Modelos de motos para iniciantes: veja quais são os melhores

As motos para iniciantes são aquelas um pouco menos potentes e que, na maior parte dos casos, custam mais barato. Costumam ser seguras e de boa qualidade, ideais para quem ainda está aprendendo a pilotar ou simplesmente quer fazer um uso cotidiano, para ir ao trabalho ou dar uma volta.

É importante que, de início, o veículo escolhido tenha uma baixa cilindrada. Isso vai garantir muito mais segurança ao condutor, além de baratear a compra da moto. São inúmeros os modelos que podem ser escolhidos, variando entre estilos mais esportivos e, até mesmo, os mais casuais.

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre as motos para iniciantes.

Afinal, como escolher a melhor moto?

Muitas pessoas se perguntam: o que eu preciso saber para comprar uma moto? Existem muitos fatores que estão envolvidos nesse processo e, com toda a certeza, a segurança é um deles. Antes de mais nada, avalie para qual finalidade o seu veículo servirá, seja para pilotar em estradas, fazer trilhas ou usar casualmente.

Outros pontos importantes são:

  • conforto;
  • beleza;
  • custo/benefício;
  • durabilidade;
  • praticidade.

Comprar uma moto vai muito além de senso estético. É preciso que o condutor se sinta confortável e saiba exatamente qual a finalidade de sua compra. Assim, não haverá qualquer prejuízo à saúde durante a sua utilização, seja para a postura ou com relação a qualquer outro acidente.

Faça um planejamento antes de comprar motos para iniciantes. Saiba quanto está disposto a desembolsar e, também, fique de olho nos preços. Procure por uma média para não acabar pagando mais caro pelo mesmo produto. Também não deixe de lado as suas preferências em relação ao design.

Onde a sua moto vai rodar?

Para poder comprar a sua moto, além de se perguntar qual é a moto mais segura, também é importante saber onde ela vai rodar. Isso estabelece claros padrões de segurança, já que um determinado modelo servirá para um terreno em específico. Os terrenos irão interferir diretamente na rodagem do seu veículo.

Pense bem onde terá maior frequência de circulação: terra, paralelepípedos ou asfalto? Cada tipo de estrada possui uma característica diferente e, consequentemente, exige um tipo de pneu e estrutura mecânica diferente. Leve isso em consideração antes mesmo de desembolsar um valor para alguma moto que gostou.

Qual o seu perfil?

Outra pergunta que um piloto iniciante deve fazer está relacionada com o seu perfil. Sua estatura é alta, mediana ou baixa? Possui força em relação ao corpo? Essas são apenas perguntas básicas que podem oferecer um bom direcionamento. Direcionamento este que influenciará diretamente na escolha da moto.

Também há pessoas que sentem maior facilidade na condução de modelos compactos e mais baixos. No entanto, outros preferem algumas motos mais robustas e altas. Isso vai da preferência e adaptação de cada um, sendo necessário fazer um test drive antes mesmo de finalizar a compra.

Procure por durabilidade

Comprar uma moto não consiste, unicamente, em avaliar o seu design. É necessário que ela seja confortável e capaz de durar por muitos anos ao seu lado. Para aquelas pessoas que passam muito tempo pilotando, o ideal é que o banco seja confortável e capaz de aguentar as intempéries da estrada.

Por isso, ao escolher motos para iniciantes, lembre-se de fazer uma conta de quanto tempo o condutor passará sobre o veículo. Assim, ficará mais simples escolher o melhor entre os tipos de moto, que não provoque dores ou acidentes no meio do caminho.

Conheça os melhores modelos de motos para iniciantes

Depois de entender um pouco melhor sobre a escolha das motos, está na hora de conhecer os principais modelos de motos para iniciantes. Abaixo, você conhecerá as principais características desses veículos para ter um gostinho do futuro modelo que irá escolher para pilotar pelas ruas do país.

Dafra Citycom 300i

Esse modelo é um pouco mais compacto, ideal para quem está começando. Ainda assim, possui rodas grandes, com um aro de 16 polegadas. A moto é vista como uma scooter e possui uma alta capacidade para encarar pavimentações irregulares. Sendo assim, para quem gosta de viajar, é uma boa opção.

Honda PCX 150

A Honda PCX 150 é uma scooter bastante requisitada no mercado. Seu design é muito interessante, a mecânica é moderna e tem uma boa resiliência para driblar as ruas e avenidas com maior congestionamento. Para quem tem pouco espaço em casa, ela é compacta e muito fácil de pilotar.

Dafra Cityclass 200i

Aos pilotos que querem uma moto com rodas grandes, assoalho plano e confortável e uma boa rodagem na estrada, a Dafra Cityclass 200i é uma das melhores escolhas. Seu design é um ponto forte e se alia perfeitamente à agilidade obtida nas ruas. No entanto, não é ideal para quem precisa passar por pisos irregulares com frequência.

Honda Lead 110

A Honda Lead 110 é uma das melhores motos para iniciantes. Seu porte é pequeno, muito bom para quem tem pouco espaço na garagem. Além disso, sua capacidade de carga é bastante ampla para uma moto desse tamanho. Consegue abrigar dois capacetes e tem um assento bem grande.

Suzuki Burgman 125i

Esse é um dos modelos de scooters mais conhecido pelos amantes da velocidade. Um dos pontos fortes do veículo é a sua mecânica confiável e, também, o desempenho de alto nível nas estradas. Além disso, o design é bastante confortável e tem uma estrutura sólida para pilotar.

Honda Biz 100

A Honda Biz 100 é uma das maiores herdeiras da Honda Dream. Foi uma das mais vendidas desde o seu lançamento e tem como principal característica uma mecânica acima da média. Ela é à prova de empecilhos nas estradas e pode acompanhar o piloto por muitos anos sem grandes problemas.

Honda Pop 100

Por fim, na lista de motos para iniciantes, temos a queridinha Honda Pop 100. Seu design é um pouco mais rústico e grosseiro. A ausência de carenagens faz com que seja um modelo à prova de quedas, visto que não há quase nenhum equipamento que provoque machucados. É ideal para quem gosta de pegar estrada.