Sites de leilão falso: como reconhecer e evitar golpes

Você saberia reconhecer um leilão falso? Muitas pessoas dariam uma resposta negativa para esta questão, principalmente porque não estão acostumadas com este tipo de evento, ou simplesmente porque acabam deixando pequenos detalhes passarem despercebidos. No entanto, cada pequeno momento conta para saber o que é, ou não, um golpe.

Se você tem a intenção de participar de algum leilão, mas ainda não sabe como identificar se o evento possui alguma espécie de “armação” por trás, não deixe de ler este texto. Aprenda agora mesmo a identificar um evento falso para evitar perdas.

Atente-se à cobrança de pagamento adiantado

O pagamento adiantado, antes mesmo do evento, não é aceito. Para identificar um leilão falso, você precisa estar atento a este tipo de cobrança indevida, que exige do participante um pagamento antecipado sobre um item que sequer foi adquirido ainda.

Isso não faz o menor sentido, porque muitos participantes estarão presentes no evento disputando o mesmo item. Sendo assim, não seria viável que uma pessoa entregasse um valor em dinheiro antes mesmo de ter a certeza da aquisição.

Observe o endereço do site

Um dos erros mais comuns que acaba levando muita gente a cair em um verdadeiro golpe de leilão falso é o endereço incorreto ou pouco confiável na web. Sempre observe se o nome do site está escrito de maneira correta. Além disso, também é possível procurar o símbolo do cadeado, no canto superior esquerdo, que garante a autenticidade.

Tome cuidado com links enviados por redes sociais

Antes de clicar em qualquer link que tenha sido enviado por meio do WhatsApp ou outra rede social, verifique se, de fato, aquela empresa possui este tipo de funcionalidade e se o processo se trata de algo padrão ou de um leilão falso.

Um leilão falso pode acabar tirando dinheiro de um dos participantes. Verifique também se os representantes têm, ou não, uma atuação direta em redes sociais, para ficar atento a qualquer tipo de solicitação invasiva que possa ser feita por meio delas.

Tenha em mãos a lista de sites falsos

Para facilitar a vida das pessoas que desejam participar de um leilão, mas ainda não se sentem seguras o suficiente, Isso ajuda muito a identificar possíveis golpistas.

Desta maneira, será possível ter acesso aos sites reais, que proporcionam aos interessados uma experiência única e completamente segura, com total sigilo de transações e dados bancários.