Carro automático: Conheça as vantagens, funcionamento e cuidados essenciais

Compartilhar

Uma das principais vantagens de ter um carro automático é a praticidade que ele traz para o dia a dia. Carros automáticos são confortáveis, econômicos e se tornaram um dos preferidos de muitos motoristas brasileiros.

A principal diferença desse veículo é a sua tecnologia, que permite ao condutor ter mais autonomia e liberdade para dirigir. 

Reunimos informações incríveis para você saber como é o funcionamento do câmbio automático e as principais vantagens que esse carro pode trazer para a sua vida. 

O que é um carro automático?

O carro automático é um veículo que aciona as marchas automaticamente e dispensa o motorista de fazer a troca manual desses comandos. Uma das diferenças desse veículo é a ausência do pedal de embreagem.

Esses carros possuem sistemas de câmbio que equilibram a aceleração e a velocidade para gerar suavidade e economia de combustível durante os trajetos, conforme a marcha adequada para o momento.

Vantagens do carro automático

Diferentemente de carros com câmbio manual, carros automáticos apresentam versatilidade e benefícios no seu desempenho. Confira a seguir algumas vantagens desse modelo.

Condução mais suave

A suavidade é um dos principais destaques desse tipo de carro. O sistema de transmissão faz tudo sozinho para o condutor não se preocupar com a posição da marcha na direção. 

Ou seja, o carro identifica a necessidade de ajustar a marcha, e o motorista só precisa manter o controle da velocidade e das frenagens.

Fácil de dirigir

Outro ponto positivo é a facilidade que o motorista terá para guiar um carro automático. Como o veículo faz a troca instantânea das marchas, reduzirá a possibilidade do carro passar por uma condução forçada ou do motor sofrer “engasgos”. 

Menor fadiga ao volante

Quanto mais suave for a direção, menor será o esforço que o carro fará nas conduções. Dessa forma, o modelo automático reduz os riscos do motor “morrer”, já que o comando das marchas não será feito manualmente. 

Além disso, os câmbios automáticos não desgastam rapidamente, evitando as manutenções frequentes como pode acontecer em carros comuns. 

Maior controle em subidas

As subidas exigem mais esforço do carro e preocupação maior do motorista no uso da marcha adequada. No carro automático, qualquer rota inclinada se torna fácil, já que o sistema de câmbios acionará a marcha ideal para a situação e evitará o risco do motor superaquecer.

Facilidade em manobras

Manobrar com esse veículo pode ser bem mais fácil, principalmente na hora de estacionar ou fazer paradas em lugares íngremes. 

O sistema automático permite que o carro se ajuste adequadamente em manobras rápidas e sem esforços sobre as transmissões dos câmbios. 

Cuidados essenciais para carros automáticos

Para manter a durabilidade e a vida útil do carro automático, é importante seguir alguns cuidados que podem ser simples e ajudarão a manter o veículo em boas condições de uso. Para isso, tenha atenção a alguns detalhes:

  • Confira o prazo para fazer a troca do óleo no manual de instruções;
  • Não dirija com o câmbio na posição “N” (Neutro), pois isso não economizará combustível;
  • Evite, também, a marcha neutra ao fazer descidas, o que pode causar desgaste rápido dos freios;
  • Não deixe de usar o freio de mão, mesmo mantendo o carro na posição de parada “P”;
  • Evite a troca apressada das posições do câmbio;
  • Ao dirigir e parar em sinais, mantenha a posição “D”, de “Drive”.

Conheça os tipos de carro do mercado.

É possível adquirir um carro automático em leilão?

Sim, você pode encontrar vários lotes de veículos no leilão de carros da Sodré Santoro. Temos um vasto catálogo para você escolher e arrematar um automóvel ideal conforme o seu gosto. 

Encontre carro automático barato.

Créditos imagem de capa: iStock.com/DmytroVaravin

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.