Conheça as vantagens do motor de 3 cilindros para seu veículo

Atualmente, o motor de 3 cilindros se tornou, basicamente, uma obrigatoriedade entre os automóveis considerados compactos. Poucos modelos de entrada ainda estão cedendo ao velho propulsor de 4 cilindros. No entanto, a modernidade pode ser uma verdadeira vantagem para os condutores, principalmente em otimização de corrida.

Diante de um uso cada vez mais comum da tecnologia, alguns benefícios puderam ser observados nesse tipo de motor, principalmente em relação ao seu desempenho. Por trabalhar menos, reduzindo o atrito e a força produzida em até 15%, fica ainda mais fácil aplicá-lo nos novos automóveis.

O que é um motor de 3 cilindros?

O motor de 3 cilindros, também conhecido como motor tricilíndrico, onde a cilindrada acaba oscilando entre 300 cm3 e 400 cm3, tem um rendimento que acaba por ser volumétrico. Isso quer dizer que esse novo modelo poderá ter uma melhor performance e rendimento. Suas dimensões são compactas e o peso da biela ou do pistão são mais adequados.

Se colocarmos os motores de 3 cilindros ao lado de um de 4, podemos ver, claramente, uma unidade de pistão, anéis, pino de pistão, biela e válvulas em menor quantidade. Além disso, o virabrequim é bem mais curto e compacto. Todas essas características acabam gerando menos peso e atritos na pista.

Por terem apresentado um ótimo desempenho no mercado, os motores tricilíndricos ainda ganharam uma versão turbo. Dessa maneira, eles podem alcançar um rendimento acima da média. Para quem é amante de velocidade, pode ser uma ótima opção.

Vantagens de um motor de 3 cilindros

Como pôde ser visto anteriormente, um motor de 3 cilindros apresenta maiores vantagens do que o modelo de 4 cilindros, já ultrapassado. Confira, abaixo, quais são elas.

Leveza

Por ser bem mais compacto e utilizar bem menos materiais, o motor tricilíndrico pode se mostrar ainda mais leve, visto que o propulsor de quatro cilindros é bem mais pesado e pode impedir determinadas manobras na pista.

De uma maneira geral, uma unidade de três cilindros consegue ser 30 quilos mais leve. Isso pode afetar, de modo direto, o peso final do carro. Essa característica também pode facilitar a manutenção em oficinas.

Eficiência

Mais uma das vantagens de um motor de 3 cilindros é que ele apresenta uma eficiência ainda maior, seja em relação ao consumo de combustível ou em relação à emissão de poluentes. Isso só é possível graças às mudanças no formato de sua câmara de combustão.

Atrito

Por ser menos pesado e apresentar um desempenho mais alto, um motor de 3 cilindros não sofre tanto com o atrito em pistas. Por isso, o veículo fica intacto por muito mais tempo e, ainda assim, não precisa de revisões periódicas. Cerca de 20% da potência gerada acaba sendo utilizada para reduzir os impactos.

Desempenho

Em comparação com outros tipos de motores, o de 3 cilindradas é aquele que apresenta um desempenho bem maior e que pode ser notado por outros itens. A injeção de combustível em seu sistema de admissão de ar e de comando variável das válvulas facilita todo esse processo.

Gostou do conteúdo? A Sodré Santoro é a maior organização de leilões da América Latina. Apesar de ser mais popular e conhecido, o leilão de carros não é o único que pode te ajudar na hora de adquirir bens com valores abaixo dos de mercado. Confira, também, o leilão de motos. No leilão online você pode participar de vendas públicas, seguras e realizadas por quem entende do assunto há mais de 40 anos. Conte com a Sodré Santoro na hora de comprar em leilão.