Tudo o que você precisa saber sobre carros SUV

Compartilhar

A categoria de carro SUV tem se tornado bastante popular no mercado e, por isso, merece receber um destaque neste artigo. Você conhece as características destes automóveis? Sabe por que eles estão na lista de carros preferidos dos brasileiros? De maneira geral, são mais conhecidos pela beleza ímpar, pelo tamanho acima da média e pela potência.

O SUV é um veículo ideal para toda a família. Ele chama a atenção por onde quer que passe e não tem um gênero predominante para assumir a direção. Há alguns anos, a sigla tinha outro significado, sendo utilizada com mais frequência para definir picapes fechadas com bastante espaço e uma carroceria totalmente separada do chassi.

O que caracteriza um carro SUV?

Um carro SUV tem as suas características muito bem definidas, que precisam ser bem observadas na hora da aquisição. Ainda que não haja uma resposta universal para dizer exatamente o que esta categoria pode significar, alguns pontos em comum são facilmente encontrados.

O SUV é um automóvel com as seguintes características:

  • espaço interno amplo;
  • motor mais potente do que a média;
  • porta-malas espaçoso;
  • posição elevada, para que o condutor possa se sentir à vontade;
  • design mais robusto;
  • suspensão elevada;
  • tração 4×2 ou 4×4.

Além disso, também é possível encontrar o SUV compacto, como é o caso do modelo KWID, da Renault. Ele tem muito espaço na mala, um bom espaço interno e ainda possui suspensão elevada para estradas mais acidentadas, evitando que a lataria sofra danos ao longo da condução.

Quais os benefícios de um carro SUV?

É muito provável que você se apaixone por um carro SUV logo de cara. Eles são muito elegantes e agradam a família toda. 

Outro ponto muito importante do modelo é a sua imensa variedade de modelos – desde os compactos até os mais robustos. As marcas e os preços também são encontrados em abundância no mercado, garantindo a melhor experiência possível para quem deseja fazer essa aquisição.

  • Conheça também o melhor SUV em custo-benefício.

Vantagens para quem adquire um carro SUV

Chegando em um ponto mais específico do carro SUV, que tal saber quais são as maiores vantagens que o veículo pode trazer para a sua vida? Veja, abaixo, algumas das principais características que agradam os condutores.

  • Espaço interno maior do que a maioria, comportando cinco adultos, sem nenhum tipo de desconforto.
  • Bancos rebatíveis, fazendo com que os assentos dobrem e ampliem a capacidade da sua carga.
  • Velocidade, possibilitando que o veículo, mesmo que seja grande, consiga promover maior adrenalina para a viagem.
  • Segurança na hora de dirigir, pois o carro SUV é considerado um dos tipos de carros mais seguros de todo o país. A maior parte de seus modelos tem um sistema de proteção bastante sofisticado, contendo controle de tração, freios ABS e supervisão de estabilidade.
  • Dirigibilidade, que não poderia ficar de fora, visto que o carro SUV vem equipado com câmera e alarme, para estacionar de maneira mais simples.

Se você ficou interessado no assunto, que tal conferir os modelos de SUVs e adquirir o seu?

Créditos imagem de capa: iStock.com/BrandonWoyshnis

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.