Aprenda a consultar documento de carro online

Consultar documento de carro online é possível e garante ainda mais praticidade aos motoristas. Afinal, com tantos documentos e números para se lembrar, vale a pena poder recorrer a esta funcionalidade sempre que você precisar.

Veja aqui como consultar o documento do seu carro de forma online, rápida e segura!

Consultar documento de carro pela placa

Fazer a consulta da situação de um veículo é algo essencial. Se você pretende comprar algum veículo usado, por exemplo, é possível utilizar a placa para conseguir mais informações, como a existência de débitos e a situação do automóvel.

Se consultar essas informações antes de fechar negócio, poderá reduzir as chances de problemas e dor de cabeça no momento de fazer a transferência do veículo ou o licenciamento, por exemplo.

Existem sites que oferecem a possibilidade de consultar o documento e a situação do veículo através da placa. No entanto, esses serviços costumam ser pagos. Por meio dessas empresas, o motorista encontra diversas informações do carro apenas utilizando a placa.

Há também a possibilidade de fazer essa consulta pelo site do Detran da região em que o veículo está registrado. Porém, além de incluir a placa, também é necessário informar o Renavam. Essa é uma obrigatoriedade que traz mais segurança para os proprietários, além de evitar fraudes nos sites de órgãos públicos.

Ao comprar um carro em leilão, por exemplo, várias informações do veículo já são disponibilizadas no edital. A consulta seria uma maneira de checar o histórico do automóvel.

Como consultar débitos do veículo?

De forma prática e segura, os motoristas também podem consultar os débitos do veículo online. Se uma multa não foi paga ou se o IPVA está atrasado, tudo isso é facilmente encontrado nos sites dos órgãos públicos – podendo, inclusive, já gerar um boleto para regularizar os pagamentos e evitar penalidades.

No site do Detran da região em que o veículo está registrado, entre na opção “serviços online”. Será necessário incluir o CPF, para pessoas físicas, ou o CNPJ, para pessoas jurídicas. O sistema também pede uma senha – se não possuir, ela pode ser feita na hora.

Assim que conseguir se logar no sistema, escolha a opção “veículos” e procure por “débitos e restrições de veículos”. Através das informações do proprietário, haverá uma relação de carros que estão registrados sob o mesmo documento. Para encontrar o veículo que você procura, insira a placa ou o código do Renavam.

Como puxar débitos pela placa?

Utilizando os documentos do proprietário do carro, é muito simples encontrar os débitos e demais informações no site do Detran. Em alguns casos, no mesmo momento em que a consulta é realizada, já se pode emitir um boleto para a regularização das pendências, evitando as penalidades e desbloqueando o licenciamento.

No site do Detran, o motorista pode usar tanto a placa, quanto o número do Renavam, para consultar os débitos do veículo.

Aplicativo para consultar documento de veículo

É possível também consultar os documentos do carro por aplicativo. Assim como acontece na versão online de computadores, as informações estão no app do Detran de cada região.

Tenha mais segurança para acessar esses dados sempre que desejar: deixe o aplicativo baixado em seu celular ou outro aparelho eletrônico. Com ele, é simples e rápido acessar documentos importantes de onde estiver.

Para baixar o aplicativo do Detran, basta ir até a loja de apps do seu sistema operacional. Não deixe de conferir a veracidade do aplicativo, evitando que pessoas mal-intencionadas tenham acesso aos seus dados.

Como puxar o Renavam?

O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) foi criado para que todos os veículos do país tivessem um registro, aumentando a segurança e o controle sobre a frota brasileira. Esse registro é feito pelo Detran de cada estado, mas essas informações também são centralizadas pela unidade federal, o Denatran.

Também é possível fazer a consulta do Renavam pela internet, sem precisar sair de casa. Para isso, o usuário precisa entrar no site do Detran de seu estado e inserir a informação da placa. O acesso também exige que o usuário escreva os caracteres de uma imagem aleatória, evitando possíveis fraudes. Depois disso, basta clicar em “consultar” para acessar as informações.

Como consultar licenciamento pela placa?

O licenciamento é uma obrigatoriedade anual dos proprietários de veículos. Para realizar o licenciamento, é importante que não haja débitos abertos, como multas ou não pagamento do IPVA. Se houver alguma pendência desse tipo, o licenciamento é bloqueado e o carro não poderá circular, podendo ser apreendido e o motorista multado.

Para consultar o licenciamento, é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda, de acordo com o estado em que o veículo está registrado. Será solicitado o número da placa e o número do Renavam, assim como os caracteres de segurança (informados pelo próprio site), a fim de evitar fraudes no acesso.

Com isso, o usuário poderá tanto consultar o status do licenciamento, quanto ver outras possíveis pendências.