Descubra por quanto tempo você pode andar com IPVA atrasado

Compartilhar

Muitos motoristas têm dúvidas quanto às questões mais burocráticas de seus veículos. Uma grande parcela costuma se questionar: posso andar com IPVA vencido até o licenciamento?

Quando não é possível efetuar o pagamento em dia, independentemente do motivo, o motorista deve buscar a regularização dessa situação o quanto antes, evitando que a incidência de juros aumente ainda mais o valor que deverá ser pago.

O IPVA, que significa Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, como o próprio nome sugere, é um valor cobrado dos proprietários de veículos como carros e motocicletas. O pagamento deve ser feito anualmente em todo mês de janeiro.

O pagamento dentro do prazo-limite permite que o contribuinte aproveite um desconto, caso deseje pagar à vista, ou consiga parcelar o valor em até três vezes no cartão de crédito ou em mais vezes ao optar por uma empresa credenciada pelo Detran ou pela Secretaria da Fazenda de seu estado.

Posso andar com o IPVA vencido até o licenciamento?

Existe muita confusão sobre a necessidade de estar com o IPVA em dia para poder circular com o veículo. O IPVA deve estar quitado para que o licenciamento seja feito, e, sem o licenciamento, o veículo não pode estar nas ruas ou estradas.

Por isso, o proprietário tem a possibilidade de realizar o pagamento até a data do licenciamento, que varia de acordo com a placa do veículo.

Com o IPVA em atraso, o próximo licenciamento fica bloqueado e, com isso, o carro pode ser retido.

Como pagar o licenciamento

O licenciamento é uma taxa que, assim como o IPVA, deve ser paga anualmente. Variando entre R$ 50 e R$ 100, normalmente, esse valor é estipulado por cada estado, e, para que o proprietário do veículo possa estar com o licenciamento em dia, é necessário que não haja qualquer outro débito ou multa pendente.

Ou seja, a cada licenciamento, é necessário que o proprietário também pague o IPVA, o seguro DPVAT e outras possíveis multas.

Diferença entre IPVA, licenciamento e DPVAT

Tanto o IPVA, quanto o licenciamento e o DPVAT, devem ser pagos anualmente. No entanto, esses valores correspondem a coisas diferentes.

O IPVA é um imposto fixo sobre a propriedade do veículo. Já o licenciamento é uma autorização para que o veículo possa trafegar pelas estradas e ruas. O Seguro DPVAT, por sua vez, é uma garantia de proteção e cuidados que os indivíduos podem ter em caso de acidentes de trânsito.

O que acontece quando você deixa de pagar o IPVA

Se você está com o IPVA vencido, é possível realizar o pagamento a qualquer momento e, assim, regularizar a situação do veículo para o licenciamento.

Além disso, há a cobrança de uma multa de 0,33% por dia de atraso, até que o valor chegue a 20% do total, o que pode encarecer bastante o valor do imposto.

Saiba mais sobre licenciamento, seguro DPVAT ou como pagar IPVA atrasado com as outras publicações da Sodré Santoro.

Créditos imagem de capa: iStock.com/LiubomyrVorona

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.