Quais as vantagens de comprar um carro seminovo?

Compartilhar

Saber quais as vantagens de comprar um carro seminovo pode poupar muito do seu tempo e dinheiro. Com um mercado cada vez mais amplo para a oferta de veículos usados, é importante ressaltar quais os pontos fortes que envolvem esse tipo de produto, favorecendo o consumidor brasileiro.

Uma das melhores formas de economizar e, ainda por cima, sair com os melhores seminovos é participando de um leilão de carros usados. Os valores estão bem abaixo da média do mercado e, consequentemente, vão favorecer a sua carteira na hora do arremate. Pensando nisso, a Sodré Santoro preparou esse conteúdo para você, que está querendo investir e fazer as melhores escolhas. Confira!

Quais as vantagens de comprar um carro seminovo?

Este é o momento para descobrir por que comprar carro usado é bem mais vantajoso e, além de tudo, traz uma grande economia para o seu bolso, principalmente se for por meio de um leilão de veículos.

1. Valor de compra bem mais atrativo

Do que adianta comprar um carro zero e, pouco depois de sair da concessionária, saber que ele foi desvalorizado? Para se ter uma ideia, um carro novo sofre com uma taxa de depreciação que varia cerca de 20% de todo o valor pago no ato da compra somado a 10% após um ano da aquisição.

Sendo assim, adquirir um usado significa que você terá uma economia bem acima da média, principalmente se o modelo escolhido tiver pouco tempo de estrada. Para economizar mais ainda, o ideal é procurar por um leilão de carros, visto que o edital oferece todas as informações acerca do bem leiloado.

2. Mais opções

Ao comprar um carro seminovo, o comprador tem muito mais opções do que aqueles que decidem comprar um veículo zero. Isso porque alguns modelos já saíram de linha, mas continuam sendo vendidos em sua forma usada, o que traz a oportunidade de adquirir carros que já foram populares.

Ao adquirir um veículo por meio de um leilão, essa chance de variedade aumenta ainda mais, porque muitos modelos de vários anos diferentes são colocados na lista. Além disso, se você conferir o edital, poderá levar para casa um veículo de alta qualidade por um preço bem mais acessível.

3. Perfeitos para motoristas iniciantes

Para quem acabou de tirar a habilitação ou ainda está se acostumando a dirigir, é possível dizer que este tópico se encaixa na lista de quais as vantagens de comprar um carro seminovo. Sendo assim, poupar dinheiro com um usado é uma estratégia inteligente e que previne gastos desnecessários.

Para quem tem filhos que estão tirando a carteira agora, é importante comprar um carro usado. Dessa maneira, as chances de se preocupar com pequenos danos ou multas serão bem menores. Caso o desempenho seja suficiente, no futuro, poderá comprar outro carro para presenteá-los.

O que levar em consideração ao comprar um seminovo?

Antes de começar a procurar o veículo, é importante levar em consideração algumas dicas para escolher o carro da melhor forma possível. Afinal, existem algumas características que fazem o veículo valer a pena (ou não) em relação aos outros do mercado. Por isso, é necessário fazer uma pesquisa antes de fechar negócio.

Comprar um seminovo é uma tarefa que exige atenção e, por isso, merece um pouco mais do seu tempo. Se decidir adquirir o carro por meio de leilão, saiba que é muito mais vantajoso, visto que o edital já deixa bem claras todas as características do veículo e o que pode encontrar nele.

1. Veja se o veículo possui vistoria cautelar

Para quem optar pela compra particular, uma das principais formas de se resguardar ao comprar um veículo seminovo é verificando se ele possui, ou não, uma vistoria cautelar. Essa vistoria tem como objetivo garantir ao comprador do carro usado que todas as informações concedidas pelo dono anterior, a respeito do veículo, são verdadeiras. 

Esse tipo de avaliação é necessário porque, no mercado informal, existem muitos negócios que são duvidosos e podem acabar se transformando em um golpe.

Já quem adquirir carros por meio de leilão de veículos, conta com a segurança de o evento ser inteiramente legal e, consequentemente, oferece oportunidades seguras e que permitem que os compradores não sejam prejudicados em nenhuma fase da aquisição do bem.

2. Fique de olho na quilometragem do veículo

A quilometragem é um ponto importante para quem quer comprar um carro seminovo. Na hora de adquirir o veículo, é importante que o futuro proprietário esteja de olho nesses números. Ainda que pareça algo sem importância, pode fazer uma grande diferença na hora da compra.

Em casos de concessionárias ou vendas particulares, é bem comum que a posse de carros com uma quilometragem além do limite seja efetuada. 

Por isso, a forma mais segura de adquirir um veículo em bom estado e com todas as especificações à disposição do cliente é por meio do leilão de carros.

Qual a melhor quilometragem para se comprar um carro seminovo?

Um dos principais motivos para buscar um seminovo é, justamente, poder adquirir um carro sem gastar muito e, ao mesmo tempo, conseguir alcançar uma liberdade nas estradas, afinal, veículo é sinônimo de comodidade e praticidade. No entanto, poucas pessoas sabem dizer qual a quilometragem ideal para a compra do seminovo.

De uma maneira geral, é importante dizer que quanto menos rodado for o veículo, melhor será para o seu bolso e para o seu aproveitamento. Dificilmente um comprador conseguirá encontrar um seminovo com menos de 10 mil quilômetros rodados, a não ser que o antigo proprietário tenha se desfeito rapidamente do veículo.

Ainda assim, o importante é buscar por um modelo que esteja entre 10 e 60 mil quilômetros anteriormente rodados. Isso corresponde a, mais ou menos, cinco anos de uso, reduzindo as chances de problemas com o carro.

Mesmo com essas dicas, não é tão ruim comprar um carro que tenha uma quilometragem superior à anteriormente mencionada. No entanto, isso significa que as chances de o veículo apresentar desgaste mais rapidamente são bem maiores.

Agora que você já sabe tudo sobre a compra de carros seminovos, não perca tempo e confira o leilão de veículos da Sodré Santoro!

Crédito imagem de capa: iStock.com/Prostock-Studio

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.