Saiba o que fazer na troca de óleo

Compartilhar

A troca de óleo deve ser incluída na manutenção periódica para garantir uma vida útil maior ao veículo. O motorista deve ter atenção redobrada nessa parte e seguir as orientações de profissionais mecânicos ou do manual de instruções do carro. 

A Sodré Santoro reuniu informações importantes para você saber quando o seu veículo deve ter o óleo trocado e as melhores dicas para fazer um serviço completo e sem dúvidas. Acompanhe agora!

Qual a importância de fazer a troca de óleo no tempo certo?

O motor é o item principal que precisa de cuidados indispensáveis para manter o funcionamento de todos os tipos de carro

Trocar o óleo ajuda a evitar desgastes nas partes que ajudam no desempenho do veículo. Além disso, essa atividade garante que o carro não sofra panes no futuro e permite que o conjunto mecânico trabalhe na temperatura ideal e sem esforços pesados. 

O veículo deve ter o óleo trocado sempre a cada 10 mil quilômetros rodados, mas alguns especialistas recomendam substituir os lubrificantes quando o carro atingir 7 mil km de uso. 

Saiba quando fazer a higienização automotiva e a higienização interna automotiva.

O que devo observar na troca de óleo?

Não basta apenas fazer uma simples troca de óleo, já que essa atividade pede atenção e cuidados importantes com o veículo. A lubrificação deve ser feita corretamente, para evitar atritos entre os componentes do motor e manter a mecânica do automóvel em dia. Confira a seguir o que observar nesse tipo de manutenção.

Quando trocar óleo?

Observe as explicações no manual do automóvel ou converse com profissionais especializados em mecânica. O tempo médio para o veículo trocar de óleo é de seis meses ou conforme a quilometragem indicada. 

Entenda o que é carro popular.

Observe a quantidade de óleo

O nível do óleo deve ser analisado pela vareta de medição, que pode ser identificada como um anel nas cores amarelo, laranja ou vermelho. O medidor tem duas sinalizações: a máxima indica que o lubrificante deve ser drenado e a mínima sugere a complementação.

Cor e textura

É possível analisar se o óleo está com a coloração e textura alterados. Para isso, basta colocar a vareta sobre um papel e analisar as seguintes características:

  • Cor preta ou marrom: é preciso trocar;
  • Textura: quanto mais espessa estiver, não deixe de fazer a substituição.

Encontre carros utilitários mais baratos!

Filtro

O filtro acumula as impurezas do óleo e deve ser trocado quando estiver no limite máximo de filtragem. Esse material deve ser substituído para evitar que a sujeira atinja as outras partes mecânicas do veículo. 

Escolha do óleo

É importante saber qual o tipo de óleo que o carro pode utilizar. Consulte essa informação no manual do veículo para o motor trabalhar com o lubrificante correto para o seu desempenho. 

Validade

Os lubrificantes automotivos também têm prazo de validade e devem ser trocados sempre que a data de uso expirar. Nesse ponto, o veículo deve ter o óleo trocado a cada um ano para evitar a oxidação das peças do motor e o consumo excessivo de combustível. 

Freios

Os fluidos dos freios também devem ser trocados quando o veículo atingir 20 mil quilômetros percorridos. Além disso, a troca periódica evita o desgaste das pastilhas de frenagem e previne a oxidação das peças do componente. 

Aditivos

O uso de aditivos pode comprometer seriamente o funcionamento do motor, já que pode acumular resíduos prejudiciais para os componentes internos do veículo. Evite essa mistura, pois ela altera as propriedades do lubrificante, que já possui elementos suficientes para ajudar no desempenho do automóvel. 

Uso de vários lubrificantes

Misturar lubrificantes também pode comprometer o funcionamento do carro. Se precisar misturar, use somente os que possuem a mesma base de ingredientes compatíveis com o automóvel. 

Créditos imagem de capa: iStock.com/PetrSmagin

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.