Tudo o que você precisa saber sobre carros recuperados de financiamento

Compartilhar

Os carros recuperados de financiamento podem ser uma opção viável para quem quer comprar um automóvel de leilão. Os lotes oferecidos pelos leiloeiros possuem um vasto catálogo de itens, com preços mais baixos.

O leilão de carros financiados é uma atividade muito comum no país e atrai muitos interessados em veículos usados ou seminovos. 

A Sodré Santoro preparou este guia para explicar como funciona o leilão de carros recuperados de financiamento. Saiba tudo para você não ter dúvidas na hora de dar o seu lance. 

O que são carros recuperados de financiamento?

Já ouviu falar dos carros recuperados de financiamento? É muito simples: esses são aqueles veículos que foram tomados pelas instituições financeiras como pagamento de dívidas de financiamento.

Quando alguém realiza um contrato de alienação fiduciária com um banco, ou seja, financia um crédito para a compra de um veículo, embora o comprador tenha a posse direta do bem, de fato, a propriedade do automóvel só será transferida quando a dívida assumida for integralmente paga.

Assim, quando você realizar um financiamento de veículo, saiba que, até o pagamento de todas as parcelas do crédito, o bem móvel não será de sua propriedade, mas sim da instituição financeira.

Ocorre que, muitas vezes, as pessoas assumem dívidas que não podem pagar e, para esses casos, é possível que o bem seja retido para o abatimento dos valores devidos. Disso, resultam os carros recuperados de financiamento.

É importante ter em mente que os carros recuperados de financiamento não têm a ver necessariamente com carros com sinistro, e sim com veículos cujos compradores originais não tiveram condições de arcar, até o fim, com a dívida de crédito assumida.

Agora que você já sabe o que é um veículo recuperado de financeira, vamos conferir se vale a pena realizar, em leilão, a compra de um carro recuperado nesta modalidade.

Confira se vale a pena investir em um carro de seguradora.

Carro sinistrado é a mesma coisa que um carro recuperado de financeira?

Motivo de muita confusão, é importante esclarecer que, na linguagem dos leilões, carro sinistrado e carro recuperado são classificados de formas diferentes.

O carro sinistrado é aquele que passou por algum tipo de incidente, como um acidente, uma batida ou até mesmo um roubo. No entanto, o carro recuperado de financiamento é aquele que foi recuperado para o pagamento de uma dívida crediária com o banco.

Contudo, é possível, como já foi mencionado antes, que o carro recuperado tenha passado por um sinistro, mas tal informação deverá constar nos dados do veículo leiloado em questão.

Carros recuperados de financiamento: vale a pena?

Já sabemos que um carro recuperado de financiamento é aquele cujo comprador original não teve condições de pagar e, por isso, a instituição financeira assegurou a sua propriedade perante o bem.

Então, para recuperar o dinheiro, a financiadora promove leilão desse tipo de veículo. Mas será que vale a pena comprar veículos recuperados de financiamento?

O leilão de carros recuperados é vantajoso para quem quer economizar: os carros são leiloados em, aproximadamente, valores até 30% abaixo dos determinados pela Tabela FIPE.

Assim, é possível que você realize a compra de um carro que, por advir de um financiamento que não deu certo, com um valor muito inferior ao de mercado.

É sempre importante ressaltar que pode ser que o carro recuperado de financiamento tenha sofrido um sinistro, mas, se for o caso, todas as condições dos automóveis devem estar na descrição. Nesse caso, no leilão do carro recuperado de financiamento, você saberá as informações importantes do veículo.

Conheça o guia completo para comprar carros de leilão.

Como funciona o leilão de carros recuperados de financiamento?

Esse tipo de leilão acontece quando um veículo é apreendido por uma instituição financeira por falta de pagamento. Ou seja, a pessoa não conseguiu arcar com a quitação das parcelas do financiamento. 

Mediante isso, o credor vai retomar o bem como garantia do débito e, caso o financiamento não seja quitado pelo devedor, o veículo será oferecido no leilão. 

Essa atividade pode proporcionar um bom custo-benefício, já que os carros costumam apresentar valores com desconto de 30% em comparação à Tabela FIPE. 

Dicas para participar do leilão de carros recuperados de financiamento

Se você ficou interessado no leilão de carros financiados, confira as dicas que preparamos para você fazer uma aquisição segura e sem preocupações no futuro:

  • Leia o edital do leilão;
  • Converse com pessoas que já participaram dos leilões;
  • Visite o pátio onde estão os veículos;
  • Analise a reputação do leiloeiro;
  • Dê preferência aos veículos nacionais;
  • Procure pelos carros populares;
  • Pesquise os preços dos automóveis no mercado;
  • Faça um planejamento financeiro, antes de inscrever-se no leilão;
  • Confira se o leilão será presencial ou on-line;
  • Veja a data, a hora e o local do evento;
  • Consulte as regras;
  • Informe-se sobre os pagamentos dos lances;
  • Consulte se existe algum banco, seguradora ou financeira junto ao item leiloado.

Leilão de carros recuperados de financiamento. Acompanhe dicas como essa no blog da Sodré Santoro.

Agora que você conheceu como funciona um leilão de carros recuperados, confira outras dicas no blog da Sodré Santoro. Clique na categoria “Leilão” e saiba tudo sobre os nossos leilões!

Créditos imagem de capa: iStock.com/welcomia

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.