Tudo sobre leilão de motos, vale a pena?

Compartilhar

Os leilões de veículos tornaram-se atividade muito atrativa para os motoristas que procuram por itens seminovos ou usados. No entanto, muitas pessoas não conhecem tudo sobre leilão de motos. 

Além de oferecerem carros, os leilões também disponibilizam diversos modelos de motos. Se você quer comprar uma moto de leilão, precisa conferir alguns detalhes antes de fechar o negócio. 

Confira a seguir como participar de um leilão de motos e veja ainda tudo sobre os requisitos e o funcionamento desse tipo de negócio. 

Como funciona um leilão de moto?

Esse tipo de leilão possui as mesmas características dos leilões de carros e funciona a partir de um lance mínimo estipulado para a venda do produto. Quem oferecer um valor maior, fica com o produto. 

O leilão de motos pode ocorrer em três formas:

  • Presencial, com dia e hora marcados na sede do leiloeiro;
  • On-line, pelo site da empresa;
  • Misto, quando os participantes virtuais competem com o modo presencial.

Tipos de leilão de moto

O leilão de motos pode ter diversas procedências como bancos, seguradoras, órgãos públicos e outras empresas. Cada modalidade oferece itens variados, conforme as características e os tipos dos leilões. 

Antes de participar do leilão de motos, confira como funcionam os leilões, conforme as condições oferecidas em cada uma das formas a seguir. 

Órgãos públicos

O Detran costuma leiloar os veículos que estão nos seus pátios há mais de 90 dias e não foram recuperados pelos proprietários. 

A Receita Federal também faz leilão de carros e motos apreendidos em operações fiscais e de outras naturezas.

Seguradoras

As seguradoras oferecem as motos que passaram por sinistros de pequena ou média monta, isto é, com danos que podem ser reparados.

No entanto, é importante informar que os veículos oferecidos nos leilões como sucata, não poderão rodar pelas cidades. Entretanto, existem empresas credenciadas pelo Detran que compram as peças reaproveitáveis. 

Bancos ou instituições financeiras

Esse tipo de leilão ocorre quando uma pessoa não consegue quitar as parcelas de um financiamento. As instituições financeiras ou os bancos retomam o bem como garantia e, se o devedor não pagar, o veículo será oferecido no leilão. 

Leilão de frotas

As lojas, concessionárias ou montadoras, também oferecem a sua frota de veículos nos leilões. Geralmente, são modelos que pertencem às linhas anteriores ou utilizados em testes veiculares. 

Quem pode comprar uma moto de leilão?

Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá comprar motos em leilão se atenderem a algumas regras, como:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Possuir capacidade para fazer o pagamento;
  • Apresentar os seguintes documentos: identidade e CPF;
  • Não ter restrições em órgãos de proteção ao crédito;
  • Empresas: apresentar estatuto de funcionamento, CNPJ e os documentos dos gestores.

Os documentos serão analisados e, após a aprovação, o participante receberá as orientações para participar do leilão de motos. 

Como participar de um leilão de moto pela internet?

Se você quer comprar uma moto de leilão pela internet de forma segura, precisa conferir, inicialmente, as informações sobre o leiloeiro. 

No entanto, antes de participar dos eventos, você deve tomar alguns cuidados como:

  • Confira atentamente a descrição do anúncio;
  • Leia o edital do leiloeiro, detalhadamente;
  • Se tiver dúvidas, entre em contato com o serviço.

Quais são os principais cuidados antes de comprar uma moto de leilão?

O participante deve tomar alguns cuidados ao comprar uma moto usada, com atenção redobrada sobre as condições do leilão. Um dos principais fatores é a condição de compra, pois é necessário ter o dinheiro para fazer o pagamento integral do veículo. 

Por outro lado, as casas de leilão divulgam as imagens da moto, porém, é possível visitar os pátios onde estão os veículos. Geralmente, as visitações são abertas por alguns dias antes do leilão. 

Outro ponto é o valor do veículo, portanto, antes de comprar uma moto de leilão, pesquise se a aquisição trará um bom custo/benefício. Compre a moto somente se o preço não ultrapassar os valores do mercado. 

Além disso, é importante mencionar a possibilidade de fazer os reparos na motocicleta, o que pode elevar os custos da aquisição. Sendo assim, faça um planejamento financeiro antes de efetuar os lances.

Conheça os tipos de moto no mercado.

Como regularizar uma moto de leilão?

Após a aquisição, é necessário providenciar a legalização da moto. A primeira etapa consiste na verificação dos documentos, por isso, é importante realizar os seguintes passos:

  • Confira a documentação;
  • Analise o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e confira se a motocicleta poderá circular sem o risco de acidentes;
  • Apresente os documentos necessários para oficializar a sua titularidade junto ao Detran.

Além disso, é necessário providenciar um laudo de vistoria da moto e pagar a taxa de emissão do Certificado de Registro Veicular (CRV).

Dicas para ter sucesso na compra de uma moto de leilão

Agora, que você já sabe como funciona um leilão de motos, precisa conhecer algumas dicas para ter sucesso ao comprar moto de leilão com transparência, segurança e qualidade: 

  • Escolha um leiloeiro de confiança;
  • Informe-se sobre a procedência das motos;
  • Faça um planejamento financeiro, estipulando um valor máximo para o lance;
  • Busque orientações com um profissional do mercado de leilões;
  • Não faça pagamentos antecipados;

Descubra se o leilão de motos vale a pena.

Quais as vantagens de participar de um leilão on-line de moto?

O leilão de motos oferece vantagens interessantes, principalmente em relação aos preços dos veículos. Além disso, os leilões oferecem possibilidades melhores para o arrematante escolher uma motocicleta, conforme as suas necessidades. 

O leilão online de motos ainda oferece vantagens como:

  • Valores muito abaixo do mercado;
  • Opções de ofertas;
  • Por ser on-line, o participante pode dar os lances de qualquer lugar, inclusive, de sua casa.

Por outro lado, o leilão on-line de motos oferece todos os detalhes sobre o veículo anunciado. Com isso, o participante poderá conferir fotos da motocicleta e contar com suporte completo para dar os lances.

Você pensa em comprar uma moto de leilão com preços super em conta e não sabe como? No blog da Sodré, você encontra todas as informações. Confira!

Vai comprar uma moto de leilão? No Blog da Sodré Santoro, você encontra outras informações sobre os leilões de veículos e mais dicas para fazer negócios com clareza e sem preocupações. Acesse a aba “Leilão” em nosso site e fique por dentro dos nossos assuntos!

Créditos imagem de capa: iStock.com/Joa_Souza

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.