Tudo sobre IPVA 2022

Compartilhar

O IPVA 2022 é o assunto do momento, principalmente porque o ano está prestes a virar. Mostrando-se uma taxa obrigatória para todos os brasileiros que possuem um veículo, é necessário manter o bolso organizado para não atrasar o pagamento. Além disso, quem não quer estar em dia com os impostos?

Ainda há quem não entenda muito bem como funcionam essas taxas impostas pelo governo. Sendo assim, é preciso manter as informações atualizadas para garantir que nada saia do controle e também para que o seu carro continue a circular livremente pelas ruas. Confira, abaixo, todas as informações sobre o IPVA.

Valor do IPVA

Antes de mais nada, é necessário dizer que o valor que deve ser pago pelo IPVA 2022 não é o mesmo em todos os lugares do Brasil. Esse imposto estadual toma como base uma porcentagem, conhecida como alíquota, acima de um valor de mercado que foi atribuído para o seu tipo de veículo.

Sendo assim, aqueles carros que foram adquiridos por um valor alto tendem a apresentar um IPVA bem mais caro. Todos os estados brasileiros possuem autonomia para definir a alíquota mais conveniente. Para que seja possível saber qual é a referente à sua região, basta procurar no site do Detran de seu estado.

Qual o valor do IPVA 2022?

A data para que seja efetuado o pagamento do IPVA 2022 poderá variar de acordo com o estado onde o seu veículo foi registrado. Além disso, também será necessário ficar de olho no dígito final da placa do carro. É por meio dele que o dia certo do pagamento será informado, podendo ser conferido pelo site do Detran.

O IPVA poderá ser parcelado em, no máximo, três vezes, sendo essas parcelas sucessivas na maior parte dos estados. É válido saber também que, para que o benefício possa ser usufruído, será necessário pagar a primeira parcela na data do vencimento. Sendo assim, certifique-se de quanto precisa pagar para não atrasar a parcela inicial.

Isenção de IPVA

Na maior parte dos casos, quem está isento de pagar o IPVA 2022 é o dono de uma concessionária de serviço público de transporte coletivo. Além disso, quem possui um veículo com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor com uma potência menor do que 50 cilindradas e embarcações de motor inferior a 25 HP também não paga.

Dentro dessa faixa de isenção, é necessário mencionar as máquinas agrícolas, os veículos de embaixadas, táxis de propriedades de autônomos, funcionários de carreira diplomática e pessoas jurídicas com o direito privado. Elas não precisarão ter o seu imposto recolhido pelo estado.

Ainda com relação à isenção do IPVA, podemos mencionar os veículos da União, dos estados, dos municípios, do Distrito Federal, de fundações, entidades sindicais, instituições de educação ou de assistência social ou, até mesmo, de templos religiosos. Dessa maneira, todos os mencionados não devem pagar o imposto.

Há um caso especial no Amapá. O IPVA 2022 não precisará ser pago pelos veículos com mais de dez anos de estrada. Para saber se o seu carro se enquadra nessa situação, é preciso contar um ano após a data de fabricação do veículo. Caso ele esteja dentro dessa regra, não será necessário pagar o imposto.

Desconto no IPVA 2022

O desconto no imposto também é bastante particular em cada região do país. Da mesma maneira que o valor será definido pelos estados, o seu desconto também será. Ainda assim, é preciso avaliar o que é melhor na hora do pagamento: à vista ou dividido em parcelas.

Pagamento à vista X parcelado

Mesmo que a inflação esteja em alta no Brasil, o IPVA 2022 vai oferecer um desconto para todos os proprietários de veículos não isentos. No Rio de Janeiro, por exemplo, haverá um desconto de 3% para quem fizer o pagamento à vista do imposto do veículo. Para quem resolver parcelar, não haverá qualquer abatimento.

Ainda assim, essa porcentagem de desconto faz referência a cada um dos estados brasileiros. São eles que têm a capacidade de definir a quantidade de desconto que podem oferecer. Por isso, confira as notícias da sua região e saiba qual a melhor forma de pagamento.

Como pagar o IPVA atrasado?

Você sabe como pagar o IPVA atrasado? É muito comum que essa dúvida apareça, principalmente quando o assunto é o IPVA 2022. Caso tenha atrasado o pagamento do seu imposto, mas não saiba exatamente o que fazer após isso, pode ficar tranquilo, porque sempre há uma solução.

Primeiramente, verifique se o seu imposto está realmente atrasado. Para isso, basta ir até o site da Secretaria da Fazenda específica para o seu estado. Em seguida, preencha todos os dados que forem solicitados na página da web. Geralmente, será necessário informar o RENAVAM e a placa do seu carro ou da sua moto.

Então, depois disso, é importante emitir a guia de pagamento. No caso de quem está pagando após o prazo definido, há uma “Guia para Regularização de Débitos” que deve ser acessada. No boleto, as multas e os juros estarão inclusos. Depois, é só pagar de forma integral ou fazer o parcelamento.

Quanto tempo é possível conduzir com IPVA atrasado?

É muito comum que algumas pessoas acreditem que podem conduzir o veículo com o IPVA 2022 atrasado durante 30 dias. No entanto, essa não é a verdade. A qualquer momento, circular com o seu carro ou moto pelas ruas, sem o devido pagamento do imposto, acabará resultando em uma multa.

Quando o IPVA vence, uma multa de 0,33% ao dia será cobrada. Então, quando chegar aos 60 dias sem pagamento, os juros começam a ser fixos, cobrando 20% do valor e taxa Selic. Depois de ser inscrito na Dívida Ativa, que corresponde a 90 dias de atraso, o condutor acaba tendo uma dívida de 40%, além dos gastos com processos judiciais.É exatamente por isso que devemos pagar o IPVA 2022 em dia. Além das multas, também haverá o impedimento de renovar o seu Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, também conhecido como CRLV. Sendo assim, fique de olho nos prazos!

Créditos imagem de capa: iStock.com/PeopleImages

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.