Saiba o que olhar na hora de comprar uma moto usada

Compartilhar

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que olhar na hora de comprar uma moto usada. Mesmo que a oferta seja atraente, é importante ter atenção em alguns detalhes para não ter problemas com a motocicleta no futuro. 

Por mais que alguns condutores possam ter dificuldades nesse tipo de negócio, não é preciso ter preocupações maiores. Mas, se você quer fazer uma transação sem erros, deve conhecer algumas dicas para ter sucesso na sua compra.

A Sodré Santoro preparou esse guia para você saber tudo o que tem que checar na moto antes de comprar. Acompanhe!

O que analisar na hora de comprar uma moto usada?

Muitos condutores que sonham em trocar ou adquirir a primeira moto, costumam considerar, primeiro, o preço oferecido nos anúncios. 

Mas, para garantir uma compra melhor, antes é necessário ver o estado de conservação da moto e o funcionamento dos seus componentes. Saiba mais a seguir.

1º Condição geral da moto

É importante conferir o estado geral da moto. Assim, você pode descartar qualquer problema maior que comprometa o uso do veículo.

Se for possível, peça ao vendedor para apresentar um laudo mecânico sobre a moto ou leve um profissional de confiança para analisar o estado geral do equipamento. 

Dessa forma, poderá identificar ruídos estranhos no motor e defeitos na suspensão ou nos freios. Além disso, será possível fazer uma média de gastos com os reparos.

2º Documentação

Os documentos da moto devem estar legalizados e sem pendências junto aos departamentos de trânsito. Também é importante verificar alguns itens, como:

  • Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • Licenciamento Veicular (CRLV);
  • Certificado de registro de titularidade;
  • Antigo DUT (Documento Único de Transferência);
  • Débitos ou multas no Detran;
  • Laudo de vistoria;
  • Sinistros (se for o caso).

3º Quilometragem

Essa parte não compromete o estado geral da moto, já que muitos quilômetros rodados podem representar um bom desempenho para o veículo. 

Mas uma moto muito rodada e com elevada quilometragem pode dificultar a sua revenda no futuro. Muitas pessoas acreditam que uma moto muito utilizada pode ter passado por mais problemas. 

4º Estado dos pneus

Para garantir a segurança, os pneus não podem passar despercebidos nos cuidados para tomar antes de comprar uma moto usada. 

Verifique atentamente o estado dos pneus para identificar furos, rasgos, fissuras ou desgastes. Assim, você evitará riscos de acidentes enquanto circula com a moto. 

5º Sistema de freios

Um dos principais itens para a segurança não deve ser desconsiderado na hora de comprar uma moto usada. Os freios não devem emitir ruídos e precisam estar perfeitamente alinhados às rodas durante as frenagens.

Caso perceba alguma alteração, será necessário fazer a troca das pastilhas, lonas ou do “sangramento” do sistema, caso seja do tipo ABS ou CBS. Não deixe de verificar, também, se os cabos de ligação não contém danos ou desgastes.

6º Motor

O principal elemento da moto pode ser um pouco complexo para avaliar, já que possui muitos componentes para serem checados. 

A dica é conferir a aparência geral do componente para identificar vazamento de óleo, se já foi desmontado e se existem amassos ou marcas de solda. Caso encontre alguma dessas alterações, é possível que o motor tenha passado por substituição de peças.

7º Parte elétrica

A parte elétrica é um fator determinante para a vida útil das motos. Portanto, confira as luzes de advertência, faróis, iluminação traseira, setas e luzes de freios.

Outro ponto importante é a iluminação do painel de comandos, já que ele possui sinalizadores que informam as condições da moto, como:

  • Pressão do óleo;
  • Níveis de combustível;
  • Sistema de injeção;
  • Quilometragem;
  • Velocidade.

Conheça os tipos de faróis usados nos veículos.

8º Histórico de manutenção

O histórico é o conjunto de todos os reparos, inspeções e consertos que a moto já passou. Ele servirá como base para você analisar o desempenho do veículo e se precisará de uma manutenção melhor no futuro.

Esse documento também serve para atestar os níveis de segurança e deve apresentar algumas informações, como:

  • Troca de peças e componentes;
  • Custos dos reparos;
  • Tempo de retenção;
  • Quilometragem atual;
  • Data dos serviços.

Aproveite e saiba quando fazer a troca dos pneus.

Descubra uma ampla seleção de motos usadas no leilão da Sodré Santoro

Agora que você já sabe o que olhar na hora de comprar uma moto usada e compreendeu a importância de uma análise prévia, pode encontrar a sua motocicleta com preços reduzidos em comparação ao mercado. 

Participe do leilão de motos da Sodré Santoro e conte com a experiência e o profissionalismo de uma equipe altamente qualificada para tirar as dúvidas. Entre em contato conosco e fique por dentro dos próximos leilões.Saiba como comprar moto de leilão.

Créditos imagem de capa: iStock.com/Ivan-balvan

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.