O que você precisa saber para comprar um carro em leilão

Compartilhar

Leilões de veículos são uma boa opção para encontrar ofertas de carros usados ou seminovos. E saber como comprar carro de leilão é fundamental para ter sucesso e um bom custo-benefício com o negócio.

Pensando nisso, reunimos neste artigo as melhores informações para você descobrir as vantagens de carros de leilão e como arrematar um veículo sem gastar muito! Veja!

O que é preciso para comprar um carro de leilão?

Participar do leilão de carros é vantajoso, a começar pelo preço dos veículos reduzido em comparação ao mercado. Mesmo com essa facilidade, é necessário entender as etapas do leilão para garantir as melhores oportunidades de aquisição.

Se você vai participar do leilão de carro e quer fazer um bom negócio, siga algumas regras, como:

  • ter a partir de 18 anos;
  • ler o edital do leilão;
  • apresentar documentos pessoais, como RG ou CNH;
  • possuir capacidade e perfil financeiro compatível com o leilão;
  • não ter restrições cadastrais em órgãos de proteção ao crédito;
  • pagar os custos do leilão no prazo estipulado pelo leiloeiro e nas condições descritas no edital.

Guia para comprar um carro em leilão

Confira a seguir um guia completo que preparamos para você comprar carros usados em leilão com segurança, agilidade e transparência no negócio. 

1. Faça uma pesquisa para encontrar leilões que atendam às suas necessidades

Conforme o artigo 1º, Decreto nº 21.981/1932, o leiloeiro deve ser matriculado e credenciado na Junta Comercial para ser autorizado a exercer as suas funções. 

Existem muitas empresas de leilão no mercado que oferecem diversas modalidades de negócios. Você deve fazer uma pesquisa e consultar o histórico da empresa para garantir a confiança e a credibilidade da marca.

Dessa forma, será possível encontrar um leiloeiro que ofereça os benefícios e as vantagens para você arrematar o bem que precisa. 

2. Determine seu orçamento máximo para a compra do carro

O primeiro passo para participar de um leilão é fazer um planejamento financeiro e analisar a capacidade de assumir as despesas do leilão. Não basta apenas pagar o lance, pois, existem outras despesas, como:

  • comissão do leiloeiro equivalente a 5% do valor do arremate;
  • impostos do veículo;
  • transferência de titularidade;
  • possíveis reparos no veículo.

Portanto, faça um planejamento conforme as suas possibilidades financeiras para não ter prejuízos após a compra do carro de leilão. 

3. Registre-se no leilão

O passo seguinte é fazer a inscrição no site oficial. Para isso, será necessário apresentar a documentação solicitada pelo leiloeiro e aguardar a aprovação cadastral para efetivar a sua participação.

Ao fazer a inscrição pela internet, verifique se o endereço do site está correto e se existe o cadeado de segurança na barra de endereço do portal.

4. Examine o catálogo de carros disponíveis

Consulte o catálogo do leilão para encontrar o carro que está procurando. Os lotes estão disponíveis com imagens e fotos no site do leiloeiro, para você pesquisar com atenção, principalmente, o estado de conservação dos veículos.

5. Participe do leilão

Após conferir o edital, as regras, os lotes e fazer a sua inscrição, participe do leilão e acompanhe os lances. Avalie atentamente as opções de compra conforme o seu planejamento financeiro e não se empolgue com as ofertas.

Muitas pessoas se deixam levar pela emoção durante os lances, o que pode levar a uma compra malsucedida. Estabeleça os seus limites até conseguir o veículo que está procurando.

Dicas para acertar na compra de um carro de leilão

Separamos algumas dicas para você fazer um bom negócio em leilão de carros com segurança e sem preocupações. Confira!

  • escolha um leiloeiro de confiança e com tradição no mercado;
  • pesquise sobre o modelo e a marca do veículo;
  • negocie valores que cabem no seu orçamento.

Comprar carro de leilão? Conte com a Sodré Santoro!

Gostou das dicas e vai participar de um leilão de carro? Com a Sodré Santoro, você terá segurança e a credibilidade de mais de 40 anos atuando no mercado de vendas públicas! 

Contamos com uma equipe qualificada para tirar as suas dúvidas e te ajudar a arrematar o carro dos seus sonhos com agilidade, transparência e profissionalismo! Entre em contato conosco e fique por dentro nos próximos leilões!

Créditos imagem de capa: iStock.com/AndreyPopov

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.