Saiba como comprar uma moto de leilão

Compartilhar

O mercado de leilões vem crescendo e concentra um grande número de participantes, que buscam por opções atrativas nos lances. Contudo, esse tipo de aquisição deixa algumas dúvidas, entre elas, como comprar moto de leilão.  

O leilão de motos pede a atenção dos consumidores, pois é importante conhecer todos os detalhes sobre o veículo anunciado.

Um leilão pode ser vantajoso e trazer um bom custo/benefício, entretanto, investir em algo usado pede cautela, por isso é importante buscar todas as informações disponíveis sobre o bem a ser adquirido.

Portanto, conheça a seguir como funciona um leilão de motos e o que você deve saber antes de participar dos lances. Saiba, ainda, como a Sodré Santoro pode te ajudar a realizar uma compra bem-sucedida e sem gerar preocupações. 

Como funciona um leilão de moto?

Quando pensamos em um leilão de motos, logo vem a ideia de adquirir algo com um valor abaixo do mercado. Certamente, você encontrará diversas opções de modelos e de preços sobre as motocicletas.

Antes de comprar uma moto de leilão, é necessário considerar alguns fatores que podem impactar na tomada de decisão. Por isso:

  • Leia atentamente o edital do leilão;
  • Confira se os anúncios são reais;
  • Veja os detalhes da oferta;
  • Confira se existem danos na moto;
  • Peça informações sobre a documentação;
  • Compare os preços do mercado.

No entanto, é possível encontrar diversos tipos de motos nas seguintes situações:

  • Veículos apreendidos em blitz;
  • Motos recuperadas judicialmente por financiamentos;
  • Renovação de frotas das concessionárias;
  • Veículos usados em testes pelas fabricantes;
  • Motocicletas procedentes de órgãos públicos, como o Detran e a Receita Federal.

Além disso, os leilões podem oferecer motos com danos de pequena ou média monta, mas que não impedem os veículos de rodarem. Porém, é necessário providenciar uma vistoria para eliminar os riscos de acidentes. 

O que é preciso para participar?

As pessoas interessadas em participar de um leilão presencial ou virtual devem atender algumas exigências dos leiloeiros. Para isso, para o cadastro, é preciso ter:

  • Mais de 18 anos;
  • Identidade e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • CNPJ com estatuto da empresa para pessoa jurídica.

No leilão de motos, o participante que der o maior lance ficará com o veículo. A Sodré Santoro oferece um catálogo completo e com todas as caraterísticas dos veículos.

Além disso, é importante ter atenção com os seguintes detalhes:

  • Não faça pagamentos antecipados;
  • Não participe de leilões sem conhecer a credibilidade do leiloeiro no mercado;
  • O pagamento dos lances deve ser feito à vista, sem parcelamentos ou financiamentos;
  • Desconfie de ofertas agressivas ou com preços muito baixos;
  • Confira os detalhes do leiloeiro durante um leilão virtual para evitar os sites fraudulentos;
  • Verifique ano de fabricação da moto;
  • Confira o histórico veicular.

O que acontece após arrematar uma moto no leilão?

Após o arremate, você deve estar se perguntando sobre o que fazer em seguida, correto? No entanto, lembre-se que, após fechar uma compra no leilão, a transação não poderá ser desfeita. 

Ao fechar uma compra, é necessário providenciar a transferência de titularidade da moto e verificar se existem reparos ou pendências com o Detran. No entanto, a quitação de qualquer débito envolvendo o veículo dependerá de cada comitente/vendedor. 

Tipos de leilão de moto

Os leilões veiculares são divididos em quatro categorias, conforme a apreensão do veículo. Para isso, confira a seguir como são os principais lances. Você pode contar com categorias de leilões que podem simplificar as transações de forma conveniente às suas necessidades.

Se optar por um leilão de seguradoras, você deve entender que essa modalidade oferece os veículos que foram sinistrados e não foram cobertos pelos seguros. Já os leilões de montadoras têm a finalidade de anunciar os carros e as motos utilizados em testes.

Moto recuperada de financiamento

Essa modalidade ocorre quando o veículo é apreendido por falta de pagamento das parcelas de um financiamento. Com isso, o banco ou uma instituição financeira retoma a moto e oferece no leilão por um preço inferior ao de mercado. 

Órgãos públicos

Os órgãos públicos, como o Detran e a Receita Federal, também realizam lances com motos e automóveis. Saiba a seguir como funcionam.

Detran

O Detran realiza leilões com os veículos que estão há mais de 90 dias nos seus pátios. Para tanto, os veículos apreendidos não foram resgatados pelos proprietários e, além disso, não apresentam danos graves em suas estruturas, o que pode ser considerado uma boa opção de compra. 

Receita Federal

O órgão oferece lotes para os leilões com veículos apreendidos em diversas situações. Para tanto, é possível conferir os detalhes no site da instituição e se cadastrar para participar dos lances. 

Como os leilões podem acontecer?

Os leilões podem ser feitos em três modalidades:

  • Presencial;
  • Virtual;
  • Simultânea, quando os presentes disputam os lances com os participantes no site do leiloeiro.

Como regularizar a moto de leilão?

Possivelmente, você pode estar com dúvidas se a moto de leilão pode circular normalmente. Contudo, o veículo pode rodar, desde que esteja com a sua documentação legalizada. 

Para isso, o arrematante deve comparecer a um posto do Detran para iniciar o processo de regularização da sua moto. O órgão fará a transferência de titularidade mediante as seguintes exigências:

  • Apresentação do auto de leilão;
  • Nota fiscal da compra;
  • Documentos pessoais do comprador, como CPF e a Carteira Nacional de Habilitação;
  • Comprovante de residência;
  • Documentação da moto com o Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • pagamento de taxas para a transferência de propriedade, que pode variar de valor conforme a região do comprador.

Caso exista alguma pendência, como multas ou infrações no veículo,  irá constar no edital as condições sobre uma possível quitação das mesmas. Por isso, é importante conferir, antes do leilão, se o veículo possui algum registro de débitos no seu histórico. 

O processo de regularização pode levar até 90 dias, porém, precisa ser iniciado em até um mês após o leilão. Além disso, o IPVA deverá ser pago pelo novo proprietário no ano da compra ou, caso já conste o pagamento, no exercício seguinte à aquisição. 

Quais os principais cuidados antes de comprar uma moto de leilão?

O participante deve tomar alguns cuidados ao comprar moto usada, com atenção redobrada sobre as condições do leilão. Um dos principais fatores é a condição de compra, pois é necessário ter o dinheiro para fazer o pagamento integral do veículo. 

Por outro lado, as casas de leilão divulgam as imagens da moto, porém, é possível visitar os pátios onde estão os veículos. Geralmente, as visitações são abertas por alguns dias antes do leilão. 

Outro ponto é o valor do veículo, portanto, antes de comprar uma moto de leilão, pesquise se a aquisição trará um bom custo/benefício. Compre a moto somente se o preço não ultrapassar os valores do mercado. 

Além disso, é importante mencionar a possibilidade de fazer os reparos na motocicleta, o que pode elevar os custos da aquisição. Sendo assim, faça um planejamento financeiro antes de efetuar os lances.

Não esqueça de tirar todas as suas dúvidas sobre como a moto de leilão pode rodar!

Como consultar o histórico de uma moto?

O histórico pode ser acessado no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e, para isso, basta informar a placa da moto ou o Renavam. Assim, será possível conferir se a motocicleta possui pendências ou impedimentos para circular. 

Aproveite e veja como regularizar sua moto de leilão!

Leilão de moto vale a pena?

O leilão de veículos é um dos tipos de aquisição que mais cresce no país. O comprador poderá encontrar diversas categorias de motos com preços baixos e facilidades para a aquisição. 

Portanto, esse serviço pode ser vantajoso para quem procura por uma moto com um preço mais baixo. Além disso, oferece um vasto catálogo com muitas opções de compras.

Na Sodré Santoro, você conta com uma excelente infraestrutura para participar dos lances. A empresa possui uma sólida atuação no mercado de leilões, além de contar com uma equipe especializada para prestar um excelente atendimento. 

Se você tiver dúvidas sobre como comprar uma moto de leilão, entre em contato e converse com os especialistas. A Sodré Santoro oferece a segurança necessária para gerar tranquilidade a seus clientes!

Créditos imagem de capa: iStock.com/MarcCallejaLopez

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.