O que olhar na hora de comprar um veículo usado?

Compartilhar

Você sabe o que olhar na hora de comprar um veículo usado? Essa é uma pergunta bem frequente e o assunto gera muitas dúvidas. Comprar um veículo exige muita atenção, principalmente para quem quer garantir qualidade e comodidade. Por isso, nada melhor do que seguir algumas dicas.

Antes de mais nada, um conselho: participe de leilões de veículos. Esse tipo de compra acaba garantindo bem mais segurança e credibilidade para os compradores, já que há um edital e toda uma organização por trás. Aproveite e confira, abaixo, o que você não pode deixar de notar na hora de comprar o seu usado.

Dicas para garantir uma boa compra

É preciso saber o que olhar na hora de comprar um veículo usado, principalmente porque esse tipo de automóvel já passou pelas mãos de outras pessoas. Com algumas pequenas observações, você poderá fazer um grande negócio, principalmente se precisar do veículo com frequência em seu dia a dia.

Muitas pessoas não sabem por onde começar e acabam levando um usado sem grandes conhecimentos a respeito dele. Ainda que seja um veículo bem mais barato do que os encontrados nas concessionárias, não dá para desperdiçar dinheiro com uma baixa qualidade, não é mesmo? Então, fique atento às dicas abaixo.

1. Compre em um leilão

Você sabia que uma das formas mais eficazes de garantir a compra do seu usado é por meio de um leilão? Esse tipo de compra acaba tornando tudo ainda mais seguro e possivelmente mais barato para o interessado.

Além disso, leilões contam com um edital a fim de evitar qualquer problema com os interessados. Sendo assim, na hora de se candidatar para participar de um leilão, você terá, através do site, acesso às principais informações, descrições e condições de venda.

2. Verifique a mecânica

É importante ficar atento às partes mecânicas. Uma das dicas mais básicas é essa, principalmente porque a parte mais técnica do veículo pode ser a mais relevante e que afeta diretamente a durabilidade para quem precisa do automóvel no dia a dia.

Sendo assim, ao ligar o carro em marcha lenta, o ideal é verificar quais são os níveis de ruído apresentados na cabine, bem como a vibração apresentada pelo volante e pela alavanca de câmbio. Com isso, é possível que o interessado no veículo leve consigo um mecânico de confiança para essa verificação antes da compra. 

3. Fique de olho em possíveis “remendos”

Ainda que, em alguns casos, seja quase impossível saber se o carro passou por alguma batida anterior, é importante dar uma olhada. Quando o veículo foi colocado em um conserto bem feito, é provável que os reparos sejam imperceptíveis. No entanto, é válido dar uma olhada no alinhamento das portas, capô e porta-malas.

Algumas irregularidades nos tons de pintura do veículo também podem ajudar a fazer uma identificação, bem como uma verificação minuciosa nos parafusos. Na maior parte dos casos, esses mesmos parafusos vêm pintados no tom da carroceria quando são instalados de fábrica.

4. Saiba das revisões anteriores

Dentre os itens da lista de o que olhar na hora de comprar um veículo usado está a revisão. É válido saber se o carro já passou pelas verificações habituais, o que pode conferir muito mais segurança para um novo comprador, especialmente se o seu objetivo é utilizar o veículo com frequência.

É importante que os modelos adquiridos venham acompanhados do manual do proprietário, o que pode conferir uma maior credibilidade. É por meio desse mesmo manual que o condutor poderá saber se os carimbos de revisões, feitas em uma autorizada, estão presentes e que o veículo está seguro.

O que olhar antes de fechar negócio?

Existem, também, alguns pontos que precisam ser observados antes mesmo de fechar o negócio. São esses mesmos pontos que definem se é viável, ou não, adquirir o veículo. 

Confira, abaixo, quais são eles e os detalhes mais importantes a serem levados em consideração caso queira sair dirigindo logo após a aquisição!

1. Desgaste da pintura

Um dos primeiros itens é, sem dúvida alguma, o desgaste na pintura. Essa é uma das coisas mais visíveis em um veículo que já teve outros proprietários e que, de certa maneira, pode ser um indicativo de que aquele automóvel já pode ter sofrido alguma batida ou acidente.

Com o veículo bem diante de si, tente encontrar alguns indícios, que podem ser definidos pela mudança na tonalidade do veículo ou, até mesmo, pela diferença de alinhamento das portas ou do capô. Caso não estejam em bom estado, é provável que o veículo já tenha passado por alguma batida.

2. Motor

O motor é, sem dúvida alguma, um dos componentes mais importantes de um veículo. É ele que faz com que o automóvel ande, e um bom estado de conservação indica que ele irá durar bem mais nas suas mãos. Sendo assim, não deixe de estar atento a esse tipo de detalhe em um usado!

Reconhecer o estado em que ele se encontra no momento da compra pode ser um detalhe extremamente importante caso queira realizar um bom negócio. Se houver a necessidade de fazer alguma reparação, é necessário verificar o valor e incluir no orçamento, para que tudo fique o mais próximo possível do planejado.

3. Odores

Os odores também não devem ficar de fora da lista de o que olhar na hora de comprar um veículo usado. Ainda que o ruído não seja tão facilmente identificado durante um teste rápido, os odores podem ser um indício de que algo de errado aconteceu com o veículo.

Gostou das dicas da Sodré Santoro? Então confira o passo a passo para a compra de veículo usado!

Crédito imagem de capa: iStock.com/Fahroni

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.