Quais são as modalidades e os tipos de leilão existentes?

A maioria das pessoas não conhece a fundo o segmento de leilões, mas é um mercado em constante crescimento e que oferece oportunidades tanto para quem compra como para as empresas e organizações que vendem.

Dentre as categorias de leilão é possível destacar pelo menos três: o leilão de veículos, que inclui desde carros e motos, até utilitários; o leilão de imóveis, que inclui terrenos, imóveis residenciais e comerciais; e o de materiais, que engloba uma série de opções, desde eletrodomésticos, móveis, eletrônicos, até máquinas, equipamentos, entre outros.

E vale ressaltar que os leilões podem ser divididos em dois tipos, os extrajudiciais e os judiciais, que são a venda de bens provenientes de algum mandado judicial.

 

Leilão presencial e leilão online

Apesar da prática de leilão ser algo antigo, ela se modernizou e hoje a maioria dos leiloeiros oferece não apenas a modalidade presencial, mas também o leilão online, facilitando o processo e a participação de pessoas de outras cidades ou estados.

No caso do leilão presencial, é necessário apenas comparecer no local e horário agendado para dar os seus lances. Já no leilão online geralmente é preciso fazer um cadastro no site do leiloeiro antes, para que assim seja fornecido o login e senha, necessários para entrar no auditório virtual.

Uma curiosidade é que alguns leilões são realizados tanto de maneira presencial como online, pois os lances são atualizados em tempo real, então é possível dar lances pelo computador ou celular e disputar com quem está pessoalmente no leilão.

 

Qualquer pessoa pode participar de qualquer tipo de leilão?

Os itens vendidos nos leilões são fornecidos por mandados judiciais, empresas, bancos, seguradoras, concessionárias, consórcios, entre outras opções. E cabe ao leiloeiro a responsabilidade de vender esses bens.

Mas qualquer pessoa pode participar de um leilão, seja ele presencial ou online. O importante é sempre se atentar as condições de venda e ler todas as informações sobre o que está sendo vendido, esse é o segredo para saber identificar as boas oportunidades.

Gostou? Se ainda ficou com dúvidas leia nossos outros posts ou baixe nosso e-book. Fizemos esse material para esclarecer tudo sobre o mercado de leilões.