Como consultar multas pela placa: passo a passo

As multas estão entre os grandes medos dos motoristas ao dirigir. Isso porque, em alguns casos, principalmente quando não se conhece muito bem a região em que está dirigindo, é comum cometer alguns equívocos. Por isso, até mesmo os motoristas mais precavidos podem se surpreender ao descobrirem que possuem uma multa em seu nome. Para isso, é possível consultar multas pela placa do veículo!

O não pagamento de multas pode trazer grandes prejuízos para o proprietário do veículo. Afinal, débitos pendentes podem bloquear o licenciamento anual do automóvel, impedindo que ele possa circular pelas ruas e estradas. 

Em alguns casos, a falta de pagamento de uma multa pode acontecer mesmo contra a vontade do motorista – a carta com a multa pode ter sido extraviada ou não há dinheiro disponível para o pagamento naquele momento. Há ainda os casos em que o motorista adquire um novo veículo, e, para fazer a transferência, será necessário quitar os débitos.

A consulta de multas pela placa permite que tudo isso possa ser evitado e resolvido, sem causar grandes incômodos. Descubra abaixo o passo a passo para consultar e pagar multas pendentes!

Como saber se o veículo tem multas da placa?

Para consultar multas pela placa, é necessário entrar no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado. Veja abaixo a lista com os Detrans de diferentes estados brasileiros.

Dentro do site do respectivo Detran, procure pela área equivalente a “Situação do veículo” ou “Consultar multas” ou ainda “Consultar pendências”. Pode ser que apareça também com outro nome, mas sempre no sentido de realizar uma conferência de débitos.

Como consultar a multa?

Para consultar a multa será necessário informar a placa do veículo ou o código do Renavam – em alguns casos, poderá ser necessário incluir as duas informações. Utilizando-as, além de possíveis pendências financeiras referentes ao veículo, você também poderá acessar o status do automóvel referente a outros problemas judiciais, administrativos ou financeiros. Por isso, saber como realizar essa consulta é muito importante para manter todas as informações do automóvel em dia.

Como consultar multas só com o número do RENAVAM?

O Registro Nacional de Veículos Automotores é uma obrigatoriedade para todos os veículos brasileiros. Todo automóvel no Brasil precisa ter um cadastro no Renavam para que possa circular no país com a possibilidade de ser identificado nos sistemas de diferentes estados.

Esse número está no CRLV ou no CRV e é composto por 11 dígitos. Ele também é utilizado para consultar as multas no site do Detran de cada estado.

Para saber mais informações sobre transferência de veículo ou sobre como obter a placa Mercosul, veja as outras publicações da Sodré Santoro.