4 dicas do que olhar e revisar ao comprar uma moto usada

Você sabe o que olhar ao comprar uma moto usada? É muito comum que os pilotos tenham essa dificuldade, principalmente se nunca compraram uma moto anteriormente. Sendo assim, uma boa pesquisa pode ser o suficiente para fechar um bom negócio e começar a pilotar o mais rápido possível!

Comprar moto usada não precisa ser uma missão difícil, principalmente porque os leilões oferecidos pela Sodré Santoro garantem toda a segurança de que você precisa na hora da compra. Com o edital, é possível sondar todas as informações sobre o veículo e, consequentemente, garantir uma aquisição justa. 

Para garantir que você fará um bom negócio, separamos nesse post as melhores dias para investir na sua nova aquisição. Confira!

O que devo saber antes de comprar uma moto usada?

É preciso saber o que olhar ao comprar uma moto usada para garantir uma boa compra, principalmente se o modelo já é um pouco mais antigo do que a maioria. Com algumas rápidas checagens, e com a ajuda de um profissional, será bem mais simples entender se vale, ou não, a pena levar aquele veículo em específico.

1. Documentação do veículo

Fazer a transferência do veículo para o seu nome é uma das partes mais importantes da compra. Sendo assim, é necessário saber se a documentação da moto está completa e se não haverá nenhum empecilho. São 30 dias para a realização da transferência.

2. Faça a verificação das peças com um profissional

Assim como já foi dito anteriormente, é sempre importante contar com um profissional de confiança que possa verificar os componentes da moto. Isso vai evitar possíveis dores de cabeça e permitir um bom uso do veículo no longo prazo.

3. Dê uma olhada nos pneus

Os pneus falam muito sobre um veículo e, por isso, não deveriam ficar fora da lista do que olhar ao comprar uma moto usada. Além disso, alguns proprietários não arrumam as motos antes de colocá-las à venda, o que pode ser um perigo para quem compra.

Por isso, é fundamental que, antes de fazer o uso, você realize uma boa revisão de pneus e até os troque, se forem identificados furos, arranhões, ou se estiverem “carecas”.

4. Faça uma pesquisa do valor do seguro da moto usada

O seguro é extremamente importante para garantir maior proteção ao consumidor. Mesmo que você compre uma boa moto por um valor abaixo do preço de mercado, pesquise a respeito do valor do seguro para saber se terá, ou não, prejuízo com um determinado modelo.

Qual a melhor quilometragem para comprar uma moto usada?

Entre os itens que devem ser checados após a compra está o hodômetro, que é fundamental para avaliar uma moto usada. O equipamento irá indicar o quanto aquele veículo já rodou pelas estradas.

Sendo assim, não é tão interessante que uma moto com altas quilometragens rodadas, já que o desgaste no motor, nesse caso, pode ser maior. Lembrando que a média é de 3 anos para que o motor passe a sofrer mais com os desgastes.

Como avaliar o estado de uma moto?

Existem alguns elementos que podem ajudar na hora de escolher uma moto usada e avaliar o seu estado. Dentre os principais, é possível mencionar:

  • Quilômetros rodados;
  • Faíscas ao ligar a moto;
  • Temperatura do motor;
  • Funcionamento dos comandos;
  • Pulso da embreagem (rigidez mecânica).

Agora que você sabe o que olhar ao comprar uma moto usada, está na hora de participar de um leilão de motos da Sodré Santoro para sair pilotando!