Tipos de carro: conheça os principais modelos do mercado

Compartilhar

Existem muitos tipos de carros que circulam pelo país, onde é possível encontrar veículos de várias categorias, marcas e características diferentes. 

Além disso, existem carros para todos os gostos e, claro, para os variados tipos de bolsos. Porém, o primeiro passo é pesquisar para encontrar um veículo que esteja dentro do perfil financeiro do motorista. 

Conheça a seguir os principais tipos de carros mais conhecidos do mercado e entenda a diferença entre eles. 

Carro hatch

O carro hatch é um dos tipos de carro mais procurados no território nacional. Isso porque ele se diferencia do cupê, principalmente na parte traseira. O modelo é bem mais compacto, ideal para quem não se sente confortável guiando carros de maior porte, além de caber bem na garagem.

O vidro traseiro do hatch é acoplado diretamente em seu porta-malas, fazendo com que o espaço do bagageiro fique ligeiramente menor. 

No entanto, o veículo acaba sendo bem mais acessível quando o assunto é preço. Uma das variações dele é o hatch médio, com motores mais potentes e uma carroceria maior.

Carro sedan

O carro sedan também é um dos tipos de carro mais procurados no mercado brasileiro, ainda mais para quem deseja circular pelo meio urbano. 

Sua carroceria é mais comprida, mas não possui nenhum exagero. O espaço é bem distinto entre o motor, os assentos e também o bagageiro.

Uma das principais diferenças entre o sedan e o hatch pode ser vista na presença do bagageiro, que, no caso, não fica colado ao vidro traseiro, fazendo com que todo o espaço interno seja devidamente valorizado. Assim, é ideal para quem gosta de fazer viagens em família.

Carro SUV

Não é novidade para ninguém que o carro SUV é um dos tipos de carro mais procurados em todo o país. Seu segmento é um dos maiores líderes de venda, principalmente devido à qualidade entregue pelas marcas envolvidas e pelo empenho do motor de um veículo completo.

Ele pode ser considerado um dos modelos mais robustos e modernos de todos, mostrando-se um verdadeiro utilitário esportivo. Sua carroceria é alta e bastante ampla, onde se torna bem mais simples transportar uma grande quantidade de pessoas e cargas. 

Além disso, o veículo também é equipado com tecnologia recente, mostrando-se versátil em todos os tipos de ambientes.

Carro esportivo

O carro esportivo é um dos tipos de carro de maior valor de mercado, mas isso não acontece, unicamente, por seus recursos internos. No entanto, pelo detalhamento empregado na carroceria, dá para entender o porquê de os valores aplicados serem tão superiores à média.

Esse tipo de veículo possui muitas variações, podendo ser vendido com ou sem teto, além de possuir muitos itens de série em relação à média. Sua projeção é realizada para garantir muito mais velocidade nas estradas, além de um desempenho surpreendente para quem gosta de aventuras.

Carro crossover

Se o crossover é um dos tipos de carro que você está procurando, então saiba que fará uma boa aposta. 

O modelo é uma verdadeira mistura de vários tipos de carrocerias, fazendo com que o veículo acabe mostrando-se extremamente versátil, muito embora seu custo seja mais alto que a média.

Muitos modelos acabaram servindo de inspiração para a sua criação, mas aqueles que possuem uma maior influência são o hatch, o sedan e o SUV.

A partir daí, surgiu um carro robusto, de direção mais pesada, ideal para quem gosta de fazer trilhas ou atravessar terrenos acidentados.

Picapes

Uma picape também pode ser conhecida como caminhonete. É um tipo de veículo automotor mais voltado para cargas, com um peso bruto total de até 3,5 mil kg. 

Além disso, sua parte traseira é aberta e, quase sempre, fica separada da cabine. Também é possível ver o modelo como um pequeno caminhão.

Por ser mais voltada para carga, sua parte traseira está quase sempre separada da cabine, garantindo uma melhor flexão do chassi com o intuito de transportar e de puxar cargas com maior peso. 

Seu projeto arquitetônico pode variar bastante de acordo com a marca.

Minivan

A minivan é um automóvel semelhante a uma van, mas projetada para uso particular. Entretanto, o veículo pode comportar de cinco a nove passageiros.

Além disso, o projeto das minivans apresenta uma extensão maior em altura e aproveita ao máximo o espaço interno do veículo, principalmente, no modo vertical. 

Conversível

Os carros conversíveis são projetados como veículos de luxo e podem chegar a valores milionários.   

O nome se dá à forma como o carro pode se converter como aberto ou fechado, por meio do seu teto removível manual ou eletronicamente.

Carros de luxo

Existem diversos tipos de carros de luxo no Brasil, porém poucas pessoas ainda têm a oportunidade de comprar um veículo dessa categoria. 

Em geral, um automóvel de alto padrão pode custar mais de R$ 5 milhões conforme o modelo, a marca e o ano de lançamento. 

Veja como funciona o leilão de carros de luxo.

Híbrido

Os carros híbridos são alimentados por dois tipos de motores, como o combustível e a eletricidade. Esse sistema faz um aproveitamento melhor das duas formas de alimentação do veículo, trazendo mais desempenho, autonomia e facilidades para o motorista dirigir. É possível encontrar alguns tipos de carros híbridos, conforme as opções disponíveis para venda no mercado.

Crédito imagem de capa: iStock.com/jetcityimage

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.