Comprar veículos nos leilões traz oportunidades para encontrar ampla variedade de automóveis com preços reduzidos. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona um leilão de carro.
Pensando em te ajudar na escolha do seu veículo, desenvolvemos este artigo para você saber como funcionam os leilões de carros e tirar as suas dúvidas. Confira!
Quais tipos de carros costumam ser leiloados?
Os carros de leilão apresentam diversas características, entre elas, a variedade de modelos. No entanto, os catálogos dos leiloeiros podem conter veículos dos mais simples aos exemplares de luxo.
Se você está buscando um carro usado ou seminovo de leilão, é preciso entender que nem todos os automóveis são sinistrados ou apresentam defeitos ou avarias graves. Porém, é importante considerar a necessidade de reparos após a aquisição.
Na Sodré Santoro, você encontra uma extensa variedade de automóveis com poucas ou nenhuma avaria e com todos os detalhes sobre os veículos para você não ter dúvidas durante os lances.
Como funciona um leilão de carros?
Nos leilões de carros, o leiloeiro anuncia os lotes disponíveis para a venda, conforme as descrições dos produtos no edital do evento. No entanto, o funcionamento desse tipo de leilão envolve diversas etapas que você conhecerá a seguir.
Preparação dos carros
Os veículos de leilão têm diversas origens e procedências, como:
- recuperação financeira por inadimplência do comprador;
- seguradoras;
- apreensões públicas;
- montadoras de automóveis.
Antes do leilão, os veículos são inspecionados para confirmar as características, os danos e possíveis necessidades de reparo. Por isso, é importante conhecer pessoalmente o carro antes de negociar a arrematação.
Cadastro e credenciamento
Se você cogita participar de um leilão de carros, precisa se cadastrar no site do leiloeiro, fornecer corretamente os seus dados pessoais e aguardar o resultado da análise cadastral. Após a aprovação, receberá o credenciamento e a confirmação do gestor para dar os seus lances.
Exposição dos carros
Os veículos ficam estacionados no pátio do leiloeiro e podem ser visitados em um período curto antes do leilão. Durante a visita, você pode levar um mecânico da sua confiança para identificar a necessidade de reparos no carro desejado.
Lances e arremate
O leiloeiro informa o lance inicial do veículo e quem oferecer a maior oferta é escolhido o vencedor da disputa.
Durante o leilão, siga algumas dicas, como:
- não dê lances por impulso;
- faça ofertas respeitando seu orçamento;
- apresente lances menores;
- deixe para dar o seu lance quando estiver perto do fim do leilão;
- observe o comportamento dos participantes.
Pagamento e documentação
Encerrado o leilão, é hora de preparar o pagamento do lance no prazo e na forma estipulada pelo leiloeiro. Além disso, é importante lembrar que existem outras despesas, além do valor da arrematação, como:
- comissão do leiloeiro, em 5% sobre o valor do lance;
- despesa de depósito;
- possíveis manutenções.
Após o pagamento, o arrematante receberá o documento de posse do automóvel, ou o auto do leilão, para fazer a transferência de titularidade do veículo.
Retirada do carro arrematado
O veículo arrematado é retirado do pátio do leiloeiro, mediante o pagamento de uma taxa. Contudo, é possível existir a necessidade de utilizar um reboque ou outro tipo de transporte, conforme as características e o estado de conservação do carro.
De onde vêm os carros de leilão?
Os veículos podem vir de bancos, concessionárias, seguradoras, pessoas físicas ou de montadoras que estão renovando as frotas.
A Sodré Santoro informa a origem do automóvel nos catálogos dos seus leilões. Com isso, a empresa garante a segurança nas ofertas e oferece um suporte completo para os seus clientes terem segurança na hora dos lances.
Agora que você já sabe como funciona um leilão de carro, entre em contato conosco e veja o que saber antes de comprar um carro de leilão e como funcionam os leilões da Sodré Santoro!
Créditos imagem de capa: iStock.com/sasunbughdaryan