O que é e como funciona um leilão

Compartilhar

O mercado de leilões vem crescendo no Brasil e tornou-se uma das modalidades mais viáveis para comprar bens. Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é e como funciona um leilão.

Inicialmente, é preciso entender como é realizado um leilão e, assim, aproveitar as oportunidades sobre as ofertas. Os participantes podem comprar diversos bens, como veículos ou imóveis.

A Sodré Santoro é referência em leilões e preparou este guia para explicar como funcionam os leilões, quais as vantagens e os tipos de vendas públicas do mercado. Descubra, ainda, o que é necessário para participar desses eventos!

Origem do leilão 

Conforme alguns historiadores, os leilões começaram a ocorrer por volta do ano 2000 a.C., por meio de negociações para a venda de peixes. Mais tarde, no ano 500 a.C, as mulheres foram disputadas em ofertas públicas. 

Contudo, em 1556, a profissão de leiloeiro foi instituída na França, com a nomeação de funcionários públicos pelo rei francês. Com isso, foi possível negociar bens deixados em heranças ou por ações judiciais. 

Nesse mesmo período, Portugal e outros países começaram a operar com leiloeiros. Na época do Brasil colonial, os leilões aconteciam em praças públicas com as ofertas de escravos, indígenas e africanos. 

Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, os leilões expandiram-se e tornaram-se uma das atividades comerciais mais prestigiadas do país. O leilão foi regulamentado a partir do Decreto 858 de 1851, que previa a organização e o funcionamento dos serviços. 

Como funciona um leilão?

O leilão funciona a partir de um valor mínimo estipulado para um bem. Quem der um lance maior sobre a oferta, fica com o produto. Os leilões podem ocorrer de três formas:

  • Presencial, em encontros na leiloeira;
  • Online, pelo site do evento;
  • Misto, pela transmissão virtual do leilão presencial.

Os participantes devem se cadastrar nas leiloeiras para acompanharem as negociações e darem os seus lances. Porém, é importante ter atenção em algumas regras como:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter capacidade financeira;
  • Não ter restrições cadastrais em órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SCPC;
  • Realizar o pagamento do lance em até 48 horas após o leilão.

Os itens leiloados podem ter diversas origens e, com isso, é possível ter possibilidades melhores com os seguintes lances:

  • Veículos;
  • Imóveis;
  • Objetos de decoração;
  • Móveis;
  • Joias.

Antes de participar de um leilão, convém conferir a procedência dos produtos e o estado de conservação. Além disso, para os veículos e os imóveis, é importante conferir a documentação para confirmar se não existem pendências.

Quais são os tipos de leilões?

Se você tem dúvidas sobre o que é e como funciona um leilão, existem diferentes tipos de modalidades que podem atender às suas expectativas para comprar um bem. Para isso, poderá participar de alguns leilões como:

1. Seguradoras

Quando o item é recuperado pela seguradora, podendo ter algum tipo de avaria.

2. Detran

O órgão leiloa os veículos que estão parados nos pátios há mais de 90 dias.

3. Financeiras

Quando o item passa por recuperação judicial por falta de pagamento.

4. Receita Federal

Leilão de bens apreendidos.

5. Montadoras de veículos

Quando os fabricantes de automóveis leiloam os carros usados em testes, mas veículos de estoque também podem ser leiloados.

Os leilões podem ser, também, realizados na forma judicial, quando um bem é vendido conforme um mandado da justiça. Por outro lado, o leilão extrajudicial não envolve o poder judiciário, sendo realizado por bancos, empresas ou indústrias.

Qual o objetivo do leilão?

O mercado de leilões cresceu no Brasil e tem a finalidade de oferecer bens de forma descomplicada e com preços mais baixos. Além disso, o leilão induz os compradores a revelarem as suas necessidades sobre os itens ofertados. 

Dessa forma, o principal objetivo de um leilão é oferecer facilidades para quem deseja um produto, porém, com condições mais fáceis para a aquisição. Assim, os participantes podem criar estratégias melhores para darem os seus lances. 

Vantagens do leilão

Os leilões podem oferecer uma série de possibilidades aos participantes, já que não existem dificuldades para realizar os lances. Contudo, é importante conhecer as características do bem leiloado e ter um bom custo-benefício.

Os bens oferecidos em um leilão são usados ou semi-novos. Em muitos casos, os itens têm diferentes procedências e estados de conservação. Por isso, alguns leiloeiros abrem visitações, em curto período de tempo, para o participante conhecer o bem. 

Os leilões podem oferecer as seguintes vantagens aos participantes:

  • Segurança;
  • Agilidade;
  • Economia;
  • Lucro;
  • Possibilidade de arrematar mais de um item;
  • Confiança;
  • Variedade maior de itens.

A Sodré Santoro atua no mercado desde 1979, sendo a maior referência em leilões presenciais e online da América Latina. A empresa disponibiliza todas as informações sobre os itens no seu catálogo de ofertas.

Saiba mais sobre os benefícios dos leilões!

O leilão de veículos oferece um catálogo maior de ofertas, mas, o participante deve ficar atento com os seguintes detalhes sobre os automóveis:

Veja como funciona um leilão de imóveis.

Como se inscrever em um leilão?

Para se inscrever em um leilão, o participante deverá apresentar os seguintes documentos:

  • RG ou CNH, e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou casamento.

Os dados do participante serão analisados e será enviado um e-mail de aprovação. Após isso, será possível acessar a agenda de leilões e participar dos lotes que mais interessarem. A Sodré Santoro tem leilões diários, logo acompanhe as oportunidades para não ficar de fora.

Agora que você já sabe o que é e como funciona um leilão, entre em contato com a Sodré Santoro. Converse com os nossos especialistas e realize o sonho de comprar um bem com bom custo-benefício.

Aproveite e leia também sobre os tipos de leilões da Sodré Santoro!

Crédito imagem de capa: iStock.com/anyaberkut

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.