Troca de Pneus: saiba o momento certo de trocar

Compartilhar

Você sabe quando é o momento ideal para a troca dos pneus do seu carro? Essa parte é tão importante quanto a manutenção preventiva do automóvel e proporciona mais segurança no trânsito.

Se você utiliza o seu carro com frequência ou para viajar, é necessário manter a qualidade dos pneus para evitar qualquer imprevisto.

A Sodré Santoro preparou este conteúdo para tirar as suas dúvidas e como saber a hora de trocar os pneus. Acompanhe agora!

1. Desgaste do pneu

Os pneus são um dos principais itens que não passam despercebidos na manutenção preventiva do carro. 

Independente do tempo de uso do veículo, os pneus começam a apresentar desgastes, o que pode ser verificado nos indicadores de uso dos equipamentos. 

Os pneus devem ser verificados mesmo que o veículo seja novo, mas, já tenha uma quilometragem elevada. 

2. Danos ao pneu

Se você usa o carro com frequência, pode não perceber nenhum dano nos pneus. Muitas vias das cidades apresentam má conservação, como buracos ou elevações das camadas de asfalto.

Outro ponto, o carro pode passar por cima de objetos que podem rasgar ou rachar os pneus, causando os conhecidos cortes laterais. Com o passar do tempo, esses danos podem comprometer a estrutura e o funcionamento do automóvel. 

3. Envelhecimento do pneu

Os pneus também envelhecem devido a alguns fatores como:

  • Clima das regiões;
  • Condições do asfalto ou do solo;
  • Pressão exercida na direção;
  • Excesso de peso sobre o automóvel.

Muitas vezes, o motorista pode visualizar o envelhecimento dos pneus, porém, é possível identificar os desgastes por meio de ruídos durante a condução do veículo. 

4. Validade

Os pneus dos veículos possuem prazo de validade e precisam ser trocados periodicamente. Em geral, as fabricantes de automóveis recomendam a substituição a cada cinco anos ou quando o automóvel atingir dez mil quilômetros rodados.

Porém, se você perceber qualquer alteração dentro do prazo de validade, deve verificar a necessidade de fazer uma substituição antecipada das peças. 

A troca deve ser observada, também, para os pneus traseiros. Muitos motoristas pensam que apenas os itens dianteiros precisam de mais atenção. 

O ideal é fazer um planejamento e trocar todo o conjunto dos pneus, assim, você poderá rodar com segurança e ter um bom custo-benefício. 

Estepe

O estepe deve ser mantido em bom estado de conservação, para atender a qualquer imprevisto como furos, esvaziamento ou rasgos do pneu. 

Outro ponto, a falta do estepe ou manter a peça com defeitos, pode acarretar penalidades para alguns tipos de veículos, conforme a resolução 14/1998, números 259/2007 e 540/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Importância da troca dos pneus

A troca de pneus deve ser feita periodicamente conforme as regras para a manutenção do carro. No entanto, o motorista deve observar qualquer alteração nas peças, mesmo que o veículo seja novo ou esteja rodando dentro do prazo de validade. 

A segurança é um dos principais fatores para os carros rodarem pelas cidades, além de trazer um bem-estar maior para o motorista e para os passageiros. 

Portanto, mantenha em dia a manutenção do seu automóvel e tenha atenção com o estado de conservação dos pneus.

Créditos imagem de capa: iStock.com/filrom

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.