Pensando em comprar carro de seguradora? Confira as nossas dicas e entenda se vale a pena

Compartilhar

O leilão de automóveis é cada vez mais comum no Brasil, já que é possível arrematar veículos mais baratos e com um bom custo-benefício. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas se um carro de seguradora vale a pena

Um leilão de veículos pode oferecer diversos atrativos como a transparência nos negócios e um preço menor nos lotes. Além disso, o participante ainda pode arrematar mais de um bem.

Saiba a seguir como escolher um carro de seguradora e as principais dicas para fazer um negócio seguro e sem risco de problemas no futuro. 

Recuperado de seguradora é um bom negócio?

Podem existir alguns receios ao comprar um veículo que passou por sinistro. Afinal, pode ser que ele tenha sofrido algum dano ou tenha perdido algumas de suas peças originais.

No entanto, isso não é uma regra e, exatamente por ter um preço menor, ele pode ser uma excelente opção de investimento ou representar mais economia no momento de trocar de modelo de automóvel.

Saiba como comprar um carro de leilão.

Carro recuperado: dicas para comprar com segurança

O primeiro passo para fazer uma boa aquisição de carro recuperado é pesquisar a reputação da organização que está realizando o leilão. Veja o registro do edital público e verifique se as informações oferecidas pela página do leilão conferem.

Outro ponto, é a importância de prestar atenção em todos os detalhes e às regras do leilão, inclusive, nas informações sobre os lotes oferecidos. Você deve considerar alguns dados como:

  • Procedência dos lotes;
  • Valor dos itens;
  • Informações sobre os modelos dos carros;
  • Visite o pátio do leiloeiro, para conhecer e avaliar os possíveis problemas no carro;
  • Pesquise o preço dos veículos no mercado;
  • Faça o pagamento somente após a arrematação do veículo;
  • Veja se as informações do edital conferem com o anúncio do leilão;

Prepare-se com antecedência para o leilão

Antes de comprar um carro de seguradora, é necessário se planejar, pois, além do pagamento do arremate, poderão ocorrer despesas com o veículo. 

O novo proprietário também terá despesas com a transferência de titularidade e renovação dos documentos do veículo. Além disso, o arrematante terá outras obrigações como:

  • Pagar a retirada do veículo;
  • Em caso de desistência, o participante estará sujeito à multa;
  • Taxa de comissão do leiloeiro;
  • Débitos no Detran ou pagamento de multas de trânsito (se for o caso);
  • O pagamento do lance deverá ser feito à vista, pois, os comitentes/vendedores não parcelam o valor.

Pesquise sobre a reputação da organização realizadora do leilão

Antes de arrematar os carros usados de seguradora, é importante pesquisar se o leiloeiro tem uma boa reputação no mercado. 

É possível conferir as informações na internet, por meio de redes sociais ou portais de reclamação, conversar com as pessoas que já participaram dos lances.

Confira, ainda, se o site da empresa é verdadeiro e possui o símbolo do cadeado, à esquerda, no campo de endereço da página. 

Busque informações sobre o leilão

Para não ter dúvidas com leilão de veículos, é importante ter atenção com alguns detalhes:

  • Data, hora e local do leilão;
  • Confira se o evento será presencial ou on-line;
  • Consulte as regras;
  • Procure saber sobre o estado de conservação do item;
  • Consulte sobre os pagamentos, que não devem ser antecipados;
  • Verifique a procedência dos lotes, que podem ser de seguradoras, bancos, recuperação judicial ou de órgãos públicos como o Detran ou a da Receita Federal;

Analise as condições do veículo

Para não errar na aquisição dos carros de leilão de seguradoras, consulte os detalhes do edital e procure conhecer o automóvel que será leiloado. 

A estrutura do carro deve estar conservada, porém, é possível verificar se existem marcas de recomposição da lataria ou pintura. Se for conhecer o veículo no pátio da seguradora, leve um mecânico de confiança para avaliar o motor.

Após efetuar o lance e regularizar o carro recuperado, não deixe de fazer um seguro contra sinistros, furtos ou roubos. 

Tire as suas dúvidas sobre um leilão.

Leilão de veículos de seguradora é na Sodré Santoro. Acompanhe dicas como essa, no blog da Sodré.

Na categoria “Leilão” no site da Sodré Santoro, você poderá conhecer diversas opções para adquirir o seu veículo com segurança, transparência e seriedade. Consulte as nossas dicas e conte com a nossa experiência e a infraestrutura. 

Veja como funciona o leilão de carros.

Créditos imagem de capa: iStock.com/oatawa

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.