Quais são os tipos de carro do mercado?

No mercado, podemos encontrar vários tipos de carro, cada um com a sua função específica. Alguns são mais voltados para aventuras, enquanto outros são usados no cotidiano.

Para que essa diferenciação possa ficar bem clara, para deixar a sua compra mais assertiva, preparamos algumas informações que podem ser relevantes. Então, conheça abaixo quais são os principais tipos e quais os modelos mais conhecidos dentro do mercado brasileiro.

Carro hatch

O carro hatch é um dos tipos de carro mais procurados dentro do território nacional. Isso porque ele se diferencia do cupê, principalmente na parte traseira. O modelo é bem mais compacto, ideal para quem não se sente confortável guiando carros de maior porte, além de caber bem na garagem.

O vidro traseiro do hatch é acoplado diretamente em seu porta-malas, fazendo com que o espaço do bagageiro fique ligeiramente menor. No entanto, o veículo acaba sendo bem mais acessível quando o assunto se torna o preço. Uma das variações dele é o hatch médio, com motores mais potentes e uma carroceria maior.

Exemplo de hatch

Um bom exemplo de carro hatch é o Volkswagen Polo. É ideal para quem deseja um veículo de construção elevada, com um desempenho considerável e acerto dinâmico entre os melhores do mercado. Além disso, ainda é possível encontrar uma variante com um acerto mais esportivo.

Carro sedan

O carro sedan também é um dos tipos de carro mais procurados dentro do mercado brasileiro, ainda mais para quem deseja circular pelo meio urbano. Sua carroceria é mais comprida, mas não possui qualquer exagero. O espaço é bem distinto entre o motor, os assentos e também o bagageiro.

Uma das principais diferenças entre o sedan e o hatch pode ser vista na presença do bagageiro, que, no caso, não fica colado ao vidro traseiro, fazendo com que todo o espaço interno seja devidamente valorizado. Assim, é ideal para quem gosta de fazer viagens em família.

Exemplo de sedan

Um dos melhores carros sedan é o Renault Logan, pois possui tamanho e peso adequados para quem deseja dirigir tranquilamente, além de apresentar um consumo abaixo da média. Na cidade, ele é capaz de fazer 9,3 km/l com álcool e 13,8 km/l com gasolina. Na estrada, ele consome 10 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina.

Carro SUV

Não é novidade para ninguém que o carro SUV é um dos tipos de carro mais procurados em todo o país. Seu segmento é um dos maiores líderes de venda, principalmente por causa da qualidade entregue pelas marcas envolvidas e pelo empenho do motor de um veículo completo.

Ele pode ser considerado um dos modelos mais robustos e modernos de todos, mostrando-se um verdadeiro utilitário esportivo. Sua carroceria é alta e bastante ampla, onde se torna bem mais simples transportar uma grande quantidade de pessoas e cargas. Além disso, o veículo também é equipado com tecnologia recente, mostrando-se versátil em todos os tipos de ambientes.

Exemplo de SUV

O Hyundai Creta é um bom exemplo de carro SUV. Ele se mostra uma das maiores apostas da Hyundai para esse segmento, apresentando-se como um carro bastante completo, robusto e que acabou conquistando facilmente o coração do consumidor nacional. Ele tem estilo, praticidade e custo-benefício em um só lugar.

O veículo em questão possui um porta-malas de 431 litros, motorização de Nu 2.0 de 166 cv, além de transmissão automática de seis marchas, uma lista completa de equipamentos e três tipos de versões diferentes para caber no seu bolso.

Carro esportivo

O carro esportivo é um dos tipos de carro de maior valor e mercado, mas isso não acontece, unicamente, por causa de seus recursos internos. No entanto, pelo detalhamento empregado na carroceria, dá para entender o porquê de os valores aplicados serem tão superiores à média.

Esse tipo de veículo possui muitas variações, podendo ser vendido com ou sem teto, além de possuir muitos itens de série em relação à média. Sua projeção é realizada para garantir muito mais velocidade nas estradas, além de um desempenho surpreendente para quem gosta de aventuras.

Exemplo de esportivos

Um bom exemplo de carro esportivo no Brasil é o Renault Sandero RS, de 2015. Seu motor é um 2.0 aspirado de 150 cv, além de possuir um câmbio curto para maior comodidade, suspensão preparada para altas velocidades e também um escape modificado para fazer jus à potência.

No ano de 2019, o veículo acabou passando por uma reestilização para garantir muito mais estilo e comodidade para seus condutores e passageiros. O verdadeiro sucesso aconteceu no ano de 2015 e dura até hoje, visto que o veículo continua no topo de vendas do segmento brasileiro.

Carro crossover

Se o carro crossover é um dos tipos de carro que você está procurando, então saiba que fará uma boa aposta. O modelo é uma verdadeira mistura de vários tipos de carrocerias, fazendo com que o veículo acabe se mostrando extremamente versátil, muito embora seu custo seja mais alto que a média.

Muitos modelos acabaram servindo de inspiração para a sua criação, mas aqueles que possuem uma maior influência são o hatch, o sedan e o SUV. A partir daí, surgiu um carro robusto, de direção mais pesada, ideal para quem gosta de fazer trilhas ou atravessar terrenos acidentados.

Exemplo de crossover

Um bom exemplo de carro crossover com um preço acessível é o Chery Tiggo 2 EX, com um preço inicial bastante razoável. Seu motor é um 1.5 de 115 cv, possuindo um torque de 14,9 kgfm e um câmbio automático de quatro marchas. É ideal para quem prefere usar o carro no cotidiano, sem grandes exageros.

O carro chinês ainda possui rodas de aro 16, sistema de monitoramento de pressão dos pneus para uma dirigibilidade mais segura, computador de bordo, bancos de acabamento diferenciado e uma série de equipamentos surpreendentes para o consumidor.

Picapes/Pick-ups

Uma picape pode ser conhecida também como caminhonete. Esse é um tipo de veículo automotor que está mais voltado para a carga e tem um peso bruto total que não excede 3.500 kg. Além disso, sua parte traseira é aberta e, quase sempre, fica separada da cabine. É possível ver o modelo, também, como um pequeno caminhão.

Por ser mais voltada para carga, sua parte traseira está quase sempre separada da cabine, o que garante uma melhor flexão do chassi com o intuito de transportar e, também, de puxar cargas com maior peso. Seu projeto arquitetônico pode variar bastante de acordo com a marca.

Exemplo de picape/pick-up

Um dos exemplos mais populares de pick-ups que podem ser encontradas no Brasil é o Volkswagen Saveiro. O veículo é bastante moderno e recebeu atualizações recentes, além de uma mudança incrível de visual. Seu motor é um EA111 1.6 8V de até 104 cv e possui um câmbio manual de cinco marchas.