Veja o passo a passo de como pagar IPVA atrasado!

Quem possui um veículo automotor precisa realizar o pagamento do IPVA anualmente. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago no mês de janeiro, em conjunto com o recolhimento do seguro obrigatório. Mas você sabe como pagar IPVA atrasado?

O não cumprimento do prazo para pagamento poderá provocar penalidades após o período de licenciamento, que deve ser feito de acordo com a placa do veículo.

O pagamento com atraso incide uma multa de aproximadamente 0,33% ao dia no valor total, podendo chegar até a 20%. No entanto, esse valor pode ficar ainda maior, pois é regulado pela Selic.

Se você não conseguiu pagar o IPVA dentro do prazo e precisa de ajuda para quitar essa pendência, veja abaixo como pagar IPVA atrasado de uma forma simples e rápida.

Quais as vantagens de pagar o IPVA em dia?

Já passou pelo aperto de ficar com o IPVA em atraso? Pense nas vantagens de fazer o pagamento de forma correta. 

Por ser um imposto estadual, a forma de pagamento e possíveis vantagens são determinadas pelos Estados. 

Assim, o mais comum é que exista a possibilidade de pagar o imposto em janeiro com algum tipo de porcentagem de desconto. Ainda, fazer o parcelamento e pagar de forma “mais leve” o imposto anual.

É possível encontrar informações no Portal da Fazenda do seu Estado e saber, antecipadamente, qual a forma mais vantajosa para adimplir o IPVA e não passar aperto ou atrasar o licenciamento.

Já sabe como consultar o IPVA em atraso?

Para consultar o IPVA atrasado, é necessário acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda de seu estado e consultar as pendências relativas ao veículo. Será solicitada a numeração do Renavam e da placa do veículo – maneira de identificar a situação do automóvel.

Saiba como parcelar o seu IPVA atrasado!

O pagamento parcelado pode ser feito no cartão de crédito ou através de empresas credenciadas pelo Detran ou pela Secretaria da Fazenda em seu estado. Nesses casos, as empresas possuem autonomia para oferecer as condições de pagamentos e o cálculo dos juros.

Parcela atrasada de IPVA: como pagar

Para quem escolheu realizar o pagamento parcelado através das empresas credenciadas por um método diferente do cartão de crédito, como boletos, por exemplo, o não pagamento na data adequada poderá incorrer em juros ainda maiores, de acordo com as condições estabelecidas em contrato.

Já no parcelamento por cartão de crédito o atraso do pagamento da fatura traz a incidência dos juros praticados pelas operadoras do cartão.

Onde pagar o IPVA atrasado?

O pagamento pode ser feito através das empresas credenciadas ou diretamente em bancos ou casas lotéricas. Para isso, basta informar os dados do veículo – placa e Renavam –, podendo fazer o pagamento à vista ou parcelado.

Quer saber mais sobre o IPVA? Consulte as outras publicações do blog da Sodré Santoro para conhecer mais sobre o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores e descubra se um proprietário do veículo poderá ser multado ao andar com IPVA vencido, entre muitas outras informações importantes.