Como funciona um leilão de carro?

Compartilhar

O leilão de veículos é uma opção interessante para comprar um carro seminovo ou usado. Além disso, esse tipo de aquisição se tornou popular, mas existem dúvidas sobre como funciona o leilão de carros. 

Os leilões funcionam de maneira simples e rápida: os participantes oferecem os lances conforme o preço mínimo estipulado pelo comitente/vendedor, e quem der o melhor valor fica com o bem. 

Pensando no assunto, a Sodré Santoro desenvolveu este conteúdo para explicar sobre o funcionamento de um leilão, como participar e quais as dicas para você não errar na escolha do seu carro. 

Quais tipos de carro costumam ser leiloados?

Os carros de leilão apresentam diversas características, entre elas, a variedade de modelos. No entanto, os catálogos dos leiloeiros podem conter veículos dos mais simples aos exemplares de luxo. 

Se você está buscando um carro usado ou seminovo de leilão, é preciso entender que nem todos os automóveis são sinistrados ou apresentam defeitos ou avarias graves. Porém, é importante considerar a necessidade de reparos após a aquisição. 

Na Sodré Santoro, você encontra uma extensa variedade de automóveis em bom estado de conservação e com todos os detalhes sobre os veículos para você não ter dúvidas durante os lances. 

Quais as formas de leilão de carro?

Os leilões podem ser presenciais, virtuais ou mistos. Os compradores podem comparecer aos locais nos dias dos pregões ou dar os seus lances pelo site do leiloeiro. Além disso, é possível comprar o bem por essas duas modalidades, simultaneamente. 

O leilão tem quatro modalidades que possibilitam comprar um item conforme a categoria de aquisição. Portanto, descubra a seguir como funciona o leilão de carro.

Recuperação financeira

O leilão de recuperação financeira acontece quando um carro é apreendido por um banco por falta de pagamento das parcelas do financiamento. O proprietário é notificado sobre o débito e se não honrar a dívida, o credor pode oferecer o automóvel no leilão. 

Seguradora

Nessa modalidade, as seguradoras ofertam os veículos sinistrados, classificados em pequena ou média monta. Quando são de média monta, os veículos só podem voltar a circular após vistoria.

Montadoras

As montadoras realizam testes com os automóveis e, após as análises, oferecem os carros nos leilões. Contudo, os veículos podem apresentar algumas avarias conforme o tipo de teste realizado pela fabricante. Além disso, os carros de estoque também podem ser ofertados.

Órgãos públicos

O Detran leiloa os veículos apreendidos há mais de 90 dias e que não foram recuperados pelos proprietários. Além disso, a Receita Federal também oferece os lotes com os automóveis impedidos de circular.

Tem SUV no leilão?

O Sport Utility Vehicle (SUV) também pode ser encontrado em um leilão de carros. No entanto, o modelo de luxo, fabricado por montadoras como a Volvo e a Jaguar, será ofertado conforme as categorias dos leilões. 

Tem carro importado no leilão?

Se você quer comprar um carro importado com um custo menor, é possível encontrar esses veículos no leilão. Contudo, os automóveis de origem internacional têm procedências semelhantes às de um veículo nacional e podem ser arrematados em:

  • Arremates especiais para os carros de luxo;
  • Leilões categorizados;
  • Lotes da Receita Federal ou Detran.

De onde vêm os carros de leilão?

Os veículos podem vir de bancos, concessionárias, seguradoras, pessoas físicas ou de montadoras que estão renovando as frotas. 

A Sodré Santoro informa a origem do automóvel nos catálogos dos seus leilões. Com isso, a empresa garante a segurança nas ofertas e oferece um suporte completo para os seus clientes terem segurança na hora dos lances. 

Por que os carros vão a leilão?

Os motivos para um veículo ser leiloado dependem das circunstâncias que envolvem o automóvel. Geralmente, os carros vão a leilão por motivos como;

  • Sinistros; 
  • Falta de pagamento;
  • Apreensões públicas. 

Quais as vantagens do leilão de veículos?

Se você procura por um carro seminovo ou usado, pode ter uma excelente oportunidade com o leilão de veículos. Para tanto, os automóveis leiloados podem oferecer algumas vantagens como:

  • Preços baixos com descontos entre 30% a 50% conforme a tabela FIPE;
  • Ampla variedade de modelos;
  • Possibilidade de conferir o estado de conservação dos veículos nos pátios dos leiloeiros;
  • Segurança;
  • Facilidade para aquisição;
  • Possibilidade de dar os lances de casa pelos leilões virtuais.

No entanto, para fazer uma compra bem-sucedida e com um bom custo/benefício, você deve considerar alguns fatores que podem impactar na sua tomada de decisão.

Quais cuidados tomar ao comprar um carro de leilão?

O leiloeiro deve apresentar todas as características do automóvel durante o leilão. Você deve estar atento aos seguintes itens:

  • Consulte o histórico do veículo;
  • Verifique se existem pendências com o automóvel;
  • Leia atentamente o edital do leilão;
  • Confira a procedência do carro;
  • Faça comparações com os preços dos veículos no mercado.

Com isso, a empresa mantém a seriedade e o respeito aos seus clientes ao oferecer automóveis com segurança e credibilidade.

Além disso, é importante ter atenção na escolha do leiloeiro. Com isso, a Sodré Santoro se torna uma excelente opção por prestar um excelente atendimento e atua desde 1979 no mercado.

Aproveite e veja como contratar um seguro para carro de leilão!

Como regularizar um veículo leiloado?

Após o arremate, o próximo passo é legalizar o veículo. Para isso, você deve comparecer ao Detran e apresentar os seguintes documentos:

  • Nota fiscal de compra;
  • Auto do leilão;
  • Documentos pessoais, como identidade, CPF e comprovante de residência;
  • Certificado de Segurança do Veículo (CRV);
  • Certificado de Segurança Veicular (CSV);
  • Laudo de vistoria emitido por uma empresa credenciada ao Detran;
  • Comprovante do pagamento das taxas ao órgão público.

O comprador tem até 30 dias para fazer a transferência da titularidade do automóvel. O processo será concluído em até 90 dias. 

Quem pode participar dos leilões?

Qualquer pessoa com idade mínima de 18 anos ou empresas podem participar de um leilão. Para isso, é preciso comprovar algumas exigências como: 

  • Apresentar documentos pessoais como identidade, CPF e comprovante de residência;
  • As empresas precisam informar o CNPJ, o estatuto empresarial e os documentos dos gestores;
  • Não ter restrições no nome.

Feito isso, é necessário aguardar a aprovação do leiloeiro e, em seguida, basta acompanhar as informações sobre a realização dos lances. 

Saiba como fazer um bom negócio com um carro de leilão!

Vale a pena participar?

Agora que você compreendeu tudo sobre como funciona um leilão de carros, entendeu que esse tipo de aquisição pode ser uma excelente alternativa para comprar um automóvel usado. 

Além disso, o leilão proporciona vantagens, já que é possível encontrar um carro com um preço muito abaixo do mercado. De modo geral, os carros vêm em bom estado de conservação, mas podem precisar de reparos mecânicos. 

É importante mencionar que o pagamento dos lances deve ser feito unicamente à vista, pois os vendedores/comitentes não parcelam as compras. Ou seja, é necessário fazer um planejamento financeiro e contar com a possibilidade de ter despesas extras após o arremate.

A Sodré Santoro oferece as melhores possibilidades para arrematar o seu carro com segurança, rapidez e tradição de mercado. 

Créditos imagem de capa: iStock.com/sasunbughdaryan

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.