O que é a tabela FIPE?

Compartilhar

Muitas pessoas, mesmo nos dias de hoje, não sabem o que é a tabela FIPE, ou simplesmente não compreendem como ela funciona. No entanto, não há tanto segredo por trás dessa informação, ainda que ela seja extremamente necessária para aqueles que desejam vender ou comprar um carro usado.

Por meio dessa tabela, é possível compreender se o valor proposto é aceitável ou abusivo. Dessa maneira, muitos condutores acabam saindo ilesos de possíveis golpes. Além disso, ainda existem outras informações relevantes sobre o assunto. Para saber, continue a leitura até o final.

Como funciona a tabela FIPE?

Para saber o que é a tabela FIPE, basta lembrar que ela é a principal referência para quem deseja vender ou comprar algum veículo usado ou seminovo. Por meio dela, há a possibilidade de fazer uma média a ser paga ou solicitada por um determinado modelo de veículo.

Todo o índice calculado nela tem como base uma coleta de dados que leva em consideração o preço dos carros, das motos e dos caminhões. Esse mesmo cálculo envolve tanto veículos novos, quanto usados e seminovos. A tabela passa por atualizações mensais, fazendo com que os detalhes nunca fiquem de fora.

Tabela para carros

A tabela FIPE de carros do ano de 2021 define que os veículos 0 km acabaram apresentando um aumento de 20%, se comparados ao período de 2020. Isso aconteceu, principalmente, por causa de uma alta paralisação no setor de produção de veículos, ainda mais por conta da pandemia.

Muitos componentes acabaram em falta nas fábricas, graças a todas as restrições impostas no período pandêmico. Graças a esse fator, a inflação de preços neste ano foi inevitável. Dessa forma, o IPVA de 2022 muito provavelmente será bem mais caro do que o IPVA pago no ano de 2020.

Tabela para motos

Após saber o que é a tabela FIPE, é necessário conhecer a tabela FIPE motos, que se refere às motos, já que os condutores também sofrem com todas as alterações apresentadas no mercado. Mesmo os veículos que são considerados mais baratos acabaram passando por um aumento, graças à pandemia.

De uma maneira geral, é possível dizer que o padrão seguido pelas motos é o mesmo que os carros seguem. No ano de 2021, em relação ao de 2020, o aumento foi perceptível, chegando a quase 20%. Além disso, as atualizações dos valores são realizadas mensalmente.

Onde ver o preço em 2021?

Para que você possa ter acesso aos preços do ano de 2021, não é necessário fazer grandes esforços. Basta ir diretamente ao site da tabela FIPE e preencher todas as informações referentes ao seu veículo. A marca, o modelo, a versão e o ano de fabricação serão solicitados durante o preenchimento do formulário.

Aprender o que é a tabela FIPE acaba sendo indispensável para os novos e antigos condutores. A plataforma online permitirá que o valor atualizado dos carros seja visualizado. Sendo assim, você poderá comprar ou vender um veículo levando em consideração aquela média de preços.

Créditos imagem de capa: iStock.com/Apriori1

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.