Comprar carro de leilão: vale a pena? Descubra as vantagens e os cuidados!

Comprar um carro em leilão é uma excelente alternativa para as pessoas que desejam economizar. Porém, mesmo sendo um evento de negociação com uma grande popularidade, ainda há dúvidas se comprar carro de leilão realmente vale a pena.

Se você também compartilha dessa insegurança, confira o post que o blog da Sodré Santoro preparou sobre a compra de carros através dos leilões e as vantagens que você pode aproveitar ao arrematar o seu veículo, peça ou carcaça.

Qual é a procedência dos veículos em leilão?

Os carros que estão em anúncio no leilão normalmente procedem de companhias de seguros, instituições financeiras ou montadoras. Conheça algumas das origens mais comuns dos bens que você pode encontrar em um leilão.

Sinistrados

Os carros que se enquadram na classificação de sinistrados, em sua maioria, procedem de seguradoras que recuperaram veículos de roubos ou furtos. Assim, as instituições indenizaram a pessoa segurada e resgataram o veículo. Além disso, você também pode encontrar carros em leilão que sofreram colisões ou outros tipos de dano.

Com base nas categorias elaboradas pelo Conselho Nacional de Trânsito, os carros sinistrados podem pertencer a três tipos de classificação de danos: pequena, média ou grande monta. Os veículos que são de pequena monta possuem avarias que não mexeram com a estrutura do carro. Já os lotes de média ou grande monta apresentam falhas e danos mais severos, que podem afetar desde a carcaça até o funcionamento do veículo.

Sem sinistro

Essa classificação abrange os carros que não apresentam grande avarias. Procedentes de bancos ou instituições de financiamentos, esses veículos costumam ser leiloados quando um cliente não paga a sua dívida de forma correta. Sendo assim, o lote é vendido para liquidar esse déficit.

Um dos leilões de carros mais conhecidos são os de frota, que também fazem parte dessa categoria. Neles é possível encontrar carros novos e seminovos em excelentes condições, pois a sua procedência é de concessionárias ou montadoras que desejam renovar as suas frotas e leiloam os carros que estão parados no pátio.

Vantagens de comprar carro de leilão

  • As pessoas que optam por adquirir carros, peças ou carcaças por meio dos leilões podem aproveitar diversas vantagens, como:
  • Comprar carros novos e seminovos por preços acessíveis;
  • Compra 100% segura;
  • Você determina o quanto deseja gastar;
  • Oportunidade de negociação;
  • A quantia gasta no automóvel quita dívidas com relação ao IPVA.

Comprar carros em leilão: o que avaliar?

Para participar dos leilões e adquirir o seu automóvel é necessário estar atento a alguns detalhes para não acontecerem possíveis contratempos. Em um leilão não é possível desistir da compra depois que o lote foi arrematado, por isso, antes de dar o seu lance, leia atentamente a descrição do produto, fornecida pelo anunciante, e entre no site do Detran para saber qual a situação documental do veículo.

É importante também realizar uma visita ao lote para avaliá-lo pessoalmente. Os visitantes podem observar apenas a parte externa do lote, pois não é permitido entrar ou ligar o veículo. Todas as informações sobre a parte mecânica do bem constam detalhadamente em sua descrição.

Saiba mais sobre leilões e arremate o seu veículo!

Agora que você já sabe que adquirir o seu carro em um leilão pode ser uma ótima oportunidade, baixe nosso e-book Guia Completo para Comprar em Leilões, saiba mais sobre como comprar em leilões e dê o seu lance!