Tipos de leilões: conheça as principais modalidades

O mercado dos leilões está em constante crescimento e, com a chegada de tecnologias avançadas, novas modalidades e categorias de leilão estão disponíveis tanto para quem deseja comprar lotes com preços acessíveis quanto para quem quer vender algum item.

Se você deseja saber mais sobre esse universo e conhecer os tipos de leilões, veja o conteúdo que o blog da Sodré Santoro preparou para você.

Leilão judicial

O leilão judicial é uma forma de venda determinada por um processo em primeira instância – ato realizado no Tribunal de Justiça -, que pode ocorrer na esfera municipal, estadual ou federal. Essa forma de leilão acontece quando um devedor não paga corretamente os seus débitos ao credor e, após inúmeras tentativas de medidas de cobranças, ocorre a penhora do bem em questão. Assim, o leilão judicial possui o intuito de vender esse bem penhorado para quitar à pendências financeiras com o credor.

Leilão extrajudicial

Conhecido também como leilão empresarial, esse tipo de negociação não pertence ao âmbito judicial – ou seja, o leilão extrajudicial não precisa nascer de uma mediação de um juiz -, assim, a venda é feita de maneira particular. Essa modalidade ocorre com a autorização do proprietário ou do representante legal do bem que será leiloado. Sendo assim, empresas privadas, como bancos, construtoras, entre outras, depois de inadimplências no pagamento do financiamento, retomam o bem e leiloam o item para quitar a dívida.

Modalidades de participação

Há diferentes maneiras de participar dos leilões, presencialmente ou online, e cada uma dessas modalidades possui suas características e vantagens específicas. Porém, em ambos os modos de participação é possível acompanhar o evento e dar o seu lance em qualquer item que esteja em anúncio.

Leilão presencial

Para participar dos leilões de forma presencial, basta comparecer na data e horário marcados em um dos auditórios da gestora leiloeira. A vantagem de participar presencialmente dos leilões é que muitas vezes você pode avaliar o lote na hora e saber mais sobre as especificações do mesmo.

Leilão online

O funcionamento do leilão online é o mesmo que o do presencial, a única diferença é que você não precisa sair de casa para dar o seu lance, pois a participação é feita via internet. A principal vantagem de um leilão online é que você pode dar o seu lance com antecedência, pois os lotes já estão pré-anunciados no site. Para participar dessa modalidade, é preciso realizar um cadastro na plataforma digital de uma gestora leiloeira de confiança. Nessa modalidade os usuários das plataformas competem simultaneamente com as pessoas que estão presencialmente nos leilões.

Algumas empresas leiloeiras disponibilizam ferramentas para tornar a participação dos leilões em modo online mais segura e cômoda. Um exemplo desses recursos é o auditório virtual – com ele é possível participar de videoconferências ao vivo, diretamente dos eventos de leilão, e receber fotos, vídeos e informações detalhadas sobre os lotes.

Conheça mais sobre o universo dos leilões!

Agora que você já sabe quais são os tipos de leilão, baixe nosso e-book gratuito Guia Completo para Comprar em Leilões, saiba mais sobre o funcionamento dessa modalidade de compra e fique por dentro de dicas exclusivas.