Tudo o que você precisa saber sobre carro hatch

Compartilhar

É muito comum que, na hora de comprar um carro novo, o comprador fique em dúvida se deve comprar, ou não, um carro hatch

Sendo assim, nada melhor do que conhecer um pouco mais a respeito deste tipo de automóvel para esclarecer todas as dúvidas e tomar a decisão final, sem nenhum peso na consciência.

O ideal é que o interessado saiba mais a respeito de todas as principais características do modelo, bem como se a personalidade do veículo combina com a sua. 

Além disso, é importante verificar se o carro atende a todas as necessidades do dia a dia e dos momentos de lazer, seja com a família ou sozinho.

O que é um carro hatch?

O termo hatch em um carro significa que o veículo tem uma porta traseira, diferente dos automóveis tradicionais, que possuem tampas no bagageiro. 

Essa configuração pode representar um detalhe, mas é o que faz a diferença nesse tipo de automóvel. Outro ponto é que o carro hatch pode oferecer melhor custo-benefício às famílias.

Considerado compacto, o carro hatch também é conhecido como um veículo de dois volumes, sendo um para os passageiros e o outro para o motor. O seu porta-malas fica logo atrás do banco traseiro. 

Quais as vantagens de ter um carro hatch?

O carro hatch é um veículo que pode trazer as seguintes vantagens para os usuários:

  • Tamanho compacto, ajudando a localizar vagas compatíveis;
  • Mais desempenho na direção, devido às dimensões do veículo;
  • Economia de combustível;
  • Motor não faz muitos esforços para movimentar o carro.

Conheça os carros econômicos do Brasil.

Como escolher um carro hatch?

Mesmo sendo um veículo com características diferentes, é necessário manter a atenção na hora de escolher um carro hatch

Um dos pontos importantes sobre esse tipo de automóvel é a potência do motor, tornando o carro compatível para o uso casual. Além disso, o motorista deve avaliar outras características. Saiba quais a seguir. 

Conheça os tipos de carro do mercado.

Confira o espaço interno

O espaço interno deve proporcionar conforto e ter um tamanho suficiente para comportar os passageiros. Outro ponto, o assento do motorista precisa oferecer uma ergonomia ideal para facilitar o desempenho na direção. 

Verifique o volume do porta-malas

Se você costuma viajar de carro com frequência, precisa ter muita atenção na escolha dos carros hatch mais espaçosos. Não deixe de conferir se o porta-malas é ideal para guardar um volume maior de bagagens. 

Verifique o bagageiro

Mesmo sendo um veículo compacto, o carro hatch possui um bagageiro maior nos limites compatíveis do automóvel. 

No entanto, o volume da carga pode interferir no peso que o automóvel pode transportar, incluindo a quantidade de passageiros e o motorista. 

Faça um test drive

O test drive é uma excelente dica para você conhecer o desempenho dos carros hatch. Os testes permitem fazer uma avaliação mais precisa das características do veículo sobre alguns fatores como:

  • Motor;
  • Velocidade;
  • Dirigibilidade;
  • Potência;
  • Desempenho do automóvel.

Em geral, todas as concessionárias de carros oferecem o test drive para o motorista avaliar as condições do carro hatch.

Créditos imagem de capa: iStock.com/typhoonski

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.