O que são motos automáticas e como funcionam?

A moto automática, também conhecida como scooter, teve, desde o início de sua formulação, o intuito de ser muito fácil de pilotar, principalmente para os pilotos iniciantes. Seu modelo é bem mais econômico e acessível, o que acaba por refletir, de maneira bastante direta, no mercado das motos.

Uma de suas principais vantagens está, justamente, em ser um modelo que cabe em todos os bolsos e pode agradar a grande maioria do público. Quem pilota se sente bastante confortável, principalmente por causa de sua fácil condução. Conheça mais a respeito da moto automática logo abaixo.

O que é uma moto automática?

As motos e as scooters possuem duas rodas e circulam pelo asfalto de maneira semelhante, da mesma forma que fazem curvas e se inclinam para dentro. No entanto, há algumas pequenas diferenças que merecem ser observadas durante a sua compra. Uma moto comum possui um quadro tubular, mas a moto automática vem equipada de chassi monocoque estrutural.

As motos comuns possuem dois pedais, diferentemente de uma scooter, que possui unicamente um assoalho. As diferenças também são apresentadas em outros pontos, como o tanque de gasolina presente à frente do piloto na tradicional, enquanto na automática se localiza abaixo do banco.

Outras diferenças que podem ser observadas são:

  • uma moto comum possui um câmbio sequencial, tendo trocas com os pés. No entanto, a scooter, de uma maneira geral, possui uma transmissão automática com variação contínua;
  • as motos comuns também possuem rodas com diâmetros mais angulosos, enquanto uma moto automática possui pneus menores, com rodas de menor proporção;
  • uma moto comum possui distribuição de peso mais equilibrada, enquanto uma automática concentra o peso por completo em sua traseira.

Vantagens de ter uma moto automática

Bem como um carro automático, a moto automática pode oferecer inúmeras vantagens para o condutor. Seja por causa da praticidade ou do conforto, sempre há pontos que merecem ser exaltados. Você já conhecia as scooters? Caso não, entenda um pouco mais sobre esse universo facilitador.

Conforto e segurança

Uma moto automática foi pensada, de maneira predominante, para ser confortável, além de oferecer um alto índice de segurança ao condutor. Por isso, se você está pensando em pilotar uma dessas, pode ter certeza de que estará protegido em todos os trajetos que escolher fazer ao longo de sua rotina.

Praticidade

Outro grande ponto positivo de uma moto automática está voltado para a sua praticidade. Com uma ótima transmissão CVT, ela é totalmente automatizada, permitindo que a pilotagem seja facilitada – desde o momento da partida até a hora de estacionar. Além disso, deixar a sua moto em espaços curtos ficará ainda mais fácil e rápido.

Custo-benefício

Somando todas as qualidades apresentadas anteriormente, ainda é possível falar acerca da economia feita pelo condutor ao comprar uma moto automática. Ela é considerada uma das mais econômicas do mercado, visto que, diante do aumento do preço do combustível, tê-la é uma ótima opção.

Na maior parte dos casos, vale mais a pena investir em uma moto automática, tanto pelos benefícios a longo prazo, quanto pelos imediatos.

 

Leilão é uma forma de comprar bens, muitas vezes, com valores até 30% abaixo dos valores comuns no mercado. A Sodré Santoro é pioneira em diversos segmentos de leilão, sendo considerada a maior organização leiloeira da América Latina. Se você se interessa por leilão de moto, pode ser que se interesse também em conhecer um leilão de carros. Com a experiência de mais de 40 anos, a Sodré Santoro é sinônimo de segurança e inovação. Conheça o formato de leilão online e descubra os lotes que podem ser do seu interesse. Confira no site!