Moto elétrica: Tudo o que você precisa saber sobre este tipo de moto

Compartilhar

A moto elétrica combina estilo e praticidade, e chegou ao mercado para inovar o universo das motocicletas. Prática e funcional, essa categoria veicular é fácil de pilotar e ainda ajuda na preservação do meio ambiente.

Elas são classificadas como scooters, motocicletas e também como triciclos movidos com eletricidade. Funcionando por meio de baterias, elas podem ser uma boa opção para quem procura uma moto mais simples e com um bom custo-benefício. 

A seguir, confira tudo sobre as motos elétricas e descubra porque esse tipo de veículo vem conquistando a preferência de muitos pilotos no Brasil. 

O que é uma moto elétrica?

A moto elétrica é um veículo com duas ou três rodas e funciona por meio da recarga elétrica de baterias. Para isso, basta apenas fazer a carga por algum tempo em uma tomada compatível.

As motos elétricas, classificadas como scooters ou motocicletas, possuem um motor movido por eletricidade, diferente das versões tradicionais movidas por combustão. Não poluem o meio ambiente, já que não emitem gases tóxicos que afetam a natureza. 

Se você tem dúvidas sobre quantos km por hora faz uma moto elétrica, saiba que esses veículos no Brasil podem atingir velocidades de até 120 km/h, como a EVS Street, da Voltz, que acelera de 0 a 60 km/h em até seis segundos.

Quais são os principais benefícios de uma moto elétrica?

A moto elétrica oferece bastante praticidade para o condutor e tem características diferenciadas de uma moto tradicional. Uma delas, sem dúvida, é a economia, já que não precisa ser abastecida com combustíveis. 

Por isso, ela pode oferecer muitos benefícios que, se comparados a uma moto comum, podem trazer mais praticidade para o dia a dia. Confira outras vantagens a seguir.

Economia

Economizar é um ponto importante para muitas pessoas e a moto elétrica pode gerar um bom custo-benefício para o usuário. Como não precisa de combustível, não existirá a preocupação do condutor ter despesas com abastecimento, e a recarga da bateria também não consome energia elétrica excessivamente.

Além disso, as motos elétricas são isentas do IPVA em alguns estados, que é uma despesa extra que pode custar caro conforme o tipo do veículo.

Manutenção simples e barata

Manter uma moto elétrica pode ser bem mais vantajoso em comparação a um modelo tradicional. Como o seu motor é uma bateria, não será necessário fazer reparos semelhantes aos de um equipamento comum.

Praticidade no abastecimento

O “combustível” de uma moto elétrica nada mais é do que a eletricidade. Para carregar a bateria, basta conectá-la a uma tomada residencial comum. Além disso, é possível fazer a recarga em estações que possuem equipamentos para essa finalidade. 

Porém, o tempo de carga pode variar conforme a potência dos modelos. Em geral, as recargas podem ser completadas entre cinco a dez horas, mas, nos eletropostos, pode ser de 20 minutos.

Ajuda na preservação do meio ambiente

Se você se preocupa com a preservação do meio ambiente, pode usar a moto elétrica sem problemas já que ela não emite gases do tipo estufa que agridem o meio ambiente.

Além disso, fontes de cargas que emitem poluição, como em algumas usinas, podem comprometer a proposta sustentável da moto.

Aproveite e saiba quais são as motos elétricas mais vendidas do Brasil

Qual o preço das motos elétricas?

Você poderá encontrar diversos modelos com preços variados, que podem custar a partir de R$ 10.406. No entanto, é possível descobrir as motos elétricas com preços menores, se forem seminovas ou usadas.

Conheça as motos elétricas mais baratas do Brasil.

O que é preciso para ter uma moto elétrica?

Desde 1 de julho de 2023, as scooters elétricas com até 4KW de potência e ciclomotores movidos a combustão acima de 50 cc³, precisam ser registrados e emplacados pelos departamentos de trânsito.

Também foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (COTRAN), que os donos dos ciclomotores sejam habilitados na categoria AAC. 

E se você tem uma moto elétrica que ultrapasse 50 km/h, precisará ter a CNH do tipo A. Além disso, é necessário ter mais de 18 anos para conduzir qualquer um desses veículos nas condições exigidas pela lei. Saiba como funciona o leilão de motos.

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.