Comprar carro de leilão: guia completo

Os brasileiros têm descoberto que comprar carro de leilão pode ser uma opção mais econômica, além de oferecer mais possibilidades. Modelos de veículos que normalmente são vendidos por preços mais altos no mercado convencional podem ser encontrados a lances mínimos mais baixos em um leilão.

Comprar carro de leilão se tornou uma maneira econômica e segura de trocar de veículo ou até mesmo para revender, aquecendo as vendas no mercado de automóveis.

Em um leilão, você encontra diversos tipos e modelos de carros. Por exemplo, os carros recuperados de financiamento normalmente, são os carros oferecidos em leilão devido ao não pagamento de parcelas de um financiamento. Nesse tipo de procedimento, o próprio bem, ou seja, o carro, é oferecido em garantia. Por isso, com o não pagamento para diminuir prejuízos, a empresa financiadora pode levar o veículo a leilão.

Ainda, nos leilões de veículos, há o caso do carro sinistrado trata-se de um veículo que ficou em posse de uma seguradora. Seja porque ele sofreu um dano que o seguro ofereceu o valor total do carro ao segurado ou porque o carro foi roubado e, quando encontrado, passou a ser propriedade da seguradora.

Nessas duas situações, comprar carro de leilão é uma excelente maneira de economizar. Além disso, no caso dos carros totalmente danificados, a compra ainda pode valer a pena para quem busca peças originais que tenham ficado intactas, apesar do dano ocorrido com o restante do veículo.

Comprar carro de leilão: vale a pena?

Se você busca economia, é importante avaliar todos os pontos para saber se realmente vale a pena comprar um carro de leilão. Afinal, na maioria dos casos em que o veículo foi tomado por falta de pagamento ou roubo, trata-se de veículos seminovos e em boas condições. Porém, é necessário verificar as características do item antes de oferecer seu lance.

Todo leilão possui um edital, que especifica as características do item que está sendo leiloado. Ler este edital é essencial para saber se aquele item irá corresponder às suas expectativas, pois ali está descrito o estado do veículo – importante até mesmo para quem deseja adquirir apenas uma peça em específico, no caso dos veículos que sofreram maiores danos.

Qual o problema de carros de leilão?

Para evitar a frustração, é necessário entender que os carros de leilão não possuem garantia, como acontece com os carros vendidos em concessionárias. Existe uma lei que desobriga as empresas de leilão a oferecer garantias ao novo proprietário, o que permite que os preços sejam ainda mais baratos.

Comprar carro de leilão? Conte com a Sodré Santoro!

Comprar carro de leilão é mais seguro e garantido com quem possui experiência no ramo de leilões de automóveis. Conte com a Sodré Santoro e encontre o seu veículo de leilão!