Quais carros usados não devo comprar?

Compartilhar

Se você cogita comprar um automóvel de segunda mão, deve estar pensando “quais carros usados não devo comprar”, correto? Essa dúvida persiste em muitas pessoas, já que é necessário tomar alguns cuidados antes de fechar uma compra. 

O motorista deve ter atenção nos documentos e nas condições do veículo. Assim, poderá fazer uma compra segura e sem risco de problemas graves no futuro. 

A Sodré Santoro desenvolveu este conteúdo para explicar quais carros valem a pena comprar e como você pode escolher um veículo ideal com bom custo-benefício. Acompanhe e tire as suas dúvidas!

Por que devo evitar certos tipos de carros?

Comprar um carro usado ou seminovo pode ser uma caixinha de surpresas, já que não conhecemos muitos detalhes sobre o veículo. A segurança é um dos principais pontos que devem ser considerados na compra de um carro usado. 

Se você pretende fechar um negócio desse tipo, deve atentar para certos fatores que não devem ser desconsiderados. 

Afinal, ninguém quer ficar no prejuízo, principalmente, na hora de comprar um carro usado. Por isso, dê preferência a um veículo com as seguintes condições:

  • Preço mais em conta;
  • Seguro com valor acessível;
  • Documentação barata;
  • Manutenção fácil;
  • Baixa quilometragem.

Além disso, convém fechar a compra do carro usado com um vendedor que transmita confiança e transparência no negócio. O leilão de carros é uma boa dica, já que é uma atividade cada vez mais requisitada no país. 

Saiba quais são os carros usados mais vendidos no Brasil. 

Como analisar um carro usado?

Um veículo usado pode apresentar algumas características diferentes, como a vida útil do motor, conservação da pintura e quilometragem rodada. Outro ponto, o histórico do carro deve ser um dos principais itens a serem verificados. 

O motorista deve, ainda, checar as condições do motor e dos seus componentes, para não ocorrerem imprevistos mais graves ao circular com o veículo. Assim, é importante conferir alguns itens como:

  • Óleo;
  • Fluidos;
  • Correia;
  • Filtros;
  • Velas.

Conheça os carros usados mais baratos do Brasil. 

Por que alguns carros dão menos problemas que outros?

Os automóveis fabricados no Brasil possuem características diferentes, o que pode resultar em manutenções periódicas ou em problemas recorrentes. Porém, manter os pequenos cuidados pode impedir os imprevistos mais graves.

Cuidar de um veículo é uma tarefa indispensável, independente se é novo, usado ou seminovo. Por isso, se você pensar sobre carros que não devemos comprar, lembre-se que os problemas podem surgir em qualquer automóvel. 

Um carro econômico pode dar mais problemas?

Por mais barato que um carro possa custar, isso não representa que terá muitos problemas no futuro. A manutenção deve ser feita periodicamente, para que o automóvel possa ter uma vida útil maior e ofereça segurança aos passageiros. 

Um carro econômico no preço, no combustível ou na manutenção pode proporcionar mais tranquilidade ao motorista, visto que as despesas poderão ser mais baixas.

Saiba quais são os tipos de carros do mercado.

Como escolher um carro com manutenção mais barata?

A manutenção do carro vai além de checar motor, fluidos e outros componentes que ajudam a manter o seu funcionamento. 

Além disso, os imprevistos podem surgir e pegar de surpresa os motoristas menos precavidos. Sem contar, que ainda existem os impostos e os tributos como IPVA, DPVAT e o seguro.

Por isso, os carros que valem a pena comprar devem oferecer condições para o motorista circular sem preocupações maiores com a sua segurança e com despesas inesperadas. 

Economizar ainda é um fator importante, por isso, escolha um veículo conforme as suas necessidades de uso e o seu perfil econômico.

Crédito imagem de capa: iStock.com/Q77photo

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.