Tudo o que você precisa saber sobre a moto naked

Compartilhar

A moto naked é uma modalidade veicular que chama a atenção por algumas características diferentes e pode ser uma opção viável para as pessoas que procuram motocicletas com um visual mais limpo.

Tendo passado por modificações ao longo da sua história, essa categoria de moto alternativa se tornou popular, considerando o seu estilo esportivo e a autonomia para rodar pelas cidades.

A Sodré Santoro preparou esse guia para explicar o que é moto naked, quais as suas origens e as suas principais características. 

O que é moto naked?

Essa categoria veicular é inspirada nos modelos esportivos dos anos 1970, sendo indicada  para os condutores que gostam de motos potentes para um uso mais radical. 

O seu design evidencia alguns componentes que geralmente se escondem nas motos de rua, como o motor e o radiador sem as carenagens. Além disso, o assento, as manetes e os retrovisores são menores, já que a proposta é deixar o visual do veículo com um aspecto mais suave.

A ergonomia da moto naked é mais elaborada, para que o condutor fique confortável em uma postura mais ereta durante a pilotagem nas estradas ou vias urbanas.

Qual a origem da moto naked?

O termo naked vem do inglês e significa “nu”. Indica a ausência das carenagens, ou seja, componentes que cobrem a parte interna da moto, deixando à mostra algumas peças, e sua ideia de criação é baseada nas motos esportivas britânicas. 

Ao longo das décadas, essa versão começou a chamar a atenção do público, fazendo com que as montadoras apostassem nesse segmento. 

A moto naked ganhou algumas subdivisões, com modelos de altas cilindradas indicados para pegarem as estradas. No entanto, existem opções que podem atender às diferentes necessidades do condutor.

Veja como comprar uma moto de leilão.

Quais são as principais características da moto naked?

Por ter muitos componentes expostos, as motos naked são consideradas versáteis e apresentam características como:

  • Regulagem própria para o motor;
  • Diferentes cilindradas;
  • Potência intermediária, conforme o modelo;
  • Boa posição para pilotagem;
  • Ergonomia melhor;
  • Conforto;
  • Oferece menos desgaste, devido à capa protetora de alguns componentes.

Conheça o passo a passo para legalizar moto de leilão.

Quais as diferenças entre naked e outros tipos de moto?

Se você pensa em comprar uma moto, precisa conhecer os modelos disponíveis no mercado para encontrar um modelo adequado para o seu perfil. 

Você pode comparar os modelos disponíveis no mercado, fazendo uma pesquisa detalhada nas caraterísticas e nas indicações para o uso.

Em meio a muitas versões e tipos de moto, os modelos apresentam características variadas, o que pode impactar na sua escolha. A naked pode ser uma opção viável, se comparada a alguns modelos:

  • Street: indicada para as vias urbanas, sendo a categoria mais emplacada do país e com destaque para o modelo City por ser mais barata;
  • Scooter: vista como econômica no combustível, possui uma ergonomia para o condutor posicionar as suas pernas à frente do tronco;
  • Aventureiras: representam as motos de trilha e as indicadas para competições de motocross, com recursos mais arrojados para a sua proposta;
  • Touring: esse modelo é mais indicado para rodar em viagens mais longas por estradas;
  • Clássicas: são inspiradas em modelos das décadas de 1950 e 1960, sendo estilosas, confortáveis e com alto desempenho;
  • Custom: possuem um visual mais avantajado, com guidões elevados e garfos inclinados para frente;
  • Esportivas.

Saiba tudo sobre a moto off-road.

Compre sua moto naked na Sodré Santoro!

Agora que você já sabe o que é moto naked, pode encontrar um modelo ideal nos leilões da Sodré Santoro. Acesse o nosso site, clique na categoria “Leilão” e fique por dentro das nossas dicas e muitos assuntos. 

Descubra se moto de leilão vale a pena.

Créditos imagem de capa: iStock.com/MariannaLishchenco

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.