O que é CRLV? Entenda a diferença do CRV

Compartilhar

Os documentos de um carro são importantes para você manter o veículo legalizado e sem problemas quando fizer o licenciamento anual. Contudo, a documentação pode criar dúvidas aos motoristas sobre os significados, as siglas e as funções, entretanto, você sabe o que é CRLV?

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos é um documento emitido anualmente pelo Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN). Para tanto, o motorista é obrigado a portar o certificado quando dirigir. 

O CRLV autoriza o veículo a circular pelo país, registra as informações do automóvel e do motorista e, ainda, serve como um documento de identidade. Por isso, desenvolvemos este guia para explicar o que é o CRLV e a diferença com o Certificado de Registro do Veículo (CRV).

O que é o CRLV do veículo?

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos permite que um veículo seja reconhecido e circule em território nacional. Esse documento é emitido uma vez ano, porém, o motorista precisa pagar algumas taxas para renová-lo.

Para isso, o proprietário do automóvel precisa quitar alguns tributos estaduais ou municipais como:

  • IPVA;
  • Seguro DPVAT;
  • Multas ou infrações (se existir).

Se existir algum débito, não será possível emitir o CRLV do veículo e, com isso, o documento ficará bloqueado até a regularização das pendências. Além disso, o motorista fica impedido de fazer transações de compra e venda com o seu carro. 

O CRLV é emitido em formato digital, contudo, pode ser feito na versão impressa. O modelo eletrônico está disponível desde 2018 e começou a ser usado em automóveis com a placa do Mercosul no Distrito Federal. 

Entretanto, o motorista deve ter a versão impressa e pode pedir o modelo digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOS.

Confira como pagar o IPVA atrasado

A diferença entre o CRLV e CRV

Esses documentos são parecidos, porém, têm funções diferentes. Para tanto, o motorista precisa ter cuidado para não se confundir e entender o que cada sigla representa. Dessa forma, o condutor não terá dificuldade para fazer ou apresentar os certificados em processos de legalização do seu automóvel. 

Contudo, é importante manter os documentos em dia e, dessa forma, você não arrisca pagar multas ou perder pontos na carteira de motorista.

Onde localizar o CRLV?

O certificado pode ser consultado no site do Detran e, para isso, basta digitar o número da placa do automóvel e do Renavam, que se encontra na parte central do CRLV. Contudo, a numeração da licença está no canto superior à direita do documento.  

A Sodré Santoro realiza leilões de veículos

Qual a importância desse documento?

O CRLV deve ser atualizado todo ano e, além disso, o motorista deve guardar o documento no carro. Dessa forma, se o condutor for parado em uma blitz policial e não apresentar  o certificado, sofrerá algumas punições como:

  • Pagamento de multa na infração grave;
  • Perda de pontos na carteira de habilitação;
  • Apreensão do veículo.

Como fazer o pagamento das taxas do certificado?

O proprietário do veículo deve pagar qualquer débito com o seu carro e, assim, poderá atualizar o CRLV. Em seguida, fará o novo licenciamento no Detran e receberá o boleto em sua casa. 

A taxa de pagamento varia entre R$ 50 e R$ 100, conforme o estado de domicílio do motorista. A fatura pode ser paga em agências bancárias que tenham convênio com o Detran ou em postos autorizados como o Poupa Tempo. 

No entanto, o pagamento também pode ser feito em aplicativos de bancos ou pela opção online no site emissor do certificado. 

O que é o CRV?

O Certificado de Registro de Veículo reúne algumas características do automóvel como a cor, o modelo, o ano de fabricação e o tipo de combustível. Para tanto, deve ser entregue no ato do emplacamento do veículo e, além disso, traz outras informações importantes:

  • Dados do proprietário do carro como nome, CPF, CNPJ e endereço;
  • Renavam;
  • Numeração do chassi.

Contudo, o CRV era conhecido como DUT e deve ser atualizado a cada mudança no veículo como a venda ou alterações nas características.

Qual a finalidade do CRV?

Esse documento serve como um recibo de compra e venda e, também, será atualizado quando existir uma transação comercial com o automóvel. Além disso, o CRV informa sobre a regulamentação do veículo e, ainda, ajuda a combater as fraudes no mercado.

Como saber se um automóvel está legalizado?

Os motoristas brasileiros podem encontrar algumas dificuldades para entenderem a importância da legalização de um carro. Além disso, podem existir dúvidas sobre os documentos do veículo e, com isso, surgirem problemas burocráticos. 

Para tanto, se você tem dúvidas ou quer saber se o seu carro está em dia com as obrigações fiscais, procure o Detran de sua região. Dessa forma, descobrirá as pendências e terá tempo para resolver as questões. 

Entenda como é feita a transferência de um veículo

Como tirar a segunda via do CRLV e CRV?

Se você perder esses documentos por roubo, deve, inicialmente, fazer um registro de ocorrência em uma delegacia. Em seguida, procure um posto do Detran para solicitar a segunda via. 

Para tanto, será necessário apresentar alguns documentos como:

  • Documento de identidade com CPF (original e cópia);
  • Comprovante de endereço (xerox);
  • Laudo de vistoria do veículo;
  • Comprovante de pagamento de multas ou pendências (se existirem).

Agora, que você compreendeu o que significa CRLV, percebeu que esse documento é importante e deve ser apresentado para questões burocráticas com o Detran. A diferença dessa sigla para o CRV é pequena, mas, representa que um automóvel está autorizado a circular pelo país. 

Saiba mais sobre o CRV

Crédito imagem de capa: iStock.com/RafaPress

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.