Moto de trilha: tudo sobre a categoria

Muitas pessoas gostam de praticar esportes radicais, e as motos podem ser as principais aliadas de quem deseja uma carga a mais de adrenalina. A moto de trilha é a companheira perfeita para quem quer fazer manobras impecáveis e, ao mesmo tempo, conseguir ultrapassar obstáculos no caminho.

No entanto, antes de comprar qualquer tipo de veículo para sair pelas trilhas, o ideal é conhecer alguns itens fundamentais acerca da moto. Leia o artigo até o final para se manter informado e garantir muito mais diversão na hora de fazer a sua trilha!

O que é uma moto de trilha?

Uma moto de trilha é aquela que alia a praticidade com a aventura. Dessa maneira, o condutor pode ter uma locomoção muito mais rápida ao mesmo tempo em que consegue se manter estável sobre o veículo. A maior parte dos modelos conta com admiradores que estão sempre buscando novos tipos para explorar.

Um dos fatores mais interessantes sobre fazer uma trilha de moto é que você pode seguir utilizando o veículo de maneira adequada tanto na estrada quanto fora dela. Isso quer dizer que não será necessário gastar um dinheiro a mais com outro tipo de modelo, já que a mesma consegue dar conta do recado.

Na maior parte dos modelos de uma moto de trilha, é possível observar pneus de uso misto no lugar daqueles que são adaptados apenas para andar sobre a grama. Além disso, também é válido ressaltar que elas estão regulamentadas para respeitar as regras de circulação em vias públicas.

Um veículo multiuso

Ainda que existam muitos tipos de moto, aquelas utilizadas em trilha têm ganhado muita popularidade, principalmente porque esse mercado cresceu bastante nos últimos anos. Há algum tempo, era comum ver que os veículos comuns eram customizados e alterados para que aguentassem funções mais pesadas.

No entanto, os novos modelos de moto de trilha acabaram sendo desenvolvidos para um uso mais específico, dentro do off-road. Ainda assim, para que não parassem de evoluir, os especialistas também adaptaram os modelos para que fossem capazes de suportar a sujeira, evitando acidentes nas estradas na hora de uma manobra.

A moto utilizada em trilhas tem como principal objetivo ser multiuso, atendendo às necessidades do condutor enquanto oferece qualidade e praticidade. Atualmente, os modelos variam desde a minimoto de trilha até aquelas que chegam a um potencial competitivo, como as que vemos em grandes eventos.

Suspensão de moto de trilha

Uma moto de trilha tem uma versão um pouco mais rasa de tudo o que podemos ver em uma competição de motocross. Para que isso seja possível, o veículo precisa ser capaz de aguentar muitos pulos, giros, curvas em uma velocidade bem elevada e impactos frequentes ao longo do percurso.

Dessa maneira, quem adquire um veículo da categoria de trilhas deve ter em mente que a suspensão do automóvel será bastante dinâmica e, na maior parte dos casos, será preciso calibrar a compressão de acordo com o tipo de terreno que você pretende percorrer.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem se interessa por ele e acompanhe mais artigos no blog da Sodré!