informações corretas para solicitar a documentação de um novo veículo ou para regularizar a situação de um automóvel. Ao adquirir um carro em leilão, por exemplo, será necessário atualizar o CRV, para que o veículo possa ser identificado como uma posse do novo dono.

Entender o que é CRV e qual é a sua importância para a aquisição de um carro usado, seminovo ou novo é essencial para trazer mais segurança ao proprietário.