Com quantos anos um carro usado não paga IPVA? Saiba agora!

Compartilhar

Para quem já tem um carro há um bom tempo, é muito comum que surja a dúvida sobre com quantos anos um carro usado não paga IPVA. Além disso, por ser um imposto cobrado anualmente, traz certa curiosidade para as regras de isenção.

Ainda que o imposto não tenha uma finalidade explícita para os condutores e proprietários, o seu recolhimento é obrigatório, salvo em alguns casos. Para entender se, no seu caso, a isenção é aplicável, acompanhe o conteúdo e tire as principais dúvidas que rodeiam o assunto com frequência.

Tabela de isenção de IPVA por estado

Comprar carro usado pode ser uma boa ideia para quem está tentando escapar do pagamento do IPVA. A partir de uma determinada idade, o veículo dispensa por completo a quitação desse débito, o que acaba sendo um alívio para muita gente. No entanto, a idade do carro pode variar de estado para estado.

Para saber com quantos anos um carro usado não paga IPVA, é válido ficar de olho nas seguintes informações:

  • A partir de 10 anos de fabricação: Acre, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • A partir de 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins;
  • A partir de 20 anos: Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo;
  • Redução progressiva: Minas Gerais e Pernambuco;
  • Excepcionalidade: Santa Catarina (veículos que foram produzidos até o ano de 1985).

Por que o carro fica isento de IPVA?

Existem alguns carros que não pagam mais IPVA. Isso acontece porque há uma regra estabelecida no Brasil, muito embora ela não seja uniforme de acordo com os estados. O principal motivo dessa exclusão da obrigatoriedade do pagamento é a idade do carro que, assim como visto anteriormente, pode variar nas regiões do país.

Quais carros não pagam o imposto

É quase impossível fazer uma lista com todos os carros isentos de pagar IPVA. Como essa condição de isenção acaba ficando dividida pelas regiões e estados brasileiros, há uma grande variação de modelos em circulação. No entanto, é possível mencionar alguns deles, que são os mais populares em cada parte do Brasil.

  • Com 10 anos de fabricação: Audi A3 2012, BMW 120i 2012, Fiat Uno 2012.
  • Com 15 anos de fabricação: Audi A3 2007, Chevrolet Astra 2007, Fiat Doblò 2007;
  • Com 20 anos de fabricação: Fiat Siena 2002, Ford Escort Sedan 2002, Kia Sportage 2002.
  • Com fabricação até o ano de 1985: Chevrolet Chevette 1985, Ford Landau 1982, Jaguar ZJ6 1893;
  • Redução gradativa: Chevrolet C10 1967, Ford F-75, Volkswagen Fusca 1961.

Novas regras para carros que não pagam IPVA

Muitos carros antigos não pagam IPVA e, para quem está interessado em ficar isento da taxa, uma boa ideia é participar de um leilão de carros usados. Além disso, as novas regras estão relacionadas com os anos de fabricação dos veículos, o que já foi mencionado anteriormente. Então, confira as condições da sua região para descobrir.

Agora que você já sabe com quantos anos um carro usado não paga IPVA, aproveite para conferir mais conteúdos do blog e se manter informado!

Créditos imagem de capa: iStock.com/RafaPress

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.