Como saber se um site de leilão é confiável?

Compartilhar

Os leilões virtuais permitem que o comprador dê os seus lances sem sair de casa, porém, é fundamental manter alguns cuidados para evitar os golpes dos falsos leiloeiros. Mas, afinal, como saber se o site do leilão é confiável?

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para você conhecer dicas de como identificar os sites de leilões confiáveis e fazer negócios seguros. Confira!

Dica 1: avalie a interface e o design do site

O site do leiloeiro traz informações completas sobre os leilões, além de dados sobre a empresa e sua atuação no mercado. Para ter certeza de que se trata de uma plataforma confiável, observe com atenção alguns detalhes, como:

  • o endereço do site deve iniciar com o protocolo HTTPS, terminar em “.com.br” e ter o ícone do cadeado de segurança;
  • leia os conteúdos para identificar possíveis erros ortográficos;
  • identifique os canais de atendimento do leiloeiro. No caso de dúvidas, entre em contato;
  • não acredite em anúncios apelativos ou ofertas muito atrativas;
  • faça pesquisas na internet para verificar a reputação do leiloeiro.

Dica 2: verifique o histórico e o tempo de atividade do site

Com o crescimento da internet no mundo, muitas empresas aderiram aos serviços virtuais para promover negócios nos seus mercados. Além disso, os leiloeiros também começaram a fazer leilões virtuais visando facilitar a participação dos clientes.

Por isso, antes de se inscrever no leilão online, confira se a página da empresa na internet é recente ou se está ativa há mais tempo. Veja, ainda, o histórico de leilões anteriores e não prossiga em qualquer atendimento caso não existam registros de atividades.

Dica 3: observe a qualidade do suporte ao cliente oferecido pelo site

O suporte ao cliente é uma das principais atribuições que uma empresa confiável oferece. Geralmente, a comunicação com os leiloeiros é realizada por meio de canais de atendimento acessíveis, como telefone de contato ou e-mail. 

Não confie em sites de leiloeiros que não oferecem informações de apoio aos clientes, principalmente na hora dos lances. Além disso, um leilão confiável transmite respostas e soluções ágeis para tirar as dúvidas dos futuros participantes dos leilões.

Dica 4: verifique se o site utiliza métodos de pagamentos seguros e confiáveis

O pagamento dos lances é realizado conforme previsto no edital do leiloeiro e sempre após o encerramento do leilão. Portanto, ao conferir esses dados no site da empresa, tenha atenção às seguintes informações:

  • tenha cuidado com pedidos de pagamentos antecipados, pois não existem taxas para garantir ou reservar os lotes;
  • não acredite em leilões que cobram taxas abusivas.
  • desconfie de ofertas com preços muito baixos;
  • se atente aos meios de pagamento oferecidos pelo leiloeiro. A maioria trabalha com pagamentos à vista por meio de boleto bancário, Pix ou cartões de crédito.

Dica 5: consulte autoridades reguladoras

Outra dica sobre como saber se um site de leilão é seguro é verificar se o leiloeiro é registrado na junta comercial. Pelo órgão, é possível identificar a matrícula do profissional e se a empresa tem autorização para funcionar no mercado. 

Agora que você entendeu como reconhecer um site de leilão falso, continue se informando em nosso blog e fique por dentro de vários assuntos sobre leilões!

Crédito imagem de capa: iStock.com/neirfy

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.