O que é um leilão de casas e como funciona?

Compartilhar

Muitas pessoas sonham em ter a casa própria, mas nem sempre é possível, graças aos altos valores impostos pelo mercado imobiliário. Para tanto, existe uma alternativa: o leilão de casas. Além de pesar bem menos no bolso, a opção pode se mostrar bastante vantajosa.

Abaixo, você pode conferir os principais pontos sobre como funciona um leilão de casa e, quem sabe, participar de um deles para realizar o seu sonho da moradia própria, sem precisar depender de aluguel ou de algum familiar a mais.

O que é leilão de casa?

É bem provável que você já tenha ouvido falar, pelo menos uma vez na sua vida, a respeito de algum tipo de leilão. Geralmente, costuma ser realizado para vender peças ou itens pessoais de alguma personalidade famosa ou, simplesmente, para pagar algum débito de grande valor feita por determinada pessoa. O item que for colocado à venda deverá ser disputado por diversos interessados.

Em um leilão de casa, o proprietário atual do imóvel acaba por enfrentar dificuldades financeiras e, por isso, precisa que aquele valor seja quitado o mais rápido possível. Pensando nisso, caso ele não consiga pagar a dívida até um período estabelecido, sua casa vai a leilão, podendo, enfim, eliminar o saldo devedor.

Nesse período, a instituição financeira para quem está devendo acaba por tomar o imóvel, levando para um leilão. Eles acabam se tornando bastante frequentes em um período de crises econômicas, visto que o controle financeiro da população acaba por ser perdido.

Como funciona um leilão de casa?

Se você já sanou a sua dúvida acerca do que é leilão de casa, então está na hora de saber como ele funciona e de que maneira pode ser benéfico para o seu bolso comprar imóvel em leilão.

Quando um indivíduo adquire uma casa ou apartamento em um leilão de imóveis, alguns elementos diferentes são apresentados na hora da relação da compra e venda diretas, com a qual já estão acostumados. Por isso, em vez de entrar em contato com um vendedor, será preciso enfrentar uma disputa coletiva.

Um leilão pode acontecer tanto de maneira presencial, quanto online. O leiloeiro será o intermediário, responsabilizando-se por organizar todo o processo enquanto analisa os diferentes lances que serão dados ao longo do evento. Após isso, identificará o comprador que ofereceu o maior valor para que seja o novo dono do imóvel.

É válido lembrar que um leilão de casa é seguro. Todos eles são devidamente fiscalizados, para que não haja qualquer tipo de golpe, garantindo a entrega do imóvel que foi adquirido por meio do lance.

Quem pode participar dos leilões?

Muitas pessoas se perguntam como participar de leilão de casa.

Qualquer pessoa que tenha mais de 18 anos, com livre administração dos próprios bens, poderá ter acesso a um leilão na condição de comprador. De um modo geral, pessoas físicas e jurídicas têm autorização para oferecer os lances.

Para que a participação seja confirmada, será preciso se cadastrar no evento, seja por meio digital ou físico. Assim, seu nome será colocado na lista de participantes e os lances irão valer ao longo do evento.

Créditos imagem de capa: iStock.com/bymuratdeniz

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.