3 cuidados na hora de comprar um bem em leilão

Participar de um leilão não é complicado ou perigoso como a maioria imagina, e esse tipo de negócio pode sim oferecer boas chances de lucro, mas é necessário ter atenção com alguns detalhes, para ter certeza de que é mesmo uma boa oportunidade e não ter surpresas no futuro.

Pensando nisso, listamos quais são os principais cuidados na hora de comprar um item em leilão, tanto presencial como online, assim você terá muito mais confiança para dar um lance ou até arrematar algum bem.

 

1- Leia todas as informações sobre aquele leilão e confira a origem do lote

O leiloeiro disponibiliza as informações sobre cada lote, ou seja, sobre cada item que será leiloado. É fundamental conferir com atenção as observações e a descrição detalhada que inclui a origem do item (se é de banco, seguradora, etc.) e suas condições gerais.

Dica: se for um veículo confira se possui algum dano ou classificação de sinistro, se for um imóvel confira se está ocupado.

 

2- Faça a visitação antes de participar do leilão e dar seu lance

Muitos não sabem, mas é permitido visitar os itens antes do leilão, exceto alguns tipos de imóveis. Geralmente o dia e o horário dessa visita já ficam estipulados nas informações de cada lote. Essa etapa é muito importante, afinal, nada como ver pessoalmente o item que você quer adquirir antes de dar qualquer lance, isso fornece maior segurança para você.

Dica: se você não puder ir até a visitação, envie alguém de sua confiança e no caso do item ser um veículo, leve com você um mecânico.

 

3- Defina um lance máximo

Durante o leilão é comum as pessoas se empolgarem nos lances, mesmo nos leilões online, por isso é importante analisar suas finanças e estabelecer qual é o lance máximo que você pode pagar. Pois, vale lembrar, que além do valor do item, é preciso arcar com a comissão do leiloeiro (5% sobre o valor de arremate), despesas de documentação, entre outros.

Lembre-se desses três tópicos que abordamos e ficará muito mais fácil avaliar os bons negócios. Para conferir mais dicas continue acompanhando nossas publicações ou baixe nosso Guia completo e saiba tudo sobre comprar em leilões.

 

ebook-guia-completo