O que saber antes de participar de um leilão de casas?

Compartilhar

Arrematar imóveis ajuda a realizar o sonho da casa própria, e se você tem dúvidas sobre o que saber antes de participar de um leilão de casas, saiba, primeiro, que precisa conhecer tudo sobre leilões para não errar na escolha do imóvel. 

Neste artigo, reunimos informações completas para você investir no leilão de casas com segurança e ter um bom custo-benefício com a sua aquisição. Confira!

É possível participar de leilão sem sair de casa

Com a evolução da tecnologia, a demanda de serviços pela internet cresceu, e os leiloeiros também adotaram essa modalidade para fazerem leilões. Com isso, é possível participar de leilão online de qualquer lugar, inclusive, no conforto de casa. 

Para disputar os lances pela internet, o participante precisa se inscrever no site do leiloeiro para acompanhar, em tempo real e com as mesmas oportunidades do formato presencial, as etapas dos leilões de casa online até o final. 

Porém, confirme se o leilão é real fazendo pesquisas sobre o leiloeiro no mercado, para evitar golpes ou fraudes com os falsos leilões

Saiba como funciona leilão de casas.

Na maioria dos leilões de casas, as propriedades são vendidas “como estão”

Um dos objetivos dos tipos de leilão de casas é oferecer lotes com imóveis de diversas procedências e em diferentes estados de conservação. Ou seja, você pode encontrar um imóvel usado ou que nunca foi habitado. 

Por isso, é importante conferir as características da casa, que devem estar descritas no edital do leilão, e visitar o imóvel, caso esteja desocupado, para avaliar a necessidade de obras ou reformas.

Os preços podem ser surpreendentemente baixos

Um dos atrativos do leilão é o baixo custo de investimento para arrematar um bem. Quem procura casa de leilão pode conseguir arrematá-la por um preço menor em comparação ao mercado, independentemente da localização do imóvel. 

No leilão de casas, os lotes são oferecidos com descontos de até 30% sobre o valor original do bem, o que pode render um bom custo-benefício ou lucro para o arrematante. 

Para garantir economia e um bom custo-benefício, faça uma pesquisa para comparar o preço dos imóveis antes de participar do leilão. No entanto, lembre-se que existirão despesas após arremate com:

  • IPTU;
  • condomínio — apenas nos casos em que a casa está localizada em um condomínio;
  • imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI);
  • transferência de titularidade no registro de imóveis.

Leilões de casa podem ser ótimas oportunidades de investimento

O investimento em leilões de casa é um método atrativo, em que é possível arrematar o imóvel por um preço baixo e revendê-lo por um valor alto. 

Muitas empresas e pessoas físicas recorrem aos leilões apenas para diversificar as carteiras de investimentos com as arrematações ou revender os bens adquiridos.

Se você tem dinheiro aplicado e não pretende arrematar uma casa para morar, pode ser a chance de fazer um negócio seguro e transparente que trará lucro para o futuro. 

Encontre sua próxima casa no leilão Sodré Santoro

Gostou das dicas sobre o que saber antes de participar do leilão de casas? E sabia que você pode arrematar a sua casa com segurança, agilidade e transparência nos negócios? Com a Sodré Santoro, isso é possível!

Atuamos há mais de 40 anos no mercado e somos a maior referência em leilões na América do Sul. Entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas altamente qualificados para você não ter dúvidas na hora de dar o seu lance!

Acesse, também, o nosso blog, confira outros assuntos sobre os nossos leilões e fique por dentro das novidades!

Créditos imagem de capa: iStock.com/baona

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.