Site de leilão falso: Como reconhecer um e evitar golpes

Compartilhar

Os golpes virtuais cresceram no país e já causaram prejuízos a muitas pessoas e empresas. As armadilhas são frequentes e, apesar de alguns detalhes que passam despercebidos, é possível identificar um site de leilão falso. 

Se você vai participar de um leilão online e não sabe como identificar sites falsos de leilão, entenda a seguir as dicas que a Sodré Santoro preparou para você se prevenir contra os golpes no mercado de vendas públicas.

Conheça os principais golpes aplicados

Muitas pessoas não conhecem o mercado de leilões e acabam entrando em armadilhas. Com isso, é inevitável ter perdas ou prejuízos financeiros que podem trazer muitas dores de cabeça. 

Então, se você achar que pode existir algo de errado sobre o site de um leilão, deve considerar alguns fatores importantes para saber a procedência de um leiloeiro. Prossiga o texto para entender mais. 

Cobrança de pagamento adiantado

Um leilão certificado não faz cobranças antecipadas, como taxas de inscrição ou valores de itens que ainda não foram leiloados. 

Entenda que os pagamentos antecipados em leilões não têm procedência, já que os participantes terão as mesmas oportunidades de aquisição somente e durante os eventos.  Ou seja, o pagamento deverá ser feito unicamente após a arrematação do bem. 

Endereço do site incorreto ou pouco confiável

Um dos golpes mais aplicados em um site de leilão falso é o endereço eletrônico da leiloeira. Para reconhecer um portal verdadeiro, você deve prestar atenção nos seguintes detalhes:

  • O endereço do site deve terminar com a extensão “.com.br” ou “.com”;
  • Confira se o nome do leiloeiro está correto;
  • Procure o símbolo do cadeado no canto superior à esquerda da tela;
  • Se aparecer a mensagem “Site não seguro”, desconfie e não prossiga com a navegação;

A Sodré Santoro concentra as suas atividades para os leilões presenciais e online em apenas um portal. A gestora não tem sites regionais ou internacionais.

Além disso, tome cuidado com os links enviados por redes sociais ou por mensagens em dispositivos eletrônicos. Verifique se a empresa tem a rotina de fazer contatos com clientes por outros meios fora do padrão de atendimento. 

Aproveite e leia como participar de leilão online.

Como denunciar um site de leilão falso?

Se você foi vítima de um golpe dos falsos leilões, deve entrar em contato com a polícia e fazer um boletim de ocorrência o mais rápido possível. 

Saiba mais sobre os sites de leilões confiáveis.

Como funciona a Sodré Santoro?

A Sodré Santoro atua no mercado desde 1979 e se tornou uma das maiores referências em leilões presenciais e online. 

Escolha a Sodré Santoro para não cair no golpe dos sites de leilões falsos e fazer os seus negócios com confiança e profissionalismo. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os leilões!

Veja como participar de um leilão de carros e de um leilão de materiais.

Crédito imagem da capa: iStock.com/tumsasedgars

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.