Como declarar veículos no Imposto de Renda

Compartilhar

Comprar um automóvel em leilões é uma opção viável para quem deseja ter um carro usado ou seminovo. Esse tipo de aquisição se tornou popular, mas algumas pessoas têm dúvidas sobre a declaração de um veículo de leilão. 

No momento de declarar um carro no Imposto de Renda, é importante informar todos os dados sobre a aquisição do veículo. Contudo, se você esquecer ou errar algum detalhe, pode cair na malha fina.

Portanto, se você está obrigado a fazer o IR, deve declarar o seu carro comprado em um leilão à Receita Federal. Por isso, lance os valores corretamente para não ter problemas no futuro. 

Confira no conteúdo a seguir todos os detalhes sobre como mencionar um veículo de leilão no Imposto de Renda. 

É diferente declarar veículo de leilão judicial?

Segundo a Receita Federal, os veículos devem ser informados conforme os modelos e os valores mínimos para a declaração. Ou seja, você é obrigado a informar a propriedade na ficha de declaração do Imposto de Renda.

Se um veículo retomado pela justiça for a leilão e você comprar o automóvel, deve declarar a aquisição no Imposto de Renda. Porém, antes de prestar contas à Receita Federal, é necessário regularizar o carro. 

Qualquer transação deve ser realizada somente após a conclusão do processo judicial. Para isso, antes de adquirir o item em um leilão judicial, confira se existem pendências com o veículo. 

Contudo, se o automóvel veio de um banco, você deve acompanhar os seguintes passos na declaração:

  • Acesse o campo “Bens e Direitos”;
  • Inclua o valor da compra do veículo;
  • Informe que o veículo foi apreendido e devolvido à instituição financeira.

Como declarar um veículo no Imposto de Renda?

O valor do carro adquirido em um leilão deve ser o do custo de aquisição, contudo, é possível alterar o valor após as benfeitorias que valorizem o automóvel. Porém, as despesas com reparos não devem ser informadas, já que não são dedutíveis. 

De qualquer forma, a Receita Federal precisa saber que o carro foi adquirido, por isso, é preciso ter atenção como mencionar um veículo de leilão no imposto de renda. Será necessário citar alguns dados como:

  • Marca;
  • Modelo;
  • Ano de fabricação;
  • Placa;
  • Forma de aquisição;
  • Renavam;
  • Dados do vendedor, incluindo o CNPJ do leiloeiro;
  • Forma de pagamento.

Todavia, a forma de pagamento dos veículos adquiridos em leilão é feita à vista, uma vez que os comitentes/vendedores não fazem financiamentos ou pagamentos a prazo. 

Todo veículo de leilão deve ser declarado no IR?

No campo “Discriminação” do Imposto de Renda, você deve informar que o veículo foi comprado em leilão, respeitando as regras impostas pela RF para a declaração anual. 

Mas se você é isento e adquiriu um carro de leilão, precisa conferir se o valor da aquisição está dentro dos limites exigidos para o imposto de renda. Ou seja, se arrematou um veículo em 2022, deverá declarar o bem em 2023.

Veículo de qualquer valor deve ser declarado no IR?

A Receita Federal informa que um veículo que custe a partir de R$ 5 mil reais precisa ser informado no Imposto de Renda. Contudo, conforme o limite de valores estabelecido pela RF para as declarações, o contribuinte deverá mencionar o automóvel no IR.

Mesmo que você tenha vendido, comprado ou trocado de automóvel, precisa prestar contas à Receita Federal sobre as transações. Porém, se já declarou o seu carro nos anos anteriores, basta repetir as informações nos próximos anos. 

As regras impostas pela Receita Federal para os carros usados devem seguir as mesmas condições para um veículo novo. Ou seja, é necessário informar todos os detalhes da aquisição, inclusive para declarar um veículo de leilão. 

Conheça algumas dicas para conhecer os veículos de um leilão.

Quais são os principais erros ao declarar um carro?

Na hora de declarar um carro, é preciso ter atenção para não esquecer de nenhuma informação. Entretanto, esse é um dos erros mais comuns, já que alguns contribuintes podem confundir os dados. 

Se o seu veículo foi comprado em um leilão, você deve informar apenas os detalhes que envolvam o lance. 

Outro ponto, é o valor da compra do automóvel. Muitos contribuintes declaram o preço do veículo no mercado, porém, a Receita Federal precisa saber somente o quanto você pagou na compra do carro. 

Além disso, muitos contribuintes esquecem de informar na declaração sobre a venda do automóvel, ou seja, não mencionam a “baixa” do veículo. Com isso, a Receita Federal entenderá que a pessoa ainda possui a titularidade sobre o bem. 

Porém, um dos erros mais comuns no preenchimento é a incompatibilidade de informações. Algumas pessoas informam os dados incompletos ou errados como CPF, CNPJ e o nome do vendedor ou do comprador.

Se você comprou um carro leiloado, fique atento, pois, será necessário mencionar as características da transação no seu informe de rendimentos. 

Agora, se você comprou um automóvel para alguém, como os filhos, deverá informar a compra como doação. Dessa forma, evitará o risco de cair na malha fina. 

Contudo, se o contribuinte ganhou um carro, basta declará-lo no campo “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Mas, por se tratar de uma doação, pode haver cobrança do imposto estadual. 

Saiba como um veículo de leilão pode beneficiar a vida profissional.

Passo a passo para declarar um veículo no Imposto de Renda

Agora que você entendeu sobre a declaração de veículo de leilão no seu Imposto de Renda, compreendeu a necessidade de informar todos os detalhes da aquisição à Receita Federal. 

Para isso, deve acompanhar o seguinte passo a passo:

  • Baixe o aplicativo da Receita Federal no computador ou em dispositivos eletrônicos para Android e iOS;
  • Marque a opção “Bens e Direitos”;
  • Procure os códigos referentes ao tipo do veículo;
  • Descreva os detalhes no campo “Discriminação”;
  • No campo “Situação”, informe o valor do veículo na data final do ano de contribuição;
  • Salve o arquivo.

Portanto, faça a declaração correta do seu veículo de leilão no Imposto de Renda e, assim, evitará os riscos de cair na malha fina. Siga as dicas da Sodré Santoro para aproveitar ao máximo o seu carro novo. 
Teste os seus conhecimentos sobre um leilão de veículos.

Créditos imagem de capa: iStock.com/hirun

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.