Leilão de sucata: o que é e como funciona esse tipo de leilão

Compartilhar

Participar de leilões é uma oportunidade para encontrar bens com preços mais acessíveis e em bom estado de conservação. No entanto, existem dúvidas sobre o que é e como funciona o leilão de sucata.

Um dos objetivos do leilão de sucata é promover a sustentabilidade, já que os resíduos podem ser reaproveitados para a fabricação de novos produtos.

Tiraremos as suas dúvidas com as melhores informações sobre compra de sucata e como o leilão de materiais recicláveis pode contribuir com o meio ambiente. Acompanhe!

O que é um leilão de sucata?

O leilão de sucata é uma atividade que oferece lotes com materiais que não podem ser reutilizados, como veículos com perda total e itens que sobraram em processos de produção industrial.

A sucata industrial é formada por peças danificadas ou que foram descartadas por defeitos e final de vida útil. Materiais eletrônicos que não podem ser reaproveitados são denominados de e-lixo.

Um dos objetivos do leilão de sucata é evitar o acúmulo de lixo em aterros sanitários, já que os resíduos podem contaminar o solo e provocar doenças. Leiloada, a sucata pode se transformar em matéria-prima para outras produções.

Comprar peças no leilão de sucata também gera oportunidades de negócios e melhoria na produtividade das empresas que arrematarem materiais recicláveis.

Conheça os tipos de leilões.

Como funciona um leilão de sucata?

Os leilões de sucata funcionam com lotes de diversas procedências, como indústrias, empresas e companhias de seguro, que disponibilizam veículos sinistrados que não podem ser recuperados.

Veículos que sofreram perda total são classificados no sinistro de grande monta, ou seja, não terão documentação e não podem voltar a circular em hipótese alguma.

Além disso, o Detran também oferece veículos sucateados e com danos irreversíveis abandonados em seus pátios. É importante informar que apenas empresas credenciadas ao Detran podem participar dos lances e adquirirem os materiais para serem reaproveitados legalmente.

Com a Sodré Santoro, é possível encontrar materiais sucateados com preços reduzidos e diversas procedências, conforme as informações descritas no edital do leilão. 

Para participar do leilão de sucata da Sodré Santoro, a empresa deve fazer o cadastro no site e apresentar as seguintes informações:

  • CNPJ;
  • contrato social atualizado;
  • documentos dos gestores;
  • credenciamento junto ao Detran, para o leilão de veículos sucateados.

Benefícios dos leilões de sucata

Conforme já mencionamos, o leilão de materiais recicláveis promove a sustentabilidade do planeta, já que materiais como ferro, plástico, alumínio, vidro, papel, borracha e outros itens possuem altos níveis de poluição. Comprar sucata ainda oferece outras vantagens, como: 

  • circulação da economia;
  • redução dos custos de produção com materiais reciclados;
  • geração de empregos;
  • oportunidade de fazer negócios entre empresas e empreendedores;
  • visibilidade maior para o comércio legal de sucata de veículo;
  • otimização da gestão de resíduos das empresas;
  • valorização da marca no mercado.

No entanto, a gestão de resíduos deve seguir um planejamento logístico adequado para atender às normas de proteção ambiental, reciclagem e otimização do fluxo de negócios. Para isso, listamos algumas dicas a seguir:

  • identificar os materiais que serão reaproveitados;
  • separar os itens por tipos e categorias;
  • promover parcerias com empresas de reciclagem;
  • nos leilões, adquirir lotes compatíveis com o negócio e ter reaproveitamento a curto prazo.

Participe do leilão de sucata da Sodré Santoro

Agora que você sabe o que é e como funciona o leilão de sucata, sabia que é possível encontrar diversos materiais recicláveis nos leilões da Sodré Santoro?

O leilão de sucata da Sodré Santoro disponibiliza diversos itens de origens diferentes, que podem ser arrematados no formato online. Você encontrará materiais de diversas categorias conforme as descrições no edital público.

Atuamos há mais de 40 anos no mercado de venda pública e somos a maior referência em leilões da América do Sul. 

Contamos com uma equipe altamente qualificada e um suporte exclusivo para você não ter dúvidas na hora de dar os seus lances. Entre em contato conosco, converse com os nossos especialistas e fique por dentro dos próximos leilões!Acesse, também, o nosso blog e conheça diversos conteúdos sobre leilões e adquira o seu bem com preços reduzidos, transparência e agilidade para os seus negócios!

Créditos imagem de capa: iStock.com/OwenPrice

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.