Descubra como vencer um leilão

Compartilhar

Saber como vencer um leilão requer estratégias na hora de dar os lances. É necessário estar atento em cada momento das ofertas para criar oportunidades melhores de arrematar um bem com preço justo.

Para garantir uma compra segura e ter sucesso nos negócios, também é fundamental evitar a empolgação e ter paciência. Assim, você consegue manter o planejamento financeiro e evitar imprevistos com a aquisição do objeto pretendido.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para você entender como manter o controle emocional no momento do leilão e negociar a sua compra sem pressa e de forma transparente. Acompanhe!

Avalie as condições, as características e os valores de mercado

Se você cogita participar de algum leilão, é preciso se organizar para que as exigências descritas no edital do evento sejam atendidas. O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro para considerar as despesas incluídas com a arrematação do bem.

Um dos objetivos do leilão é oferecer itens com o menor valor possível, o que pede agilidade, confiança e determinação do participante. Com isso, você pode estabelecer um limite financeiro para dar os seus lances.

Outro ponto fundamental é estudar as condições do leilão e as características dos lotes disponibilizados para venda. Para complementar essas informações, você deve pesquisar o mercado para comparar os preços dos produtos com as ofertas do leiloeiro.

Leve em consideração possíveis taxas e custos adicionais

Vencer um leilão não significa apenas pagar o lance e tomar posse do bem, pois existem despesas adicionais previstas no edital que devem ser pagas para concluir a arrematação.

Assim, o vencedor do leilão precisará cobrir outros gastos, como: 

  • taxa de comissão do leiloeiro de 5% sobre o valor do lance;
  • alguns leiloeiros cobram taxa administrativa de 6%, não incluída nos leilões da Sodré Santoro.

Além disso, estão incluídas outras despesas, como:

  • transferência da titularidade de veículos e imóveis;
  • pagamento de tributos municipais, como IPVA e IPTU, a depender do bem;
  • manutenção para os veículos e reformas nos imóveis.

Esteja preparado para ajustar sua abordagem com base na concorrência

O leilão atrai muitos participantes e gera uma grande concorrência na hora das disputas, principalmente se o bem oferecido tiver um baixo valor. Nesse momento, é comum existir empolgação por parte das pessoas, o que pode ser prejudicial para o negócio.

Vale a pena fazer a análise do comportamento dos concorrentes para evitar a impulsividade e manter a calma. Dê os seus lances lembrando o seu orçamento e não crie expectativas acima das suas possibilidades. 

Crie estratégias para oferecer lances no momento ideal e mantenha a sua oferta. Acompanhe a concorrência e, se houver alguma oportunidade, será possível encontrar um momento decisivo para lances mais altos.

Evite lances impulsivos motivados pela emoção

Manter sua tomada de decisões racional é indispensável na hora do leilão, já que existem muitos participantes com o mesmo objetivo. Conforme já falamos, você deve evitar a empolgação para não interferir nas suas negociações. 

Muitas pessoas que entram em leilões, por exemplo, estão em busca da casa própria ou de um veículo usado, e não querem perder tempo com as oportunidades. No entanto, acabam se deixando levar pela falta de atenção e podem cometer equívocos com a aquisição do bem. 

Mesmo que você esteja diante de uma oferta imperdível, mantenha a sua confiança e esteja ciente da sua realidade. Evite chamar a atenção dos concorrentes com lances mais caros. 

Identifique os momentos mais propícios para fazer lances

O momento ideal para dar lances é no fim do leilão, quando a maioria dos participantes terá esgotado as suas ofertas. Nessas horas, é possível gerar novas chances para ganhar a disputa. 

Criar uma ação rápida e decisiva nos últimos momentos do evento pode ser crucial para o sucesso do negócio, desde que não existam desperdícios de lances e seja mantido o limite de orçamento.

Além disso, fazer ofertas incrementais, durante o evento, pode ajudar na disputa, pois elas ajudam a manter o controle dos preços e evitam lances elevados que podem motivar ofertas mais altas dos concorrentes.

Agora que você já sabe como vencer um leilão, faça a sua inscrição na Sodré Santoro e encontre produtos com preços vantajosos!Continue acompanhando o nosso blog e leia outros assuntos complementares, como os cuidados na hora de comprar em leilão.

Créditos imagem de capa: iStock.com/ChadaYui

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.