Tudo o que você precisa saber sobre carro hatch

É muito comum que, na hora de comprar um carro novo, o comprador fique em dúvida se deve comprar, ou não, um carro hatch. Sendo assim, nada melhor do que conhecer um pouco mais a respeito deste tipo de automóvel para esclarecer todas as dúvidas e tomar a decisão final, sem nenhum peso na consciência.

O ideal é que o interessado saiba mais a respeito de todas as principais características do modelo, bem como se a personalidade do veículo combina com a sua. Além disso, é importante verificar se o carro atende a todas as necessidades do dia a dia e dos momentos de lazer, seja com a família ou sozinho.

Afinal, o que é um carro hatch?

O carro hatch tem esse nome devido à variante da palavra inglesa hatchback, que tem como significado, em tradução literal, “traseira com comporta”. Sendo assim, este tipo de automóvel tem, no bagageiro, uma porta, e não uma tampa, como é comumente visto em outros modelos.

Ele também pode ser conhecido como carro de dois volumes, visto que o hatch é dividido em partes de cabine de passageiros e um compartimento para o motor. Diferentemente do carro sedan, que possui um porta-malas separado em outro espaço, o hatch reserva esse local na cabine, bem atrás do banco traseiro.

Por este motivo, o carro hatch é um modelo bem mais compacto que não possui uma extensão saliente, em forma de baú, para a parte das bagagens. Sendo assim, o carro tem seu final definido por um ponto mais distante do vidro de trás, assim como nas vans.

Quais as vantagens de ter um carro hatch?

O veículo em si é projetado para trazer muitas vantagens para os proprietários e passageiros. Sendo assim, é necessário conferir todas as suas características para saber se o modelo é capaz de suprir todas as necessidades. Uma das primeiras vantagens do hatch é o seu tamanho compacto, que pode facilitar muito na hora de conseguir uma vaga.

Além disso, o carro hatch oferece melhor percepção das dimensões do próprio veículo. Sendo assim, como o para-choque está praticamente alinhado com a base do vidro traseiro, estacionar de ré ou se locomover pelas ruas nunca mais será um problema a ser enfrentado.

Por fim, o modelo é bem mais econômico do que um carro SUV, por exemplo. Isso acontece porque, por ser mais compacto, os motores precisarão de menos esforço para que sejam capazes de movimentar o veículo.

Como escolher um carro hatch?

Ainda que o carro hatch tenha diversas funções a serem usufruídas pelo usuário, é necessário conferir todas as suas características na hora da compra. Além disso, também é válido lembrar que o veículo não oferece tanta potência quanto um carro esportivo, sendo mais recomendado para uso casual.

Para saber como escolher o seu carro, o ideal é conferir o espaço interno para ver se é o suficiente, observar o volume do porta-malas, verificar como o bagageiro abre e fazer um test drive para analisar o conforto diante do volante.