Licenciamento de veículo: tudo o que você precisa saber

Compartilhar

O licenciamento de veículo é uma obrigação anual para todos os condutores do Brasil. Cada estado possui suas datas de pagamento e, também, suas taxas. Sendo assim, é necessário ficar atento aos prazos estabelecidos pelo Detran da sua região, bem como ao valor que deve ser pago o mais breve possível.

O licenciamento, de um modo geral, nada mais é do que um procedimento que irá ajudar o seu veículo a circular pelas ruas do país. Sendo assim, no momento em que o seu carro, moto ou outro tipo de condução for licenciado, é preciso ter o CRLV para poder dirigir sem ser penalizado.

O que é licenciamento de veículo?

Assim como já foi mencionado anteriormente, o licenciamento do veículo nada mais é do que uma vistoria realizada em um determinado automóvel. É por meio desse procedimento que será possível verificar se o condutor está, ou não, apto a conduzir pelas ruas do país.

Esse licenciamento deve ser realizado todos os anos, de maneira obrigatória. Dessa maneira, os órgãos responsáveis por cuidar do trânsito ao redor do país podem ter a certeza de que o seu veículo cumpriu, corretamente e integralmente, as normas de segurança ambiental.

Valor do licenciamento em 2021

Bem como o IPVA, o licenciamento de veículo também possui um valor a ser pago pelo proprietário. Essa taxa é recolhida com base no Detran de cada região do país, incluindo o Distrito Federal. Além disso, quem define os valores é a Secretaria da Fazenda, que também está distribuída por estados.

Poucas coisas podem influenciar diretamente no valor da taxa a ser paga. A marca, o modelo ou o ano do seu veículo não irão interferir em nada, visto que todas as taxas serão pagas de forma igualitária, com exceção de caminhões. Sendo assim, o proprietário de uma moto não pagará um valor diferente do proprietário de um carro.

Na maior parte dos casos, o licenciamento de veículo custa entre R$ 100 e R$ 200. No entanto, é preciso estar atento, porque a soma dos valores na hora de gerar o boleto irá incluir o IPVA e o seguro DPVAT, que também se mostram obrigatórios para que o seu veículo possa circular livremente.

  • Veja também: CRV

Calendário de 2021

Bem como a definição do pagamento do seu CRLV, o calendário será definido pelo Detran de cada estado. Os valores do licenciamento não podem ser parcelados como o IPVA, fazendo com que a taxa seja paga de uma única vez, em uma mesma parcela. A cobrança será feita, em cada estado, em forma de rodízio.

CRLV digital

O licenciamento digital, também conhecido como CRLV digital, está disponível para todos os estados brasileiros. Por ter um aumento na demanda dos serviços digitais, bem como por causa da pandemia, os Detrans decidiram adotar um método mais simples e seguro de gerar o documento.

O documento terá a mesma validade jurídica que o físico, ainda que seu formato seja 100% eletrônico. Ele poderá ser utilizado por meio do celular, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Créditos imagem de capa: iStock.com/Fahroni

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.