Placa Mercosul letras

Compartilhar

A placa Mercosul foi criada para os veículos que transitam entre os países que fazem parte desse grupo financeiro. Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e o Brasil identificam os automóveis com quatro letras e três números, além do país de registro do carro.

O método muda o padrão das placas e, com isso, deixa de informar a cidade de domicílio do veículo. Desde 2020, o Brasil adotou esse modelo de emplacamento e, assim, é possível identificar os carros conforme a bandeira dos países que fazem parte do Mercosul.

O Mercosul foi criado em 1991 com a assinatura do governo dos países envolvidos e tem a finalidade de promover o livre comércio sem os trâmites burocráticos para exportação. Além desses países, a Bolívia e o Equador aguardam a entrada para o grupo comercial. 

Por outro lado, a placa Mercosul letras registra as informações do veículo por QR Code e, com isso, consegue auxiliar na identificação de clonagens de veículos e de placas falsificadas.

Sendo assim, criamos este guia para você entender as placas Mercosul, os objetivos desse novo sistema de emplacamento e como adquirir a identificação. Confira, também, se é obrigatória a alteração da sua placa atual para esse padrão. 

Prossiga a leitura para saber mais. 

Como adquirir a nova placa Mercosul?

Muitos motoristas têm dúvidas sobre a necessidade de alterar a placa dos seus veículos para o modelo internacional. No entanto, a nova placa não é obrigatória, mas deve ser usada em casos específicos, como:

  • primeiro emplacamento;
  • troca de domicílio municipal ou estadual;
  • danos, furtos ou mudança de categoria dos veículos.

Os países que fazem parte do Mercosul estão com o sistema avançado, mas não mantêm prazos para a troca das placas. No Brasil, o novo modelo deixou de ser da responsabilidade total do Detran, devendo ser solicitado às empresas credenciadas pelo órgão. 

Para a alteração, confira o passo a passo:

  • acesse o site do Detran;
  • peça a emissão de um novo Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • faça a vistoria do automóvel;
  • na página do Detran, confira a relação das empresas que fazem a nova placa;
  • pague a taxa do serviço, que varia conforme os estados brasileiros.

O registro e a emissão de documentos dos veículos com a nova placa continuará a ser feito por cada Detran. Além disso, o novo documento permite uma combinação de mais de 450 milhões de veículos que usam o novo método.

O que são as novas placas?

As novas placas têm sete dígitos, com quatro letras e três números, e também trazem a bandeira de cada país do Mercosul. A nova combinação, no Brasil, seguirá o padrão “ABC1D23” registrado em um fundo branco. 

Os caracteres da placa Mercosul letras vêm com cores diferentes conforme o tipo do veículo: 

  • preto: carros particulares;
  • azul: carros oficiais;
  • vermelho: carros de uso comercial ou para motoristas aprendizes;
  • verde: veículos de teste;
  • dourado: veículos para funções diplomáticas;
  • cinza ou prata: automóveis raros ou de colecionadores.

Além disso, a placa apresenta um QR Code, onde estarão registradas as informações do veículo e pelo qual se consegue identificar qualquer tipo de clonagem. Você pode saber como ficará a identificação do seu automóvel trocando o segundo dígito numérico, de 0 a 9, por letras de A até J.

Veja mais sobre as cores da placa Mercosul letras

Como fica a placa atual dos veículos?

A placa do seu carro continua valendo por tempo indeterminado, salvo em situações que exijam a mudança. Porém, o motorista deve ficar atento para a troca do registro, pois a substituição da placa cinza não pode ser feita pelo mesmo modelo, independentemente do motivo. 

Mas, se você precisar transferir o registro para outro estado brasileiro, deve fazer isso em até 30 dias após a mudança. Desse modo, a pessoa deve entrar em contato com o Detran do estado para obter mais orientações sobre o novo emplacamento. 

Pode trocar a placa voluntariamente?

Se o motorista quiser a placa no padrão Mercosul sem a necessidade de alteração, pode solicitar o emplacamento. Porém, deve seguir as orientações para a mudança, como fazer a vistoria, tirar o novo CRV e pagar os custos da alteração. 

No entanto, é importante lembrar que o veículo não pode ter pendências com o Detran. Por isso, se tiver multas ou débitos de impostos, providencie o pagamento antes de trocar a placa.

O que aparece ao escanear o QR Code da placa Mercosul?

O QR Code da placa Mercosul letras fica no canto superior à esquerda e contém as informações sobre o carro. Para ler os dados, que devem estar cadastrados no Denatran, é necessário baixar o aplicativo VIO para Android e iOS no celular.

Com isso, o escaneador apresenta as seguintes informações:

  • placa;
  • dia, hora, município, estado e país do registro;
  • empresa responsável pelo emplacamento;
  • localização da placa (dianteira ou traseira);
  • status da placa (se está ativa ou não);
  • dados do estampador da placa;
  • chassi do veículo;
  • marca, modelo e ano de fabricação do automóvel.

Dessa forma, é possível saber todas informações sobre o veículo e, ainda, se o automóvel é roubado ou teve os documentos clonados. Logo, não existirão dificuldades para o motorista transferir ou fazer o licenciamento anual do automóvel. 

Entretanto, o QR Code também registra as pendências do veículo, como débitos com multas ou impostos. Além disso, o escaneador evita as placas frias, que servem para burlar as leis e as fiscalizações de trânsito. 

Saiba tudo sobre o IPVA 2022

Quais as vantagens da placa Mercosul?

Agora que você já sabe o que é a placa Mercosul, entendeu a necessidade e a importância desse registro nos automóveis.

Dessa forma, os veículos com o novo emplacamento ficam fáceis de serem identificados e, além disso, o serviço contribui para melhorar as relações comerciais entre os países do Mercosul. 

Apesar de não ser uma obrigatoriedade para os motoristas, a alteração para a placa Mercosul letras pode ser feita conforme a vontade do proprietário do veículo e atende às exigências da legislação de trânsito brasileira.

Conheça a Sodré Santoro

Crédito imagem de capa: iStock.com/DarthArt

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.