Moto de trilha: Saiba tudo sobre a categoria

Compartilhar

Os esportes radicais envolvem várias atividades, e a moto de trilha é um dos mais praticados no país. Esse tipo de motocicleta é indicada para as pilotagens em áreas com obstáculos e terrenos mais acidentados.

Se você pretende comprar esse tipo de moto, precisa conhecer alguns detalhes sobre o veículo. Dessa forma, poderá encontrar o modelo ideal para rodar e vencer os obstáculos das trilhas. 

Saiba a seguir o que é uma moto de trilha, os melhores modelos para iniciantes e se esses veículos podem circular no trânsito.

O que é uma moto de trilha?

Uma moto de trilha é aquela que alia a praticidade com a aventura. Dessa maneira, o condutor pode ter uma locomoção muito mais rápida ao mesmo tempo em que consegue se manter estável sobre o veículo. A maior parte dos modelos conta com admiradores que estão sempre buscando novos tipos para explorar.

Um dos fatores mais interessantes sobre fazer uma trilha de moto é que você pode seguir utilizando o veículo de maneira adequada tanto na estrada quanto fora dela. Isso quer dizer que não será necessário gastar um dinheiro a mais com outro tipo de modelo, já que a mesma consegue dar conta do recado.

Na maior parte dos modelos de uma moto de trilha, é possível observar pneus de uso misto no lugar daqueles que são adaptados apenas para andar sobre a grama. Além disso, também é válido ressaltar que elas estão regulamentadas para respeitar as regras de circulação em vias públicas.

Como escolher uma boa moto para trilha?

Comprar uma moto de trilha requer alguns cuidados, já que é um tipo de veículo que tem uma finalidade específica. 

Para não errar na escolha e comprar uma moto ideal para o seu perfil de aventuras, é preciso considerar alguns fatores, como:

  • Faça um planejamento de médio a longo prazo;
  • Definir uma faixa de preço, conforme suas possibilidades;
  • Escolha um modelo com as funcionalidades que você precisa;
  • Se for comprar uma moto de trilha usada, tenha atenção com a procedência e os documentos do veículo;
  • Dê preferência às marcas conhecidas;
  • Busque informações sobre a facilidade de manutenção.

Como escolher a melhor moto para o meu perfil?

Na hora de procurar uma moto para comprar, é necessário ter em mente quais as suas condições para pilotar o veículo. Dito isso, se você for iniciante e quer ter uma experiência melhor com uma motocicleta, tenha atenção aos seguintes fatores:

  • Escolha um modelo com freios ABS, que impede que o veículo deslize as freadas bruscas, ou CBS, que faz uma frenagem mais eficiente nas partes traseira e dianteira;
  • Dê preferência aos modelos com assentos baixos, que fornecem um equilíbrio melhor com os pés no solo;
  • Veja os modelos mais leves;
  • Evite as versões com altas cilindradas.

A moto de trilha pode andar na rua?

Muitos aventureiros são apaixonados pela moto de trilha, que podem gerar experiências únicas em competições.

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas se essas versões podem circular pelas cidades. É possível rodar com uma moto de trilha em vias públicas, se estiver licenciada e devidamente registrada no Detran.

Conforme o artigo 230 e inciso 5 do Código Brasileiro de Trânsito, a falta de documentação de uma moto pode gerar algumas penalidades, como multas e apreensão do veículo. 

Precisa de carteira para moto de trilha?

Antigamente, não era necessário ter a carteira de habilitação para pilotar essa versão veicular. Porém, desde 2016, o condutor de moto de trilha é obrigado a ter a Habilitação ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

Qual a melhor moto de trilha para iniciantes?

Se você vai comprar a sua primeira moto de trilha e não sabe qual o modelo ideal, a Sodré Santoro listou alguns modelos mais indicados para a prática do off-road. Confira as opções a seguir.

KTM 250 SX-F

Potente e leve, esse modelo é de fácil pilotagem para ser bastante competitivo. Possui motor de quatro tempos com 250 cilindradas e os modelos a partir de 2012 são os mais indicados. 

Honda CRF 450R

O modelo tem uma alta confiabilidade para rodar como moto de trilha. Desde 2017, passou por reformulações e, atualmente, conta com turbo duplo, suspensão a ar, motor potente e alta qualidade. 

Yamaha YZ125

Esse é um dos modelos mais indicados para os iniciantes, por ser de qualidade e por ter uma das melhores suspensões para essa categoria. Apesar de não ser tão rápida, é reconhecida pelo alto padrão de montagem da Yamaha.

Conheça os tipos de moto disponíveis no mercado. 

KTM 150 SX

O modelo é muito leve e tem um motor de 150 cilindradas. Sendo potente e por combinar força e leveza, essa moto de trilha se tornou uma das preferidas dos praticantes de motocross. 

Conheça o passo a passo para comprar moto de leilão.

Honda CR250

Nessa outra opção da Honda, você poderá contar com um motor potente e com uma pilotagem confortável e segura. 

A Honda CR 250 ficou famosa por ter sido usada por Ricky Carmichael, considerado o maior piloto de motocross dos últimos tempos e citado no Hall da Fama da Associação Americana de Motociclismo. 

Saiba como legalizar moto de leilão.

Compre sua moto de trilha no leilão da Sodré Santoro

Encontre a sua moto de trilha no leilão da Sodré Santoro e conte com a eficiência e profissionalismo da nossa equipe. Acesse o nosso site, clique na categoria “Leilão” e conheça várias dicas sobre o assunto!

Confira se moto de leilão vale a pena.

Créditos imagem de capa: iStock.com/davit85

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.